quinta-feira, 10 de maio de 2012

O QUE SIGNIFICA ESTAR CRUCIFICADO COM CRISTO

Em nossos dias o que predomina é um evangelho açucarado, feito algodão doce. Algo que não custa caro e que atrai desde as criancinhas aos mais idosos. Mas, este evangelho de algodão doce, não consegue satisfazer a justiça de Deus nem os desejos essenciais do espírito humano. Uma vez apertado em uma das mãos, pouco resta, a não ser um punhadinho de açúcar. O Evangelho de Cristo também é doce, mas é um Evangelho de carne e sangue. É uma mensagem carregada de paixão e que decreta a morte do pecador. O Evangelho deixa bem claro, que a única sentença para o pecador é a morte de cruz. A essência de sua mensagem é: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras,foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia, segundo as Escrituras. 1 Coríntios 15.3-4. Um Evangelho que afronta o pecador, pois denuncia a sua transgressão e pronuncia a sua sentença. Também é a única mensagem de vida e poder.
O apóstolo Paulo dizia: A mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos é o poder de Deus. 1 Coríntios 1.18. Infelizmente este tipo de mensagem tem se tornado rara nos púlpitos de nossos dias. A preferência é pela mensagem que trata das necessidades dos homens e como Deus pode satisfazê-las. Uma mensagem enfocada no homem e não em Deus. Porém, o Evangelho trata da vitória de Deus sobre o pecado e da glória do seu Reino. O Evangelho é a descrição dos fatos realizados por Deus por meio de Cristo, para que fossemos reconciliados com Ele. Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo... ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não levando em conta os pecados dos homens. 2 Coríntios 5.18-19. Se os sermões e as mensagens estão vazias dos eventos salvíficos, onde mais os ouvintes poderão depositar a sua fé a não ser em questões referentes aos seus próprios interesses? Por esta razão cabe aos que tem conhecido o Evangelho da graça de Deus,
se aprofundarem no inesgotável significado da nossa crucificação com Cristo.
Na época do Império Romano, quando alguém era condenado à crucificação significava que havia perdido o direito de existir. A cruz era um instrumento utilizado pelo Império Romano para expor à humilhação os seus piores inimigos. Era o símbolo máximo da vexação. Era um sinal do que aconteceria aos demais que desafiassem o poder de Roma. Normalmente a pena era imposta aos transgressores mais vis do Estado Romano: criminosos, rebeldes e estrangeiros. Um homem ao colocar a cruz sobre os ombros sabia que era o seu fim. Não haveria mais retorno à vida. Foi esta a forma que Deus encontrou para por fim à vida de Adão.
Jesus dizia que se o grão de trigo cair na terra e não morrer, continuará só. Mas se morrer, dará muito fruto. João 12.24. Jesus falava que sem morte do velho não há manifestação do novo. Assim vemos dois aspectos, o fim e o começo, ou seja o aspecto negativo e o aspecto positivo. Estar crucificado com Cristo implica em experienciar estes dois lados:
1)
Morto para o poder do pecado. Significa que o pecado não tem mais domínio sobre a minha vida. Pois a minha natureza de pecado foi crucificada e morta com Cristo. Pois, sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse destruído, e não mais sejamos mais escravos do pecado; pois quem morreu, foi justificado do pecado. Romanos 6.6-7. O corpo do pecado foi golpeado na cruz. Como dizia Watchman Nee, por causa dos feitos do corpo do pecado, Jesus sofreu com uma coroa de espinho, as suas mãos e seu lado esquerdo foram perfurados e os pés pregados na cruz. O castigo que nos traz a paz estava sobre ele.
2) Morto para a ação da Lei.
Sou aceito por Deus não pelo cumprimento da Lei, mas pela fé no sacrifício de Cristo, que satisfez toda justiça de Deus. Assim, meus irmãos, vocês também morreram para a Lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerem a outro, àquele que ressuscitou dos mortos, a fim de que venhamos dar fruto para Deus. Romanos 7.4 A Lei que agia como um intransigente marido sempre insatisfeito, perdeu o seu cônjuge. Ao passar pela cruz, um novo companheiro foi dado ao crente, cujo nome é Jesus. As coisas não são deixadas de lado. Pelo contrário, tudo é feito muito bem, pois a motivação é o amor.
3) Morto para a influência do mundo.
Posso viver na contra mão da história. Não tenho necessidade de me adequar aos valores, pelo contrário, devo coloca-lo de cabeça para baixo com a pregação do Evangelho. Quanto a mim, que eu jamais me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo. Gálatas 6.14. Por meio da cruz de Cristo estou separado do mundo e dos seus valores anti-Deus. Este já não tem mais o poder de me transformar em apenas um número do seu sistema. Quer seja econômico, social ou midiático. Deixei de ser uma "Maria vai com as outras" para ser um revolucionário.
4) Recriado para uma vida nova.
Aqui entra o aspecto positivo da cruz. Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova. Romanos 6.4 . A partir da revelação da minha morte e ressurreição com Cristo não tenho necessidade de ficar preso aos fatores que marcaram a minha vida sem Cristo. O passado e suas influências ficaram para trás. Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! 2 Coríntios 5.17. Faço parte de uma nova criação!
5) Recriado para a justiça.
A injustiça é uma das características marcantes de uma natureza não regenerada: Ele mesmo levou em seu corpo, os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça. 1Pedro 2:24. A energia que era usada outrora para a prática do pecado é voltada para a prática da justiça. Vocês foram libertados do pecado e tornaram-se escravos da justiça. Romanos 6.18. Agora a justiça pode ser praticada em todas as dimensões da vida humana. Nas relações com os meus irmãos em Cristo, nas relações familiares e pessoais a justiça do Reino prevalece. Frente as injustiças sociais, minha atitude não precisa ser de indiferença, pois posso dar minha pequena contribuição. Através de pequenos gestos como doando roupas, alimentos e servindo os mais pobres, o mundo deixará de ser o mesmo.
6) Recriado para viver por fé.
A jornada do crente é pelo caminho da fé, como também todo o seu progresso. O justo viverá pela fé. Romanos 1.17b. Somente pela fé é que o regenerado se apropria do inesgotáveis tesouros escondidos em Cristo Jesus. Nele encontramos tudo o que precisamos até completarmos a nossa carreira. O círculo da vida vitoriosa começa com fé: Fé – Palavra – Cristo - Vida Abundante. E assim sucessivamente. Era por esta razão que o apóstolo Paulo não se cansava de dizer: Estou crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. Gálatas 2.19-20.
7) Recriado para expressar Cristo.
Deus quer fazer-se conhecido ao mundo através da manifestação da vida de Cristo em nós. Porque neste mundo somos como ele. 1 João 4.17. O segredo para exalarmos o bom perfume de Cristo é simples: Trazendo sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo. 2 Coríntios 4.10. Somos vasos de barro contendo um precioso tesouro. Ao levarmos a nossa crucificação a sério, a vida do Senhor é vista pelos olhos dos que nos cercam. Isso acontece porque saímos da jogada e quem entra em cena é o Senhor dos Senhores e Reis dos Reis. Aquele que é Excelso.

Nada se compara ao Evangelho da Graça de Deus. Visto que fomos aprovados por Deus, a ponto de nos confiar ele o evangelho, assim falamos, não para que agrademos a homens, e sim a Deus, que prova o nosso coração. 1Tessalonicenses 2.4.

Solo Deo Glória

Nenhum comentário:

Postar um comentário