quinta-feira, 10 de maio de 2012

JESUS, O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA

Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. João 14:6.

Chegamos agora à sétima expressão registrada no evangelho de João, referente à Pessoa do Senhor Jesus Cristo: O caminho, a verdade e a vida. Cristo, como Aquele que desceu do céu, "o trigo da terra", elevado às alturas, e assentado na glória, veio ser o tudo na vida do Seu povo. É inefavelmente precioso para aqueles que estão em Cristo descobrir que o Senhor Jesus preenche todas as coisas e que Nele temos completa redenção.
Ele é o caminho: Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne. Hebreus 10:19-20.
Nenhum homem na face da terra ousa aproximar-se da presença de Deus fora de Cristo, e este novo e vivo caminho foi aberto pela cruz. É inútil entrar por qualquer outro. Os homens podem esforçar-se para entrar nele por outros meios, mas é impossível. O sacrifício da cruz é divinamente suficiente e único para nos conduzir à presença de Deus. O nosso bendito Senhor deixou toda a glória do céu pela vergonha da cruz, a fim de guiar o Seu povo remido, perdoado, e apresentá-lo inculpável diante do nosso Deus e Pai. Agora, porém, vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentar-vos perante ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis. Colossenses 1:22.
O Senhor Jesus em Sua própria Pessoa preenche todas as condições necessárias para nos levar a Deus; Nele somos levados, em perfeita justiça, até Deus. Todo o caminho está entremeado com o sangue. Quem comer a minha carne e beber o meu sangue permanece em mim, e eu, nele. Assim como o Pai, que vive, me enviou, e igualmente eu vivo pelo Pai, também quem de mim se alimenta por mim viverá. João 6:56-57. Comer a Sua carne e beber o Seu sangue falam da nossa íntima união no Seu corpo. A Sua morte é nossa morte e a morte, para nós, é a morte da natureza perversa que herdamos de Adão. A Sua ressurreição também é nossa. E agora, livres do poder do pecado e da morte, podemos nos alimentar da graça infinita Daquele que realizou tudo isto por todos nós. Cristo é a verdade. O Senhor Jesus não diz que vai nos mostrar a verdade. A verdade não se refere à palavra a respeito de Cristo; o próprio Cristo é a verdade. Corremos o perigo de examinar as Escrituras e não encontrarmos o Senhor. Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida. João 5:39-40. Por outro lado, o objetivo maior das Escrituras é mostrar a Cristo. A seguir, Jesus lhes disse: São estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. Lucas 24:44. Podemos falar de muitas doutrinas por muitos anos, entretanto, se não tivermos a visão de Cristo vivendo em nós ou se Cristo não for nossa verdade, nossas obras serão mortas.
Uma coisa é termos a Bíblia em nossas mãos, em nossas casas, nas nossas igrejas, e outra, muito diferente, é ter a verdade da Bíblia revelada na Pessoa de Cristo brilhando em nossas vidas. Quão importante é tudo isto, nestes dias de deturpação da verdade de Deus. Porque nós não estamos, como tantos outros, mercadejando a palavra de Deus; antes, em Cristo é que falamos na presença de Deus, com sinceridade e da parte do próprio Deus. 2Coríntios 2:17. Na presença de Deus, tudo está resumido em Cristo.
Conhecer a verdade de Deus sem a visão de Cristo é o mesmo que pedir para um cego discorrer sobre o sol, e o que o cego pode ter são vagas impressões sobre o mesmo. Alguém disse: Vocês perderam a "visão" do cristianismo porque abandonaram o "Livro". Não havendo profecia, o povo se corrompe. Provérbios 29:18a. Em outra tradução é: Onde não há visão, o povo se desintegra, ou ainda, se torna em ruínas.
Eu sou a vida
, diz o Senhor. Vida é o próprio Cristo. Dessarte, matastes o Autor da vida, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas. Atos 3:15. Se não tivermos a revelação deste fato, "Cristo é a nossa vida", com certeza entraremos num labirinto inextricável. Vida cristã não é tentar viver a vida de Cristo, mas, sim, Cristo vivendo e manifestando a Sua vida em nós. E, se existe vida não há um pingo de necessidade de realizarmos qualquer esforço pois, esta vida, a vida de Cristo, flui naturalmente.
O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. João 10:10.
Fica implícita aqui não só a abundância da própria vida, mas, igualmente, a abundância da fonte de vida, fonte esta que jamais se extingue. O Salmo 23 revela de forma maravilhosa o que isto significa: "nada nos faltará", "pastos verdejantes", as "águas de descanso", com sua "mesa preparada" e seu "cálice transbordante". Tudo isso temos em Cristo. Enfatizamos que o caminho é Cristo, a verdade é Cristo, e a vida é Cristo. O Senhor Jesus Cristo é suficiente em todas as questões desta vida. É tudo em Cristo, de Cristo e por Cristo. Se a obra de Cristo é suficiente para a consciência, se Sua bendita Pessoa é suficiente para o coração, então, com toda a certeza, a Sua preciosa Palavra é suficiente para o caminho. Podemos admitir, com toda a confiança possível, que possuímos no divino volume das Sagradas Escrituras tudo o que poderíamos precisar, não apenas para atender às necessidades de nossa senda individual, mas também para as variadas necessidades da Igreja de Deus, nos mínimos detalhes de sua história neste mundo. Charles Henry Mackintosh.
O conhecimento de Jesus Cristo é vida eterna. Quando Pedro confessou Cristo como o Filho do Deus vivo, a resposta de Jesus foi: Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus. Mateus 16:16-17. Este é o único meio pelo qual alguém é agregado à família de Deus. É pela revelação da Pessoa de Cristo, que não é apenas uma doutrina. Não podemos esquecer jamais que o Cristianismo não é um conjunto de opiniões, um sistema de dogmas ou um determinado número de pontos de vista. É uma realidade viva por excelência, um relacionamento íntimo com a Pessoa do Senhor Jesus Cristo. Esta revelação, sendo recebida pela fé, atrai o coração para Cristo. E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo João 12:32.
Estamos num mundo, onde passamos por dificuldades, provações e sofrimentos; mas podemos descansar quanto Àquele que se revelou a nós em todas as nossas necessidades e fraquezas, nada temos que recear. Pois, Ele diz: EU SOU O QUE SOU.

Solo Deo Glória

Nenhum comentário:

Postar um comentário