domingo, 6 de maio de 2012

CINCO REFLEXOS DA CRUZ

E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e desejos. Gálatas 5:24.
Só é possível refletirmos algo se temos a imagem deste "algo". Portanto, ao falarmos dos reflexos da cruz, somente aqueles que já passaram por ela têm a possibilidade de reproduzi-la. Do contrário, as características descritas a seguir, tornar-se-ão religiosidade. E, a fim de deixarmos as estacas bem fincadas, é necessário que reflitamos se, verdadeiramente, já passamos pela cruz de Cristo.
Se tivermos passado pela cruz, é primordial que tenhamos a convicção de nosso pecado, como o rei Davi reconheceu no Salmo 51, verso 5: "Certamente em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu a minha mãe". Outra verdade da cruz, é a de que a partir da consciência do pecado, revelada pelo Espírito Santo, entendemos que não poderíamos fazer nada para mudar nosso estado natural de pecado e que, se continuássemos assim, estaríamos condenados e separados de Deus para sempre. Contudo, o mesmo Espírito Santo, por misericórdia e graça, conduziu-nos ao arrependimento, como lemos em Romanos 2:4: "Ou desprezas a riqueza da sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento?".
Nós, então, arrependemo-nos de nossos pecados, assim como aconteceu com os primeiros cristãos, na experiência de Atos 2:38: "Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo".
Com isso, Deus em seu amor nos revelou que Jesus Cristo morreu por nós na cruz: "Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores". Romanos 5:8. Assim pudemos, pela fé, crer e entender que fomos salvos pela graça, como testifica o apóstolo Paulo em Efésios 2:8: "Pela graça sois salvos, mediante a fé, e isso não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras para que ninguém se glorie". Também como Paulo, pela fé, cremos que Jesus Cristo fez com que morrêssemos com Ele. Assim, podemos confessar o texto de Gálatas 2:20: "Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim".
Hoje, portanto, pela fé no sacrifico de Jesus, Ele é o Salvador e Senhor de nossas vidas. Diante deste fato, a questão é: e agora? Se Cristo é, realmente o Senhor de nossas vidas, o que isso significa na prática? Recebemos uma nova vida em Cristo, não é verdade? Como Cristo, então, se manifestará em nossas vidas?
A Palavra de Deus é o guia de todo cristão. É através dela que conheceremos mais o nosso Salvador, a ponto dEle se tornar verdadeiramente, nosso Senhor. É por meio da Bíblia que Cristo falará conosco e nos capacitará a andar segundo Sua vontade. As Escrituras têm este objetivo: formar o caráter de Cristo em nós. A partir do momento que entregamos nossas vidas a Jesus, Ele deve crescer, e nós, diminuirmos, como escreveu o apóstolo João: "Convém que Ele (Cristo) cresça e que eu diminua". João 3:30. Ao examinarmos a Palavra dEle, examinaremos pelo menos 5 reflexos claros, a fim de verificarmos se Cristo está, verdadeiramente crescendo, e nós, consequentemente, diminuindo. Vejamos quais são estes reflexos:
1º) Estamos ouvindo o que Cristo tem a nos dizer?
Todo cristão, ao receber a Cristo, tornou-se um filho de Deus. Com isso, passamos a ter um relacionamento com Ele. E em um relacionamento deve haver comunhão. E uma das características da comunhão é a comunicação. Nosso Deus e Pai deseja se comunicar conosco constantemente e o meio pelo qual Ele fala conosco é através de sua Palavra. No livro de Salmos, capítulo 119, versículo 105, encontramos esta grande verdade: "Lâmpada para os meus pés é a Tua palavra e, luz para os meus caminhos". Na segunda carta de Paulo a Timóteo, capítulo 3, versículo 16, lemos que toda a Palavra de Deus tem o propósito de nos conduzir no andar com Cristo: "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça".
Em um relacionamento, seja ele qual for, quanto mais tempo passamos com alguém, mais conhecemos este alguém, não é verdade? Assim é também com Deus. Por isso precisamos ter tempo com Ele, ouvindo o que Ele tem a nos dizer e ensinar através de sua Palavra. Por esta razão, é fundamental que, todos os dias, separemos um momento para estar a sós com Cristo, a fim de ouvir o que Ele tem a nos dizer. Isso ocorrerá sempre que estivermos lendo e meditando em sua Palavra: "Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado! Pelo contrário, o prazer deles está na lei do Senhor, e nessa lei eles meditam dia e noite". Salmos 1:1 e 2. O primeiro reflexo da cruz, então, é este: a Palavra de Cristo deve ser prioridade em nossas vida diariamente.
2º) Temos falado com Cristo?
O segundo reflexo de nosso relacionamento com Cristo é o de que precisamos falar com Ele. E isso ocorre quando nós oramos, algo que a Bíblia nos ensina a fazer com muita freqüência: "Orai sem cessar". 1 Tessalonicenses 5:17. Em um relacionamento pessoal nós não somente ouvimos, como também falamos, e é esta a função da oração. Ela é o meio pelo qual conversamos com nosso Deus e Pai.
A oração não é apenas uma "reza" ou uma simples repetição de palavras. Não! Orar é conversar com Deus. É Lhe agradecermos por nossa nova vida em Cristo; é dizer-Lhe quanto O amamos; é confessarmos nossos pecados; é expressar o quanto desejamos conhecê-Lo cada vez mais. Através da oração, que deve ser feita sempre em nome de Jesus, expressamos ao Pai nossas necessidades, pedindo-Lhe que Sua vontade seja feita. Enfim, necessitamos conversar com o Pai e isso também precisa ser feito todos os dias, a todo momento.
3º) Estamos andando com outros cristãos?
A Palavra de Deus nos ensina: "Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!". Salmos 133:1. No momento em que nascemos de novo, passamos a fazer parte da Igreja de Cristo, que é o corpo dEle na terra, formado por todos aqueles que O receberam e creram em Seu sacrifício na cruz. Somos membros uns dos outros, por esta razão devemos andar com nossos irmãos e irmãs em Cristo. Este era uma reflexo claro da cruz no início da Igreja: "E todos continuavam firmes, seguindo os ensinamentos dos apóstolos, vivendo em amor cristão, partindo o pão juntos e fazendo orações. Os apóstolos faziam muitos milagres e maravilhas, e por isso todas as pessoas estavam cheias de temor. Todos os que criam estavam juntos e unidos e repartiam uns com os outros o que tinham. Vendiam as suas propriedades e outras coisas e dividiam o dinheiro com todos, de acordo com a necessidade de cada um". Atos 2:42-45 .
Como cristãos, é imprescindível que nos relacionemos com outros cristãos, para, juntos, lermos a Palavra, aprendermos, orarmos, louvarmos e adorarmos a Deus. O próprio Senhor Jesus disse que, quando nós cristãos nos reunimos, Ele está em nosso meio: "Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles". Mateus 18:20. As Escrituras ensinam que os primeiros discípulos de Cristo viviam essa realidade constantemente: "Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração". Atos 2:46. "E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo". Atos 5:42. Andar com irmãos em Cristo é, portanto, mais um reflexo da cruz e do senhorio dEle em nós.
4º) Temos falado de Jesus para outras pessoas?
A Palavra de Deus ensina que se cremos, somos chamados a falar de Cristo para aqueles que não O conhecem. O apóstolo Paulo também escreveu sobre esta responsabilidade: "Eu não tenho o direito de ficar orgulhoso por anunciar o evangelho. Afinal de contas, fazer isso é minha obrigação. Ai de mim se não anunciar o evangelho!" 1 Coríntios 9:16. O próprio Senhor Jesus ordenou que falássemos dEle ao mundo: "Então ele disse: - Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas". Marcos 16:15.
Mas quando isso deve acontecer? A Palavra também tem a resposta sobre este fato: "pregue a mensagem e insista em anunciá-la, seja no tempo certo ou não. Corrija, repreenda, anime e ensine com toda a paciência". 2 Timóteo 4:2. Afinal, não fomos salvos para nada! Estávamos condenados ao infernos, mas Cristo nos resgatou. E este é o maior motivo pelo qual devemos falar dEle para outras pessoas. A humanidade está perdida e precisa conhecer a Cristo.
Isso não quer dizer que devamos tornar-nos "pastores". Não. O pastor é um dos membros do corpo de Cristo sobre a terra. Todos nós a partir do momento que cremos, recebemos, juntamente com a nova vida de Cristo, uma nova razão para viver. Recebemos um chamado para nos envolvermos na proclamação do evangelho ao mundo. A Bíblia chama esta capacitação de "dons": "Foi Ele (Deus) Quem "deu dons às pessoas". Ele escolheu alguns para serem apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e ainda outros para pastores e mestres da Igreja. Ele fez isso para preparar o povo de Deus para o serviço cristão, a fim de construir o corpo de Cristo". Efésios 4:11-12.
Portanto, cada cristão tem, pelo menos, um dom dado por Deus, a fim de que Ele o use para a edificação de Sua Igreja sobre a terra. E qual é o seu dom? Para saber, você deve falar com o Pai, pedindo a Ele que lhe revele qual é, ou quais são os dons que Ele tem para você. Os principais textos da Palavra de Deus, que nos ensinam sobre os dons são: 1 Coríntios, capítulos 12 a 14; Romanos 12 e Efésios 4. Leia estes textos e converse com o Pai e Ele falará com você. Assim, Cristo o estará capacitando a falar dEle aos perdidos.
5º) Em Cristo, estamos buscando a santidade?
A Palavra de nosso Senhor diz que, quando recebemos a Cristo, nós fomos tornados santos: "Antes, vocês estavam longe de Deus e eram inimigos dEle por causa das coisas más que vocês faziam e pensavam. Mas agora, por meio da morte do seu Filho na cruz, Deus fez com que vocês ficassem seus amigos a fim de trazê-los à sua presença santos, não tendo mancha nem culpa". Colossenses 1:21-22.
A palavra "santo" significa "separado". Isso quer dizer que, como cristãos, não fazemos mais parte do mundo e do pecado. Por isso os pecados não devem mais fazer parte de nossas vidas, afinal Cristo, pela fé, habita em nosso interior. Devemos, portanto, considerar-nos mortos para o pecado: "Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões". Romanos 6:11-12.
Se Cristo é, verdadeiramente, o Senhor de nossas vidas, então os atos que cometíamos antes de conhecê-Lo, e que não O agradavam, devem ser transformados por Ele. O apóstolo Paulo fala de alguns destes atos em 1 Coríntios 6:9-11: "Vocês sabem que os maus não terão parte no Reino de Deus. Não se enganem, pois os imorais, os que adoram ídolos, os adúlteros, os homossexuais, os ladrões, os avarentos, os bêbados, os caluniadores e os assaltantes não terão parte no Reino de Deus. Alguns de vocês eram assim. Mas foram lavados do pecado, separados para pertencer a Deus e aceitos por ele por meio do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito do nosso Deus". Todavia, quando cremos em Cristo, Ele veio morar em nós. Agora, fomos chamados para a santidade e devemos, pela fé, levar o morrer de Cristo em cada passo que dermos: "E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e desejos". Gálatas 5:24. Se Cristo habita em nós, Ele nos conduzirá à santidade. Para honra e glória dEle mesmo. Por isso, a santidade deve ser, também, um reflexo da cruz em nosso caminhar com Cristo.
Que o Espírito Santo seja nosso condutor em nossa caminhada na terra, que nossos atos sejam reflexos de Cristo e que, em tudo, o Pai seja glorificado!

Solo Deo Glória


Um comentário:

  1. Excelente explanação Pastor Agamenon. Sem dúvida nenhuma a mensagem da Cruz é a maior e a melhor palavra que pode ser apregoada e deveria ser a única a ser ouvida. Outrora a Cruz era símbolo de maldição e humilhação após a morte de Cristo junto com a sua ressurreição se tornou a nossa referência de libertação, pois a mesma nós leva a reflexão de sacrifício do filho de Deus! Jesus Cristo. Entretanto a Cruz tem seus reflexos e dentre eles é a consciência, ela nós cobra quando saímos do centro da vontade do senhor, e a mesma nós lembra que a morte de Cristo na Cruz é a volta do contato com Deus e principalmente de sermos liberto, pois o pecado aprisiona, mas a Cruz liberta. Como relata um corinho da harpa cristã. “....livres do pecado tu queres estar, olhai para o cordeiro de Deus”. Não se pode falar de Cruz e dar as costas para a mesma. Talvez seja a razão de não ouvirmos tanta mensagem de Cruz.

    ResponderExcluir