quinta-feira, 31 de maio de 2012

SABER,CRER E OFERECER

Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, o meu servo a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que sou eu mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. Isaías 43:10.
O capítulo seis de Romanos revela três condições básicas para se viver uma vida cristã significativa. A primeira condição é saber. Sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos. Romanos 6:6. O verbo saber no grego expressa a idéia de um conhecimento experimental e não apenas saber algo a respeito da verdade, nem compreender alguma doutrina importante, tampouco um conhecimento intelectual. Na vida de Jó temos estes dois tipos de conhecimento bem exemplificados. Ele conhecia Deus apenas de ouvir e, provavelmente, tinha muitas idéias acerca do Senhor. A revelação de Deus trouxe à tona a verdadeira natureza de Jó, o que o levou a uma experiência verdadeira. Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem. Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza. Jó 42:5-6. Jesus fala a respeito de uma adoração sem conhecimento.Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. João 4:22. Em Atenas, o apóstolo Paulo lançou mão de uma inscrição, ao deus desconhecido, para apresentar o Deus verdadeiro. Apesar de toda a religiosidade dos atenienses, estes eram, na realidade, completamente supersticiosos.. Porque, passando e observando os objetos de vosso culto, encontrei também um altar no qual está inscrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Pois esse que adorais sem conhecer é precisamente aquele que eu vos anuncio. Atos 17:23.
O fato de saber que foi crucificado com Cristo o nosso velho homem, pressupõe a revelação de Deus pelo Seu Espírito no nosso coração. Quando Hudson Taylor, o fundador da Missão para o Interior da China, entrou na vida cristã, foi da seguinte forma. Ele fala do problema que estava sentindo: o de saber como viver "em Cristo", como derivar da Videira a seiva para si próprio. Sabia perfeitamente que devia ter a vida de Cristo emanando através de si mesmo, e, contudo, sentia que não o tinha conseguido. Via claramente que as suas necessidades deviam ser satisfeitas em Cristo. "Eu sabia"- dizia ele, escrevendo à sua irmã, de Chinkiang, em 1869 – "que se eu apenas pudesse permanecer em Cristo tudo iria bem. Mas, eu não conseguia". Quanto mais procurava entrar em Cristo, tanto mais me achava como que deslizando, por assim dizer, até que um dia a luz brilhou, a revelação veio e ele entendeu tudo. "Sinto que está aqui o segredo: não em perguntar como vou conseguir tirar a seiva da videira para colocá-la em mim mesmo, mas em me recordar que Jesus é a Videira – a raiz, a cepa, as varas, os renovos, as folhas, a flor, o fruto, tudo, na verdade". Depois, ao dirigir-se a um amigo que o tinha auxiliado: "Não preciso fazer de mim mesmo uma vara. Sou parte dEle e apenas preciso crer nisso e agir de conformidade. Já há muito, tinha visto esta verdade na Bíblia, mas agora creio nela como realidade viva". Foi como se alguma verdade que sempre existiu se tornasse verdadeira para ele pessoalmente, sob uma nova forma. Outra vez escreve à irmã: "Não sei até que ponto serei capaz de me tornar inteligível a este respeito, pois que não há nada novo ou estranho ou maravilhoso – e, todavia, tudo é novo! Numa palavra, "Eu era cego, e agora vejo". Estou morto e crucificado com Cristo – sim, e ressurreto também e assentado... Deus me reconhece assim, e me diz que é assim que me considera. Ele é Quem sabe... Oh, a alegria de ver esta verdade! Oro, com todas as forças do meu ser, para que os olhos do teu entendimento possam ser iluminados, para que vejas as riquezas que livremente nos foram dadas em Cristo, e que te regozijes nelas". (Do livro de Watchman Nee: Vida Cristã Normal.)
Em Oséias, Deus fala do sofrimento de seu povo por uma única razão: falta de conhecimento da verdade. O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.Oséias 4:6.
O primeiro passo na caminhada da vida cristã é saber que o nosso velho homem foi crucificado. O que se segue de forma natural é o considerar, ou crer que significa descansar ou apoiar-se. Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. Romanos 6:11. Temos aqui dois fatos significativos: o primeiro revela que estamos mortos para o pecado. Sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com Cristo; o segundo fato é que estamos vivos para Deus em Cristo. Cremos que morremos e ressuscitamos. A fé que tem como ponto de apoio a palavra de Deus está segura. Fé + Palavra de Deus = experiência. Porque também a nós foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram. Hebreus 4:2. O que é fé? É a nossa aceitação das verdades divinas. O Senhor Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado. Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. Mateus 4:3-4. Jesus poderia transformar pedras em pães? Sim. Por que ele não fez? Porque a prova de sua filiação estava na declaração feita por Deus, e não por uma demonstração externa. Como foi então que o homem Cristo Jesus venceu Satanás no deserto? Simplesmente pela palavra de Deus. Não foi pela demonstração de poder divino. O Senhor Jesus não discute com o tentador. Não apela para quaisquer fatos. Não diz, "Eu sei", "Eu sinto"; mas recorre simplesmente à palavra de Deus escrita. E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Mateus 3:17. Não precisamos de um milagre ou de um feito grandioso para provarmos que somos filhos de Deus. A palavra de Deus nos basta, com as suas gloriosas e comovedoras garantias, e isto não tem nada a ver com o fato de freqüentarmos uma determinada igreja ou sermos batizados, ou mesmo, termos um bom comportamento. Não, é porque está escrito. Morremos e ressuscitamos em Cristo, quer sintamos ou não. Sabemos que morremos com Cristo, e pela fé com base na palavra de Deus, consideramos este fato como nossa experiência. O que se segue é uma entrega total. Nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniqüidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça. Romanos 6:13. Oferecer a Deus tudo o que temos e somos. Isto significa sair do controle e descansar inteiramente nos braços daquele que pode todas as coisas. Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele; nisto procedeste loucamente; por isso, desde agora, haverá guerras contra ti. 2Crônicas 16:9. Uma senhora crente, que tinha este mesmo sentimento, estava expressando a uma amiga o quão impossível lhe era dizer: "Seja feita tua vontade", e quão temerosa ficaria se tivesse que fazê-la. Ela era mãe de um único filhinho, herdeiro de grande fortuna, e o ídolo de seu coração. Depois de ter falado de todas as suas dificuldades, sua amiga disse: "Suponhamos que seu pequenino Charley, amanhã, viesse correndo para a senhora e dissesse: "Mamãe, eu resolvi permitir que, de agora por diante, a senhora realize em mim os seus propósitos. Estou disposto a obedecê-la sempre, e desejo que a senhora faça comigo exatamente o que a senhora julga ser o melhor. Eu confiarei no seu amor". Qual seria seu sentimento para com ele? Porventura haveria de dizer para si mesma: ‘Ah, agora eu terei oportunidade de fazer de Charley um miserável. Eu lhe privarei de todos os prazeres, preencherei sua vida de tudo quanto é penoso e desagradável. Obrigá-lo-ei a fazer exatamente as coisas que lhe serão mais difíceis, e lhe darei todas as sortes de ordens, as mais impossíveis’. "Oh, não, não, não!" exclamou a mãe cheia de indignação. "Você sabe que eu não faria tal coisa. Você sabe que eu o apertaria de encontro ao peito e o cobriria de beijos, e me apressaria a encher a sua vida das coisas mais doces e melhores"(Hanna W. Smith, do seu livro, O Segredo de uma Vida Feliz). Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus Romanos 12:1-2. Saber, crer, e se oferecer são passos significativos para a caminhada na vida cristã.

Solo Deo Glória

Nenhum comentário:

Postar um comentário