quinta-feira, 10 de maio de 2012

AS FRONTEIRAS DE MISSÕES

Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou para sua exclusiva autoridade; mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda Judéia e Samária e até aos confins da terra. Atos 1:7-8.
Os discípulos de Jesus estavam querendo saber quando seria o tempo da restauração do reino de Israel. Agora que Jesus Cristo havia ressuscitado dentre os mortos seria uma boa oportunidade para implantar o reino messiânico e estabelecer o governo de Deus na terra, restaurando a condição da nação israelita no cenário dos povos. Mas Jesus rompe com esse tipo de argumentação, focalizando a necessidade do revestimento de poder, para que os seus discípulos se constituíssem em legítimas testemunhas da pregação do evangelho. Eis que envio sobre vós a promessa de meu pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder. Lucas 24:49
O reino de Deus, na visão de Jesus, deve ser primeiro implantado no íntimo do ser humano. É preciso, antes de tudo, fixar o domínio de Deus no coração do homem, para que este homem transformado pelo poder soberano do Altíssimo possa fazer parte de uma assembléia diferenciada pela eficiência do amor que verdadeiramente espelha o caráter de Deus. Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro em vós. Lucas 17:20-21.
A marca distintiva da implantação do reino de Deus na vida de uma pessoa é a obediência voluntária aos mandamentos de Deus, que caracteriza a conduta daquele que verdadeiramente foi salvo pela graça em Cristo Jesus. Sendo assim, a nossa tarefa como filhos de Deus nesse mundo é de proporções mundiais. Não fomos salvos apenas para nos livrar da condenação do pecado, mas também para sermos cooperadores na disseminação da mensagem alvissareira do evangelho que liberta os escravos do pecado. E de muitas coisas lhes falou por parábolas e dizia: Eis que o semeador saiu a semear. Mateus 13:3.
Sabemos claramente que não podemos levar o mundo todo a Cristo, mas podemos levar Cristo a todo o mundo, e essa não é uma atividade para os momentos de folga. Fomos chamados para ser sal da terra e luz do mundo e não devemos subestimar a missão que nos foi outorgada pelo Senhor. Todo salvo é de fato um missionário nesse mundo, envolvido permanentemente com o projeto da salvação do mundo. Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho! 1Coríntios 9:16.
A igreja não é uma marina de iates ancorados, mas uma frota de barcos pesqueiros espalhados pela imensidão do oceano. A missão da igreja é glorificar a Deus acima de tudo e de todos, sob os fundamentos da graça, gerenciando a edificação mútua em amor e proclamando a mensagem do evangelho centralizada na pessoa de Jesus Cristo crucificado, que ressuscitou para dar-nos vida abundante. Não basta saber que Cristo salva os pecadores por meio de sua morte e ressurreição, é preciso comunicar essa verdade ao maior número de pessoas. A Palavra de Deus não pode ficar apenas para o consumo interno de uma elite espiritual, é imperioso que seja exportada para todos, em todos o canto deste planeta. E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16:15.
J.B Phillips disse que o evangelho não passa de uma riqueza congelada, a menos que seja espalhada, e cada cristão é responsável pelo alastramento dessa riqueza. Bilhões vivem hoje sem o conhecimento da verdade libertadora em Cristo, por isso nossa missão se torna cada vez mais imperiosa e urgente, na propagação desse tesouro. O cristão é chamado para ser testemunha, não para participar da denúncia. O objetivo do testemunho cristão não é provocar discussões, mas promover a pregação clara da morte e ressurreição de Jesus e de nossa morte e ressurreição com Jesus Cristo. Uma testemunha na corte de justiça precisa apresentar provas claras. Assim também, a testemunha de Cristo precisa ser uma prova atual de sua morte e ressurreição juntamente com Cristo, para que o maior número de pessoas nesse mundo, que Deus tanto ama, ganhe a revelação de sua libertação em Cristo.

Solo Deo Glória

Nenhum comentário:

Postar um comentário