sábado, 12 de maio de 2012

CRISTO, O MISTÉRIO DE DEUS

Gostaria, pois, que soubésseis quão grande luta venho mantendo por vós, pelos laodicenses e por quantos não me viram face a face; para que o coração deles seja confortado e vinculado juntamente em amor, e eles tenham toda a riqueza da forte convicção do entendimento, para compreenderem plenamente o mistério de Deus, Cristo, em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos. Colossenses 2:1-3.
Quando o Senhor Jesus passou por este mundo, quão poucos foram aqueles que realmente O conheceram, que tiveram os olhos abertos para apreciarem o profundo mistério do Seu ser. A multidão pôde segui-lo por um momento porque para ela o Seu ministério estava ligado com "os pães e peixes", que respondiam às suas necessidades; mas estava igualmente tão pronta a clamar: "Crucifica-o, crucifica-o".

Quando os tesouros da sabedoria divina fluíam dos seus lábios, a interrogação daqueles que o ouviam era esta: Não é este o carpinteiro... Como sabe estas letras, sem ter estudado? Marcos 6:3; João 7:15. Quando declarava que era Filho de Deus e afirmava a sua divindade eterna, respondiam-lhe: Ainda não tens cinqüenta anos e viste Abraão? Ou pegavam em pedras para atirarem nele. João 8:57-59.
Quando Pedro confessou o Seu nome, Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo, o Senhor Jesus afirmou: Porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus. Mateus 16:17b. Ele era "como raiz de uma terra seca" sem "beleza" nem "formosura" para atrair a vista ou satisfazer o coração do homem. Quando o anjo anunciou a Maria as boas novas do nascimento do Salvador, ela disse: Como será isto, pois não tenho relação com homem algum? Lucas 1:34. Maria não pode entender o estupendo mistério de Deus manifestado em carne. Evidentemente, grande é o mistério da piedade: Aquele que foi manifestado na carne... 1Timóteo 3:16. Maria imaginava, sem dúvida, que este nascimento deveria acontecer segundo os princípios naturais da geração. Mas o anjo corrige seu equívoco e corrigindo-a, anuncia uma das maiores verdades da revelação. Declara que o poder divino estava prestes a formar um homem verdadeiro: o segundo homem, o Senhor do céu. 1Coríntios 15:47b. Um homem cuja natureza seria divinamente pura, inteiramente incapaz de receber ou de comunicar a menor mancha. Este ser santo foi formado à "semelhança da carne do pecado", sem pecado na carne, para destruir na carne o pecado. Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado. Romanos 8:3. Participou inteiramente da carne e do sangue, sem uma partícula ou sombra de mal. A encarnação do Filho, a segunda Pessoa da Trindade eterna, a Sua entrada misteriosa
em carne pura e sem mácula formada pelo poder do Altíssimo no ventre da virgem, é o fundamento do "mistério da piedade". A cimalha (a parte mais alta e saliente de uma obra arquitetônica) desta obra é o Deus-homem glorificado no céu, a Cabeça, o representante da Igreja remida de Deus...
Ele é o resplendor de sua glória,
a imagem de Deus... Ele foi feito herdeiro de tudo, o primogênito, Ele é o criador do universo...Ele sustém a tudo pela palavra do seu poder... Ele tem um nome maior que todos os seres... Hebreus 1:2-6.
Quando os homens astutos e hipócritas o tentaram com a pergunta: Dize-nos, pois: que te parece? É lícito pagar tributo a César ou não? Jesus, porém, conhecendo-lhes a malícia, respondeu: Por que me experimentais, hipócritas? Mostrai-me a moeda do tributo. Trouxeram-lhe um denário. E ele lhes perguntou: De quem é esta efígie e inscrição? Responderam: De César. Então, lhes disse: Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. Mateus 22:17-21. Não foi apenas César, mas o homem em todas as suas relações, que recebeu a resposta a todas as suas pretensões em Cristo. Da mesma maneira que reuniu em Sua Pessoa a natureza de Deus e a humana, satisfez em Seus passos de perfeição as exigências de Deus e as pretensões do homem. Desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo, de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu, como as da terra. Efésios 1:9-10.
Quando um dos discípulos perguntou a Jesus a respeito do caminho, a resposta do Senhor foi: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. João 14:6. É-nos revelado de maneira clara que o caminho de Deus é Cristo, a verdade está em Cristo, a vida que Deus concede é, do mesmo modo, Cristo. Cristo é o tudo de Deus para nós. Deus não nos deu coisas; Ele nos deu o Seu Filho. A palavra caminho também pode ser compreendida como método, isto significa que o método de Deus para os homens é Cristo. Vivemos à procura de métodos para tentarmos viver uma vida cristã significativa, desejamos veementemente "coisas" espirituais, e esquecemos que tudo o que Deus nos deu está em Cristo. Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo. Efésios 1:3.
Cristo é a única porta de entrada aos vários campos de glória que hão de ser ainda revelados, quer seja na terra, ou no céu. Quando o véu foi rasgado de cima para baixo, Deus mostrou Sua face ao mundo na Pessoa de Cristo. O mistério nos foi revelado,
o mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia,
se manifestou aos seus santos; aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória. Colossenses 1:26-27.
Se de fato Cristo vive em nós, não precisamos correr atrás de "coisas", mas de um coração voltado inteiramente para Deus. Dar-lhes-ei coração para que me conheçam que eu sou o Senhor; eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus; porque se voltarão para mim de todo o seu coração. Jeremias 24:7.
Quando lemos a oração do profeta Habacuque não vemos nenhum pedido para Deus mudar as circunstâncias, mas vemos que o Senhor é a fonte de toda a alegria em meio às circunstâncias, mesmo quando estas trabalham contra. Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente. Habacuque 3:17-19.

Solo Deo Glória

Nenhum comentário:

Postar um comentário