quinta-feira, 10 de maio de 2012

JESUS, A RESSURREIÇÃO E A VIDA

Disse Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto? Sim, Senhor, respondeu ela, eu tenho crido que tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo. João 11:25-27.

O Senhor Jesus tomou a vida humana em graça e sem pecado; e, nesta vida, na qual Ele não conheceu o pecado, foi feito pecado por nós e morreu uma vez por todas para o pecado. Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. Pois, quanto a ter morrido, de uma vez para sempre morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus. 2 Coríntios 5:21, Romanos 6:10. E, uma vez ressuscitado pelo poder divino, vive num estado inteiramente novo, no qual não entra o pecado.
Ele é a ressurreição e a vida. Ele trouxe o poder da vida divina ao seio da morte. E, a morte é aniquilada diante desse poder, porque na Vida, a morte já não existe. Sabedores de que, havendo Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte já não tem domínio sobre ele. Romanos 6:9. A ressurreição é o fim da morte e por causa dela, a morte já não tem poder sobre Ele.
Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados. Efésios 2:1.
O homem jaz sob o poder da morte. A condição de todos os homens que nascem neste mundo é a de mortos em seu espírito. Nascem mortos, sem a vida de Deus. A palavra de Deus não diz que o homem está mal ou ligeiramente morto, mas morto de fato, e, incapaz de reagir a qualquer estímulo. Somos como Lázaro em seu túmulo de mãos e pés atados; fomos tomados pela corrupção. Assim como não havia qualquer lampejo de vida no corpo de Lázaro, assim também não há nenhuma partícula de vida divina no homem.
Este é o estado natural do homem. Portanto, devemos perguntar: podem os mortos se levantar? Podem os presos libertar a si mesmos? Podem cegos verem ou os surdos ouvirem? Certamente que não! Quem da imundícia poderá tirar coisa pura? Ninguém! Pode, acaso, o etíope mudar a sua pele ou o leopardo, as suas manchas? Então, poderíeis fazer o bem, estando acostumados a fazer o mal. Jó 14:4, Jeremias 13:23. O homem que está sob o domínio do pecado e da ira de Deus, o que pode fazer? Absolutamente nada. Não há forças no homem para vencer a morte. Não há poder no homem para desarmar a morte do seu aguilhão.
Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, - pela graça sois salvos. Efésios 2:4-5.
Foi por causa desse grande amor que o nosso Senhor Jesus Cristo veio na plenitude dos tempos, para sofrer por nós na cruz, a fim de nos elevar à posição de filhos de Deus, para o Seu reino eterno e Sua glória.
A morte entrou pelo pecado, mas foi vencida pelo poder da ressurreição. O poder da vida do Filho de Deus resplandece em graça para glória de Deus Pai. Disse Jesus: Eu Sou a ressurreição e a vida. Quando contemplamos a Pessoa do nosso Senhor Jesus Cristo, que nos resgatou do poder da morte para a vida, podemos exclamar: Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:55-57.
Sem forças para vencer a morte e sair do túmulo, nós, miseráveis pecadores, dependemos unicamente da misericórdia de Deus. Miserável homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte? Romanos 7:24.
O Senhor Jesus, tendo vida em Si mesmo, veio ao mundo, e satisfez inteiramente todas as circunstâncias do pecado no homem, de todos os modos possíveis; e, submetendo-se à morte, destruiu na Sua morte o poder da morte, e na ressurreição tornou-se a vida e justiça de todos aqueles que crêem. Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé. Romanos 1:16-17.
O Senhor Jesus pagou o preço do nosso resgate, pois Ele nos libertou da lei, do pecado, do inferno, da morte e do sepulcro, e nos reconciliou com Deus, em graça irresistível. Deus Pai nos deu vida. Vida para além do poder da morte. Uma vida que nunca pode ser tocada pelo inimigo, nem perdida por nós, pois é a própria vida do Seu Filho implantada em nós. Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Colossenses 3:1-3. A nossa ressurreição em Cristo nos coloca numa posição inteiramente nova, pois, Ele não é somente a nossa vida, mas a nossa conduta de vida. Assim como a vida biológica manifesta de forma natural o desejo de dormir, comer e beber, também é a vida de Cristo em nós que manifesta a sede de se estar em comunhão com Deus. Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus? Salmos 42:1-2.
Nunca foi do propósito de Deus que vivêssemos neste mundo nos arrastando como mendigos, mas de revelar em nós e através de nós as insondáveis riquezas de Sua graça para que desfrutássemos dessa Sua grande abundância. Abundância é uma característica da vida. Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente. Salmos 16:11.
Eu sou a ressurreição e a vida.
O que é vida? O apóstolo Paulo escreve aos Colossenses assim: Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória. Colossenses 3:4. Cristo é nossa vida, e isto significa que vida nada mais é do que uma pessoa, Cristo. Deus nos deu a vida, e esta vida está no seu Filho. O testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho. Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida. 1 João 5:11-12.
Não há na Palavra de Deus nada além de Cristo, Cristo é tudo em todos. Cristo é tudo e preenche toda a necessidade do homem. Na presença de Deus, tudo se resume em Cristo. Cristo é a própria vida, e a manifestação desta vida é pela operação da morte. De modo que, em nós, opera a morte, mas, em vós, a vida. 2 Coríntios 4:12. Muitos vivem dentro de uma esfera rígida do "tu-deves-e-tu-não-deves", de regras e mais regras, numa busca frenética pela vida. Contudo, esta vida, a vida de Cristo, implantada em nós, manifesta-se pela morte. Nele está o conhecimento da glória de Deus que é levado através de frágeis vasos de barro pelo poder da Sua ressurreição. Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo. Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós. 2 Coríntios 4:6-7.

Solo Deo Glória

Nenhum comentário:

Postar um comentário