domingo, 13 de maio de 2012

A EXALTAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS 2

Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra. Salmo 119:9 
 
Vivemos numa sociedade cujos padrões de pensamento e comportamentos são sugestionados e estabelecidos por pessoas que não seguem a orientação da Palavra de Deus e que, exercem suas influências através do poder da mídia. Os modelos ou referenciais de vida apresentados à nossa juventude obedecem meramente às regras do mercado e ao desejo consumista das pessoas que se satisfazem somente pelo "ter" e jamais pelo "ser". A juventude é o alvo preferido desta campanha desumanizadora do ser humano. A maior herança que podemos deixar às nossas crianças e jovens é a orientação provinda da Palavra de Deus! É parte essencial da nossa missão, como povo eleito de Deus, deixar o legado da orientação Divina sobre o Seu próprio "modelo de santidade" a esta nossa geração tão atingida e entorpecida pelas sugestões e futilidades daqueles que comandam os meios midiáticos. De que maneira a Lei de Deus proporcionaria ao salmista a condição para que ele não fosse uma vítima da mentalidade dominante da sua época? Trazendo a questão para a atualidade: como poderemos manter a firmeza na Palavra de Deus, desde a mocidade, diante das ofertas tentadoras a uma vida sem compromisso com o nosso Criador e Redentor?
Salmo 119:9 - Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra. Neste sentido a pergunta inicial do salmista se torna extremamente pertinente e atual. O questionamento é feito tendo em vista a busca de uma santidade que já vigorasse a partir da sua juventude. A possibilidade dos efeitos práticos da Palavra de Deus devem ser ensinados e vivenciados desde o início de nossas vidas. A Palavra de Deus é um tesouro que se deve guardar (praticar) desde a juventude. A questão levantada no v.9 demonstra a intensidade de uma busca pela santidade vinda de Deus e não do nosso próprio eu ou de sugestões humanas externas. Este verso ressalta o desejo de uma pessoa que se submete à Lei de Deus para a orientação dos caminhos a serem seguidos por toda a sua vida desde o início. Tal busca revela que a santidade de Deus já se faz presente na vida da pessoa que O busca.
A Santidade é vista pela vontade de agradar tão somente a Deus. É um desejo de se amoldar a Deus com base nos ensinos da Sua Palavra! Viver de acordo com a Palavra de Deus deve ser uma atitude natural, contínua e relevante na vida do jovem que busca a capacidade de manter-se "puro" numa relação de dependência do Seu Deus. Yahweh é quem garante esta dependência a cada momento na vida de qualquer jovem! Esta é a atitude de "crescer na graça de Deus" revelada no Antigo Testamento.
Salmo 119:10 - Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos. As pessoas devem buscar a Deus baseadas na ação Dele. Toda busca sem a ação de Deus resulta num esforço característico da mera religiosidade humana. A Palavra nos ensina que o empenho do nosso coração deve ser visto como uma "reação" ao que Deus já fez. Até a nossa busca intensa por Deus é uma atitude impulsionada por Ele mesmo! Aqui temos uma relação legítima de causa e efeito de quem vive para e, em Deus. O Senhor age e nós apenas reagimos de maneira vívida às Suas ações.
O fato de o salmista buscar a Deus desta maneira causa outra dependência em relação à Yahweh. Ele agora pede que o Senhor "não o deixe se desviar" de sua Palavra. Aqui o nível da relação de dependência é medido pela aceitação da realidade de que é O próprio Deus quem me faz permanecer em Seus caminhos. A minha comunhão como O Deus da Lei me faz cumprir a Lei deste Deus. A minha ligação com Yahweh antecede à minha prática da Sua Lei.
Salmo 119:11 - Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti. Conservar a Palavra de Deus "dentro do coração" fala daquilo que move, orienta e autentica. Trata-se de uma espiritualidade autêntica, que vem de dentro, e que é vista de forma concreta, por fora. É uma atitude que demonstra o nosso nível de comprometimento com a Revelação Divina. A ação de guardar tem o sentido de armazenar como um tesouro algo que já se pratica. Na visão bíblica o saber sem o fazer está fora de questão. O Senhor é quem faz germinar a Sua Lei dentro das pessoas, dando-nos a "predisposição" para obedecê-Lo e não pecar contra Ele.
Todo pecado é um ato pessoal e responsável. O antídoto para o não cometimento de qualquer pecado está na própria dependência da ação de Deus! Yahweh me dá a consciência de que, se eu pecar, irei entristecê-Lo. O que o salmista pede é a capacidade, quem vem do próprio Deus, para não errar contra o Senhor da sua vida! O motivo de armazenarmos a Palavra de Deus em nosso íntimo é gerado pela operação da Sua santidade em nós! Não temos a capacidade de viver nenhuma santidade que agrade a Deus. O que podemos fazer, com as nossas próprias forças morais, é interromper o processo santificador de Deus em nós mesmos. Este tipo de dependência agrada ao Senhor de nossas vidas!
Salmo 119:12 - Bendito sejas, Senhor! Ensina-me os teus decretos. A exaltação espontânea (louvor) é o efeito do ensino transformador e permanente que vem de Deus. O Salmista exalta a Pessoa Divina numa atitude de profunda gratidão pelos efeitos que a orientação do Senhor produziu em sua vida. Todas as confissões bíblicas são verdadeiras "profissões de fé" feitas em reconhecimento às ações Divinas. Ou seja, o ensino de Yahweh é a ação causativa do louvor autêntico do salmista. Esta resposta adoradora só é autêntica porque parte de uma relação transformadora de ensino-aprendizado. Um dos motivos do nosso louvor é que Deus nos ensina pessoalmente, através da Sua Palavra, o caminho que devemos seguir em todos os momentos da vida. Quando a pedagogia Divina é constante, bendizer o Seu Nome se torna algo que acontece naturalmente.
Salmo 119:13 - Com os lábios repito todas as leis que promulgaste. Deus não me faz apenas louvá-Lo por seu ensino, mas, me faz reproduzi-lo e proclamá-lo às outras pessoas. Quando reproduzimos os ensinos sobre a Pessoa e a Obra de Deus, obrigatoriamente geramos em nós mesmos uma necessidade de reformulação constante de nossas bases bíblico-teológicas. Quanto mais reproduzimos a Palavra de Deus em sua integralidade ("todas as leis que promulgaste"), mais atraímos o compromisso de ensiná-la com muito cuidado em relação aos seus imutáveis e preciosos conteúdos. Através deste verso podemos observar uma relação coerente entre: o estudo pessoal, profundo e diligente da Palavra de Deus, a nossa consciência bíblica e o cuidado que devemos ter quanto à "linguagem teológica" utilizada na proclamação que fazemos do Seu Nome.
Salmo 119:14 - Regozijo-me em seguir os teus testemunhos como o que se regozija com grandes riquezas. A absorção criteriosa e constante da Lei de Deus proporciona uma alegria imensurável decorrente da riqueza das orientações encontradas em seu conteúdo. A intensidade da alegria pela utilização e revisão constante da Palavra de Deus é oriunda da importância e do valor que atribuímos a ela. É uma questão de prioridade em relação à Palavra de Deus. A noção aqui é a de alguém que se alegra de maneira indizível em seguir o padrão de Deus para a sua vida. Para esta pessoa a orientação de Deus é mais importante do que qualquer bem ou aquisição material. Trata-se de uma pessoa que tem "alegria constante" na prática da Lei de Deus, e que não troca tal satisfação por nada deste mundo. Nenhum paradigma deste mundo pode ser maior ou mais importante do que a orientação Divina para as nossas vidas. A Palavra de Deus só é um tesouro mais valioso do que qualquer coisa ou conquista, para aqueles que consideram a Deus como o Seu Bem mais precioso!
Salmo 119:15 - Meditarei nos teus preceitos e darei atenção às tuas veredas. A meditação é algo que nos faz ser mais do que meros estudantes da Bíblia. A meditação na Palavra de Deus é sempre uma ocupação interior inacabada. A construção verbal do hebraico bíblico salienta aqui que o salmista é o "sujeito" da ação, manifestando um desejo profundo e contínuo em relação ao aprendizado da Palavra de Deus. Também enfatiza o desejo de despertar em outras pessoas a mesma sede pela Instrução de Yahweh. O recurso do paralelismo é utilizado aqui ao sobrepor um desejo sobre outro, isto é, o desejo pelos ensinos de Deus sofre um aumento constante em sua intensidade. É uma das formas mais enfáticas de desejo humano expressadas em todo o Antigo Testamento. Aqui temos um fortíssimo desejo pessoal incitado por Deus no coração do salmista. Na prática, este desejo intenso pelas verdades de Deus se transforma numa atividade de estudo diligente e competente da Sua Palavra.
Salmo 119:16 - Tenho prazer nos teus decretos; não me esqueço da tua palavra. Os resultados do estudo diligente e profundo da Palavra de Deus são vistos na alegria e na satisfação causadas pela ação Divina. É Deus quem produz em nós "o amor pela Sua Palavra"! Não se trata aqui de uma alegria almejada e produzida pelo esforço humano e acadêmico, em relação ao conhecimento bíblico. Só o Senhor pode dar prazer em relação à Sua Lei. Jamais poderíamos "gostar" da Palavra de Deus por nós mesmos, pois, Ela denuncia a nós mesmos e o nosso pecado diante de Yahweh. A Lei de Deus revela a nossa condição de queda perante Ele. Nenhum ser humano gosta de dar murro em ponta de faca. É Deus quem desenvolve em nós o "gosto verdadeiro" pela Sua Palavra!
A Lei representa o caráter de Yahweh manifestado através da Sua Palavra. Na medida em que eu sei que o Seu ensinamento reflete a Sua Pessoa, posso descansar em meu coração, e ter a certeza de que a Sua Palavra prescreve a melhor orientação para a minha vida! Encarar os ensinamentos de Deus desta forma me impulsiona a querer vivê-los! A Lei de Deus jamais será um fardo pesado quando tivermos a certeza de que Ele mesmo a cumpre em nós! A Lei de Deus (Sua Palavra) trata da Sua Revelação, fruto da nossa Intimidade com Ele e, é o reflexo da Sua Ação em nós!

Solo Deo Glória

Nenhum comentário:

Postar um comentário