quinta-feira, 31 de maio de 2012

O INFERNO DO INFERNO

<>
<>

Os ímpios irão para o inferno, sim, todas as nações que se esqueceram de Deus. Salmo 9:17.
Há muita gente que procura desconsiderar este assunto, para não ter de encará-lo com seriedade. Na verdade isto já é um inferno sobre o inferno. Mas, uma verdade negada não é uma realidade apagada. Pelo simples fato de alguém duvidar de uma verdade bíblica, isto não significa a sua extinção. Assim como o sol não deixa de existir por ter sido encoberto por densas nuvens, ou deixar de ser observado pela cegueira de alguém.
A insistência moderna de desacreditar na realidade do inferno, não o torna inexistente, nem o faz mais refrigerado. Também esta tendência de não tratar do assunto, por ser deveras asfixiante, não altera a sua realidade. Infelizmente, o inferno é a verdade percebida tarde demais, para os que são incrédulos.
Muitas pessoas ao tratar os assuntos sérios, o fazem como se fosse brincadeira. Neste caso, pensam que o amor de Deus pode passar por cima de sua justiça. Thomas Brooks disse que há pessoas que são como crianças: que brincam até sua vela apagar-se e depois vão para a cama no escuro. Cuidado com a vulgaridade e superficialidade que se tem dado aos temas fundamentais. Se a tua mão te fizer tropeçar, corta-a; melhor é entrares na vida aleijado, do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. (Onde o verme não morre e o fogo nunca se apaga.) Marcos 9:43,44. Não é bom se distrair de assuntos essenciais, nem escarnecer daquelas prioridades bíblicas; isto pode ser ruinoso e eternamente fatal.
Eu sei que é terrível tratar de um assunto tão desagradável como este. É também horrível, para a ciência médica, enfocar a realidade do câncer ou da Aids. Mas é preferível cuidar da profilaxia, isto é, dos cuidados preventivos, do que encarar de frente a certeza funesta de uma doença tão desagradável.
Não devemos buscar o reino de Deus e a sua justiça, em conseqüência do medo do inferno. Porém, não devemos desabonar ou depreciar a seriedade do inferno, pois há duas maneiras de ir para o inferno: uma é entrar de olhos abertos... a outra é descer pelos degraus sem a menor importância, da desconsideração e do descaso.
Todos os homens nascem e vivem neste mundo como ímpios, até nascerem de novo. Se não houver novo nascimento na vida de alguém, ele não passa de um ímpio. Mesmo que seja um ímpio cheio de merecimentos morais. E os ímpios irão para o inferno. Calvino dizia que os ímpios têm a semente do inferno dentro do coração. A menos que haja uma mudança fundamental, operada por Jesus Cristo, no coração deste ímpio, para torná-lo uma nova criatura, o inferno será uma real e inevitável conseqüência. E o inferno é um lugar de tormento da alma e do corpo. No juízo final os mortos que morreram sem Cristo irão ressuscitar com corpos físicos e serão lançados no inferno para serem atormentados. E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo. Mateus: 10.28.
A seriedade deste assunto fez Thomas Brooks considerar: Mesmo que todo pecador condenado pudesse chorar um oceano inteiro, todos esses oceanos jamais extinguiriam uma centelha do fogo eterno. Nenhum membro da raça do pecado pode escapar do fogo eterno, senão pela obra regeneradora executada no Calvário, por nosso Senhor Jesus Cristo. Serpentes, raça de víboras! Como escapareis da condenação do inferno? Mateus 23:33.É verdade que o inferno não foi preparado para os homens. Não foi um lugar criado pra punir a humanidade. Foi estabelecido para colocar Satanás e os seus anjos. Porém, desde o momento em que o homem tornou-se parceiro de Satanás no pecado, nada mais justo que a sua inclusão no mesmo sistema. Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. Mateus 25:41. Os que não exigem nada mais que um Deus de justiça encontram exatamente o que procuram: a Bíblia o chama de inferno.
No inferno o homem sofrerá a conseqüência de sua incredulidade e de sua culpa. E o sofrimento causado pelo pecado nunca terá fim, porque a culpa é a razão de ele ser infligido e, uma vez que alguém tem culpa, esta nunca deixa de existir... o pecado produz a culpa, e a culpa constitui o inferno. É bem verdade que tudo isto pode ser totalmente anulado pela misericordiosa graça derramada por meio do sacrifício de Jesus. Pelo sangue vertido na cruz e por nossa inclusão no corpo de Cristo, a fim de morrermos para o pecado juntamente com ele, temos a certeza de nosso perdão e a garantia de uma eterna salvação. Mas, caso este tão importante ponto de justificação não seja considerado, o pecado de cada homem será o instrumento de seu castigo, e sua iniqüidade transforma-se em tormento eterno.

Santo Agostinho foi muito claro quando abordou o problema velho da hipocrisia. Dizer que amamos a Deus enquanto vivemos uma vida sem a menor santidade é a maior das falsidades. Deste modo, podemos definir este assunto com esta nitidez: Hipócrita é o homem que faz com que sua luz brilhe de tal forma diante dos outros que eles não possam saber o que está acontecendo por trás dela! Assim é necessário um programa que pegue também os hipócritas. E o inferno não exclui esta classe, pois a hipocrisia é a mentira mais ruidosa. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o tornais duas vezes filhos do inferno do que vós! Mateus 23:15.
O líder religioso hipócrita é filho do inferno, e o seu filho espiritual é mais difícil ainda de ser convertido, pois tendo sido enganado uma vez, se torna resistente à pregação da verdade, sendo duas vezes filho do inferno e conseqüentemente, obstinado e duro contra a verdade.

Por outro lado, se não há crença no inferno, o conceito de juízo também se torna sem sentido, e então o que resta do cristianismo é um sistema ético. Se não há conseqüência não há a menor importância. Se você de alguma maneira demolir a doutrina do inferno, ela demolirá seu zelo e sua coerência moral. O Diabo não tem problemas de apresentar o pecado como uma coisa inocente e o inferno como um assunto irrelevante. Ele geralmente procura melhorar a aparência daquilo que é imoral e retocar com glacê o bolo infernal. Se Satanás ousou utilizar as Escrituras para tentar nosso Senhor, não terá escrúpulos em usá-las para enganar os homens. O método mais natural usado por Satanás para resistir aos propósitos de Deus é o uso da falsificação. Assim, Satanás não está lutando contra as igrejas, mas está se tornando membro delas. Ele causa mais dano semeando o joio do que arrancando o trigo. Realiza mais por imitação que por oposição direta. Não devemos nos esquecer que em matéria de teologia, o Diabo tem doutorado, e é o mais diligente dos pregadores. Com isto, ele geralmente procura fechar os ouvidos das pessoas para não ouvir a sã doutrina, antes de abri-los para abraçar a falsa. Cuidado com seu descaso com este assunto do inferno, pois pode ser tarde demais para você desconsiderá-lo.

Solo Deo Glória

Nenhum comentário:

Postar um comentário