e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na
comunhão,no partir do pão e nas orações. Atos 2:42
O livro de Atos é um cuidadoso relato histórico do
desenvolvimento da igreja primitiva. Já vimos no estudo anterior os dois
primeiros fundamentos: a Doutrina dos Apóstolos e a Comunhão. Vejamos agora os
outros dois fundamentos que caracterizam a vida e adoração da Igreja de Jesus
Cristo.
Partir do Pão
Será que este termo "partir do pão" no versículo 42 quer dizer,
que a igreja deve diariamente organizar um jantar? O que Lucas quer dizer? Sem
dúvida a comunhão desperta o desejo de estar mais tempo comungando da fé e se
alimentando junto, porém Lucas está pensando sobre outra coisa; sobre outra
mesa, que sempre encontramos na Igreja de Cristo. Lucas usa este termo duas
vezes, uma em Lucas 24:35, quando Jesus se revelou aos dois discípulos após o
caminho, no partir do pão, e outra em Atos 2:42. Lucas estava pensando na Santa
Ceia na qual, partimos a pão em memória de Cristo.Mateus 26:26-28.
Dois aspectos fundamentais da Ceia do Senhor devem ser
observados, pois assim como a Doutrina dos Apóstolos e a comunhão, a Ceia do
Senhor é uma expressão de adoração. O primeiro é a comunhão da Igreja com
Cristo. "Porventura, o cálice da bênção que abençoamos não é a comunhão
do sangue de Cristo? O pão que partimos não é a comunhão do corpo de Cristo?
Porque nós, embora muitos, somos unicamente um pão, um só corpo; porque todos
participamos do único pão" 1Coríntios 10:16-17. Fomos atraídos por
Jesus Cristo e de tal maneira isso aconteceu que fomos feitos um na sua morte e
ressurreição. Dessa maneira a Ceia é o ato de culto que tem uma referência
passada à morte de Jesus; tem uma referência presente à nossa participação
corporativa em Cristo, mediante a fé e, tem uma referência futura pelo fato de
ser uma garantia da sua segunda vinda". Porque, todas as vezes que
comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele
venha. 1 Coríntios 11:26.
O segundo aspecto diz respeito à unidade do corpo de Cristo.
Vejamos 1 Coríntios 11:29. "Porque quem come e bebe, come e bebe para
sua própria condenação, se não discernir o corpo do Senhor". Este texto
está falando da participação de pessoas na Ceia do Senhor e, o que significa
"não discernir o corpo de Cristo"? Certamente se refere a atitudes entre os
irmãos que ferem diretamente a unidade da igreja. Falta de perdão, maledicência,
mentira, inimizade, partidarismo, interesse próprio e outras coisas semelhantes
a estas, atacam diretamente a unidade do corpo de Cristo.
Quando falamos da igreja da qual fazemos parte, estamos falando
de uma igreja que anda nesses fundamentos? De que igreja estamos falando? Veja
Efésios 4:32 e Provérbios 6:16-19. Jesus
Cristo nos ensinou a partir o pão juntos, para nos fazer lembrar que o seu
sacrifício pagou o preço para que fossemos um com Ele na morte, na ressurreição
e na vida diária. Discernir o corpo de Cristo significa que, não posso dizer que
faço parte deste Corpo se vivo em inimizade com outro irmão. O partir do pão
como símbolo do corpo de Jesus Cristo moído por minhas transgressões, e o cálice
símbolo do seu sangue derramado por causa do meu pecado, não podem acontecer de
maneira leviana, porém com o entendimento de que Jesus padeceu e ressuscitou
para que fossemos UM com Ele. Arrependimento, confissão e pedido de perdão
deveriam ser tratos comuns entre os perdoados por Aba e não somente em dia de
Ceia.
Orações
O texto base de nossa meditação diz que os irmãos da igreja
primitiva perseveravam nas orações. Por que e para que orar?
Andrew Murray em seu livro "Com Cristo Na Escola da Oração" diz: "Uma das
primeiras lições de nosso Senhor em sua escola de oração foi: não ser
visto pelos homens. Entre no seu quarto secreto; fique sozinho com o
Pai. Depois de nos ensinar que o significado da oração é contato pessoal e
individual com Deus, Ele nos traz uma segunda lição: você não precisa somente de
um lugar secreto, mas também de oração pública junto com outros irmãos". A
oração é indispensável na vida da igreja, tanto coletiva quanto individual; é
meio da graça que Deus nos dá para nos aproximarmos dele. Na oração podemos
render à Trindade Santa: louvor, confissão, intercessão e petição. Essa foi uma
experiência riquíssima e de fundamental importância para a vitalidade da igreja
(Atos 4:24; 6:6; 13:1-3), assim como para nossos dias.
Uma das marcas do verdadeiro adorador é a busca pelo Deus Pai,
Deus Filho e Deus Espírito Santo no secreto do seu quarto, lugar de intimidade,
lugar de conversa franca e aberta com o Senhor que nos conhece no mais profundo,
e sabe do que precisamos. Temos perseverado na oração? Temos entendido que nosso
relacionamento com Deus está baseado nesse relacionamento de santidade? Ou
ficamos tão envolvidos com nossas atividades do dia a dia e com entretenimentos
que esgotam o nosso tempo para orar? Será que nossas prioridades estão ajustadas
ao ponto de colocarmos a coisa mais importante no lugar mais importante? Não
creio que algum argumento possa convencer uma pessoa a ter uma vida constante de
oração e intimidade se, esta não amar o Senhor Jesus Cristo.
A adoração comunitária inicia-se no íntimo relacionamento da
adoração individual, muitas vezes numa caminhada, outras na direção do carro ou
ainda na madrugada. Como poderemos ser cheios do Espírito Santo se não usamos da
confissão - fruto do arrependimento genuíno na presença do Senhor? Como
poderemos amar os outros se não colocamos seus nomes em oração ao Deus Todo
Poderoso? Como poderemos receber do Senhor o que Ele quer nos dar se não nos
achegarmos e clamarmos por sua vontade?
A doutrina dos apóstolos, a comunhão, o partir do pão e as
orações, são a base da adoração neotestamentária pela qual podemos viver de
maneira agradável ao Senhor. A Igreja de Jesus Cristo se caracteriza pela
fidelidade às Escrituras, pela comunhão que temos com a Trindade Santa e com os
participantes do sacrifício de Cristo na cruz; pela expressão do levar
diariamente o morrer de Jesus Cristo e pela busca perseverante da intimidade com
Ele através da oração.
Amados, temos ouvido a Palavra de Deus domingo a domingo, mas
muito nos falta o avivamento do Espírito. Encontramo-nos nas reuniões, mas
pessoas têm sido machucadas por não discernirmos o Corpo. Divisões têm
acontecido. Temos participado da Ceia, mas estamos doentes como organismo; temos
orado, mas nossas orações não têm "movido montanhas". Precisamos colocar nossa
boca no pó, nos humilharmos e clamarmos de todo coração, alma, entendimento e
força, afim de que o Senhor use de misericórdia para conosco. De que Igreja
vamos falar? Somente nos humilhando perante o Senhor, poderemos ser Igreja viva,
e para a glória de Deus, uma igreja segundo o Cabeça Jesus Cristo.
Solo Deo Glória
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O propósito deste blog na sua forma completa é capacitar seus leitores a entenderem a Bíblia. Apresenta instrução básica eficiente do ponto de vista bíblico. Procura remover todas as falsas pressuposições racionalistas, moralistas, antropocêntricas e idólatras que já infectaram,e, na medida desta infecção, cegaram todo homem e toda cultura deste mundo a partir da queda de Adão.
quarta-feira, 2 de maio de 2012
DE QUE IGREJA ESTAMOS FALANDO? 2ª PARTE
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