terça-feira, 1 de maio de 2012

O REMÉDIO PARA TODOS OS MALES

No meio da praça, em ambas as margens do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês. E as folhas da árvore são para a cura das nações. Apocalipse 22.2
Somos uma geração de dependentes de remédios. Em um mundo de alta tecnologia farmacêutica, bulas complexas, laboratórios ultra sofisticados e até mesmo genéricos, pode parecer estranho alguém voltar a seguir antigas e primitivas receitas. Porém, em alguns casos se faz necessário. Principalmente tratando-se de vida espiritual. Nestes casos, somente antigos medicamentos podem produzir uma espiritualidadesaudável.Todosnós somos doentes. Circula em nossas veias o veneno do pecadoe todo o nosso sistema está contaminado. Toda a cabeça está doente, e todo o coração, enfermo. Desde a planta do pé até a cabeça está doente, e todo o coração enfermo. Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã. Isaías 1:5b-6a.
Tudo em nós precisa de cura. Felizmente Deus já providenciou o remédio. Remédio que não se encontra nas farmácias e por esta razão não tem contra-indicações e é gratuito. O Filho de Deus, a Árvore da Vida - Cristo, este é o remédio para todos os males da humanidade.
Preste atenção nesta ilustração, que conta a história de uma pessoa que usava um remédio miraculoso. Havia em uma pequena igreja um senhor muito temente a Deus. Era uma pessoa idosa, e ainda muito usada por Deus. Grande parte do seu tempo era dedicada ao estudo das Escrituras e à oração. Certa ocasião, um jovem aproximou-se do ancião e lhe fez uma pergunta. Estava interessado em descobrir o segredo de ser tão atuante no cumprimento da missão. O senhor prontamente respondeu: Chá, muito chá ! O rapaz coçou a cabeça e deixou transparecer que não estava entendendo muito bem. Chá da raiz de Jessé. O senhor de idade passou a lhe explicar: Meu filho, chá da raiz de Jessé é Cristo. Muito tempo atrás, um missionário esteve na nossa igreja e nos ensinou sobre como se apropriar de Cristo. Ensinou sobre o chá da vida e ilustrou com três princípios, os quais são: Conhecimento de Deus, Humildade e Amor. O jovem saiu satisfeito e se apropriou daquele segredo. Não há nada melhor do que ter uma vida espiritual saudável. Porém, a maioria das pessoas vive desanimada, cansada e enferma. Falta-lhe propósitos, objetivos e prioridades na vida espiritual.
Sem alguns princípios norteadores, a vida corre o risco de cair em um marasmo. A indiferença, a apatia e a preguiça passam a crescer como ervas daninhas sufocando as flores das virtudes no jardim do coração. Por outro lado, ao cultivarmos virtudes, nada poderá nos deter. O apóstolo Pedro dá a seguinte admoestação: ... reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor. Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. 2 Pedro 1:5-8.
Como anda a sua saúde espiritual ? As doenças do homem moderno, como o stress, a depressão e mesmo as enfermidades mais antigas como o ódio, a amargura, provém de uma alma doente. Pelo fato do remédio ser muito forte, recomendamos doses homeopáticas. Comece o seu tratamento com um CHÁ.
C: Conhecimento de Deus. O conhecimento de Deus nos dá um ótimo diagnóstico de nosso estado. Revela o caráter de Deus e ao mesmo tempo o nosso. O reformador Calvino afirmava que o conhecimento de Deus é a fonte dos demais conhecimentos. A nossa vida natural é caracterizada pelo conhecimento das coisas terrenas. Temos que aprender a falar, a ler, a escrever, a andar de bicicleta, a dirigir, a trabalhar com computador. Tudo isso se dá através do conhecimento adquirido. O mesmo se dá com a nossa vida espiritual. Fomos dotados de um instrumental de aquisição de conhecimento e todo conhecimento é acumulativo. Inclusive o conhecimento de Deus. Jesus definiu a vida eterna como conhecimento. E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. João 17:3.
Conhecendo a Cristo, estaremos conhecendo Deus. O apóstolo Paulo afirma que trocou tudo o que considerava importante por apenas uma coisa: Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor. Flilipenses 3:8-10. Paulo era uma pessoa que sabia o que queria, e desejava que seus imitadores fossem centrados nos mesmos valores que buscava. Vejamos o que escreveu aos irmãos de Éfeso: Não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações, para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder; o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais. Efésios 1:16-20.
Conhecimento aqui não é algo apenas teórico, é muito mais do que conhecer conceitos ou formulações teológicas. Trata-se de um conhecimento pessoal e de uma união amorosa, íntima, duradoura, prática e permanente com Deus Pai e com seu Filho.
H: Humildade. A antítese da humildade é o orgulho. O orgulho é a pior doença do ser humano. Infelizmente o orgulho afeta a humanidade desde o Éden. A serpente contaminou a raça humana com a doença de Lúcifer, o orgulho. O único homem que não sofreu deste mal foi Jesus. Ele próprio recomendou: Aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração. Mateus 11:29.
A humildade é o reconhecimento de nossa posição enquanto criaturas de Deus, de nossa condição de pecadores, e de nossa real situação dentro da família de Deus. Andrew Murray em sua obra chamada Humildade: A Beleza da Santidade, cita: A humildade é o único solo no qual a graça enraíza-se; a falta de humildade é a suficiente explicação de todo defeito e fracasso. A humildade não é apenas uma graça ou virtude como outras; ela é a raiz de todas, pois somente ela toma a atitude correta diante de Deus, e permite que Ele faça tudo. Se tem algo que Deus abomina é o orgulho em uma de suas criaturas.
A humildade é a virtude com que manifestamos o sentimento da nossa fraqueza e/ou de nosso pouco ou nenhum mérito. É conhecer a verdade da nossa posição diante de Deus e dos homens. Um homem humilde busca em todas as circunstâncias agir de acordo com a regra: Em honra preferindo-vos uns aos outros; sede servos uns dos outros; considerando cada um os outros superiores a sim mesmo; sujeitando-vos uns aos outros. Difícil ? Somente em Cristo isso é possível. Deus não nos chamou para viver no plano do natural, mas do sobrenatural. Ao contemplarmos Aquele que deixou os céus e o seu manto de glória para se vestir de pele humana, não há como sustentar orgulho próprio. Cristo é o nosso exemplo de humildade. Nas Escrituras vemos o imperativo: Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,... que a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo... e a Si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte, e morte de cruz. Pelo que também Deus O exaltou sobremaneira. Filipenses 2:5,7-9. Como disse Thomas Watson: A visão da glória de Deus produz humildade. As estrelas somem quando o sol aparece.
A: Amor. O amor não é um sentimento, mas um exercício da vontade que compromete todo o nosso ser. O amor é ativo. As Escrituras registram que Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito... João 3:16. O amor impulsiona a agir em favor do objeto amado. Foi por amor que Deus criou o mundo, pois sendo Ele amor, quis compartilhar com a sua criação. A relação de amor que a Trindade usufruía é oferecida graciosamente para os que recebem a Cristo. O propósito é que sejamos um com Deus, a fim de todos sejam; e como és tu, o Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós. João 17:21. Este foi o pedido de Jesus Cristo ao Pai. Quem descobre o amor de Deus, ama a Deus. O seu amor desperta o nosso amor.
Jesus sintetizou a Lei em torno do amor: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Lucas 10:27. Em 1 Coríntios 13 vemos a natureza do amor que Deus tem reservado para nós. O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor é atitude. Essa nova atitude nasce da obra do Espírito de Deus dentro de uma pessoa. O amor do filho de Deus não deve se estender apenas aos seus irmãos em Cristo, mas a todos os homens. Não somente aos homens, mas a toda criação.
Pronto, o CHÁ está no ponto. Só falta beber. É preciso lembrar que o tratamento é pelo resto da vida. O maior empecilho para o tratamento divino é o ego. Por esta razão é necessário que a cruz de Cristo esteja operando em nós todos os dias e em todos os momentos. Levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que a sua vida se manifeste em nosso corpo. 2 Coríntios 4:10. Na dimensão da vida de Cristo o nosso conhecimento de Deus é sempre crescente, a humildade é manifestada e o amor é transbordante.
Mas há uma coisa: para este tipo de remédio não existe genérico.

Solo Deo Glória

Nenhum comentário:

Postar um comentário