domingo, 27 de maio de 2012

BEM AVENTURANÇAS III


<>
<>
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos. Mateus 5:6.
Já consideramos até aqui, que precisamos ser "humildes de espíritos", isto significa, ser esvaziados de nós mesmos; que precisamos "chorar" isto é, lamentar o nosso estado de miserabilidade, e que também precisamos ser "mansos", que significa abrir mão da nossa vontade, e se submeter a vontade de Deus, sermos inteiramente e completamente dependentes de Deus.
Fome e sede são sensações físicas extremamente dolorosas, e não descasaremos enquanto não estivermos saciados. Essa fome e sede de justiça são desejos espirituais que brotam do íntimo daquele que está em Cristo, que pode dizer como o salmista, quando expressou assim o seu desejo por Deus: Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus! A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus? Salmos 42:1-2.


Nosso o Senhor usou com freqüência os fatos naturais, para nos ensinar as verdades espirituais. A luz dessa ilustração do salmista, como o cervo brama pelas correntes das águas, temos que enfrentar o fato de que, sem sede espiritual, não cresceremos. Esse crescimento não acontece pela força da nossa carne, mas pela ação da graça de Deus, gerando em nosso coração a necessidade de buscarmos um profundo relacionamento com Deus, por meio de Jesus Cristo.
A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Os filhos de Deus anseiam e suspiram pelo conhecimento vivo de Deus. Suas almas sempre suspiram por uma mais completa pureza interior. E, ao mesmo tempo geme pela corrupção que há em seus corações. A sede por Deus deve ser a marca de todo aquele que foi salvo por Jesus Cristo. O progresso da vida cristã se realiza por termos a luz de Deus, por serem abertos os nossos olhos. Porque em ti está o manancial da vida; na tua luz veremos a luz. Salmos 36:9.


"Fome" e "sede" não são sensações passageiras. A fome é profunda e forte, que continua enquanto não for satisfeita. A fome fere e é dolorosa. Essa fome espiritual assemelha-se à fome e à sede reais. É algo que continua se intensificando e que deixa o indivíduo simplesmente desesperado. É algo que provoca sofrimento e agonia. D. Martyn Lloyd-Jones.


O que significa ter sede e fome de justiça? Considerando que a primeira bem-aventurança abre a porta de entrada para o reino de Deus. E as demais bem-aventuranças são plenitudes daqueles que estão em Cristo. Ter sede e fome de justiça significa temer que algo de pecaminoso esteja em nós, e temer que algo de iníquo nos atinja ou nos toque. A fome e a sede é um processo contínuo na vida dos filhos de Deus, a realização completa desse anseio só se dará na consumação dos séculos. Corra, porém, o juízo como as águas, e a justiça como o ribeiro impetuoso. Amós 5:24.


O nascido de novo descobre, através dos anos, que ele já foi conduzido por uma longa jornada, e a cada passo foi pessoalmente experimentando os cuidados de Deus, e por meio da Palavra, seus olhos foram iluminados para ver a gloriosa Pessoa do Senhor Jesus Cristo: Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos. Efésios 1:18.


A sede e a fome de justiça têm como matéria prima a profunda necessidade que Deus em sua infinita graça gera no coração do salvo para conhecê-Lo. Deus permite as crises na vida de seus filhos para que eles O busquem. Irei e voltarei ao meu lugar, até que se reconheçam culpados e busquem a minha face; estando eles angustiados, de madrugada me buscarão. Oséias 5:15. A luz dessa verdade descobrimos que as nossas angústias são de valor inestimável.
Por isso, não podemos desprezar os dias difíceis de nossas vidas. Por outro lado, não podemos injetar ou levar as pessoas a terem sede e fome. A sede e a fome têm que ser despertadas pela graça de Deus. E, muitas vezes o próprio Deus nos chama para o deserto; lugar "árido" e "seco", com o único propósito, falar ao nosso coração. Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração. Oséias 2:14.
O nosso Senhor Jesus trilhou esse caminho, foi para o deserto, cada inimigo foi vencido, nada resta neste universo que possa vencer o menor daqueles que está em Cristo. Não temos que escalar nada, porque somos mais que vencedores. Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Romanos 8:35-37.


Considerando que em Cristo estamos completos, e que não há necessidade de acrescentarmos algo que já foi "consumado". Agora, é uma questão de viver pela fé e de receber, de se apropriar, da abundância da Fonte que há em nós. O crescimento espiritual pede que o coração tenha sede e fome do Senhor Jesus. E com a transformação sempre crescente dos filhos à semelhança de Cristo, que somos aperfeiçoados. Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. Oséias 6:3.


A semente traz dentro de si todo o potencial da vida da qual ela tem. A semente está completa nada lhe pode ser acrescentada. Quando a mesma é lançada na terra, passa pelo processo de morte, surgindo a "erva, depois a espiga, e, por fim, o grão cheio de espiga". Esse é o princípio natural conforme a palavra de Deus: Porque a terra por si mesma frutifica, primeiro a erva, depois a espiga, por último o grão cheio na espiga. Marcos 4:28.


Semelhantemente o crescimento da vida de Cristo implantada no regenerado, é como o crescimento natural no reino vegetal. Não há necessidade de acrescentar nada, não precisamos fazer nenhum esforço para o seu desenvolvimento. Veja o texto "a terra por si mesmo frutifica". A palavra de Deus como "semente" é lançada ao coração, e a mesma, têm em si todo o potencial para gerar vida, quando recebida pela fé: Por isso também damos, sem cessar, graças a Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas segundo é, na verdade, como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que crestes. 1Tessalonicenses 2:13.


Os que têm fome e sede de justiça são os que, anseiam por ver Cristo se manifestando em suas vidas, anseiam também para que outros vejam que a justiça de Deus é Cristo. Os que têm fome e sede de justiça são aqueles que anseiam por ver o triunfo final de Deus sobre o mal. Ter fome e sede, na verdade, significa estar desesperado, estar morrendo de inanição, sentir que a vida se esvai; perceber que precisa urgentemente de ajuda. John N. Darby.


Porque eles serão fartos, a palavra grega para fartos é cortaxo, que expressa um sentimento de plena satisfação. O propósito de Deus, por meio da Palavra, é nos levar para dentro da realidade do que significa estar em Cristo. Por isso, necessitamos da revelação do Espírito Santo das riquezas contidas em Cristo. Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo, Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência. Colossenses 2:2 -3.


Deus permitiu que Davi passasse por muitas tristezas para que pudesse conduzi-lo à largueza: Ouve-me quando eu clamo, ó Deus da minha justiça, na angústia me deste largueza. Salmos 4:1. A largueza da qual o Salmista fala, é quando em aflição somos levados por Deus a um lugar amplo para desfrutarmos de Sua companhia. Os filhos de Deus se refugiam na gloriosa Pessoa do Senhor Jesus e na Sua justiça que nos - é concedida ou imputada gratuitamente.
Que gloriosa verdade! Fomos aceitos e nos tornamos agradáveis a Deus por meio de Cristo. Todo louvor e graças sejam ao nosso Deus. Ele nos deu em Seu amado Filho tudo que necessitamos para a consciência, para o coração, para "hoje" e por toda a eternidade. Podemos dizer: Não há, nem poderia existir, qualquer falta no Cristo de Deus. Sua pessoa e Sua obra devem satisfazer todos os anseios do coração humano. Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade; E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo o principado e potestade. Colossenses 2:9-10.


"Felizes os que têm sede e fome de justiça"! E, que o coração de cada filho de Deus seja conquistado por essas palavras: quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda. Apocalipse 22:11b. E que também, não sejamos negligentes na posição de filhos, permanecendo firmes na porção que nos foi dada. Que encontremos em Cristo todo o nosso prazer. Cuja obra "consumada é a base eterna de nossa salvação e paz.
E que ansiando pelo bendito momento quando Jesus virá para nos receber para Si mesmo, para que onde Ele estiver, possamos estar também, para de lá nunca mais sair, eternamente. Portanto, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas. Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição, Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram. Hebreus 2:1-3. Amém.

Solo Deo Glória

Nenhum comentário:

Postar um comentário