quinta-feira, 10 de maio de 2012

CRISTO, EU SOU

Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros. Êxodo 3:14.
O nome que Deus dá a Si próprio é maravilhosamente significativo. Ao assumir este nome, o Senhor dá ao seu povo um cheque em branco, que pode comportar qualquer quantia. Em "Eu Sou" existe uma tal altura, uma largura, profundidade e comprimento que excedem todo o entendimento humano. Nesta expressão está contido tudo aquilo que Deus é, a Sua própria essência. Deus é o único algarismo a que a necessidade humana só tem que acrescentar os zeros. Muito além do poder da expressão "Eu Sou", o nascido de novo pode encontrar tudo que precisa para a sua jornada na vida cristã, sem atalhos e sem acréscimo. Deus nos deu a Si mesmo no seu Filho. Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? João 14:8-9.
O projeto de Deus é reatar com o homem a comunhão que foi perdida no jardim do Éden, em conseqüência da desobediência. Adão perdeu a intimidade com Deus e depois, o paraíso, que para nós, hoje, se constituiria de "coisas". Nós buscamos o "paraíso" para depois buscar a intimidade, e por estarmos sempre insatisfeitos, a intimidade fica adiada. A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança. Salmos 25:14.
Em primeiro plano, Deus se revelou ao mundo na pessoa de Jesus. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai. João 1:14. Na verdade, Ele fez-se carne para ser crucificado e é através de Sua morte e ressurreição que a Sua encarnação veio a ser eficaz para nós. E como homem atraiu para Si, no momento de Sua crucificação, a natureza pecaminosa do homem. A Sua morte foi a nossa morte, e a Sua ressurreição, a nossa ressurreição. Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição. Romanos 6:5.
E faz parte do projeto de Deus revelar-nos a suficiência da pessoa do nosso Senhor Jesus Cristo. No evangelho segundo São João, encontramos várias vezes a expressão "Eu Sou", que revela a grandiosidade de Deus na pessoa de Jesus. Eu Sou o pão da vida. Pão, na Bíblia, significa satisfação. Ele proveu pão para alimentar o mundo inteiro, e o pão que oferece é mais que uma simples refeição; é o alimento para a vida, na sua mais completa medida; é a "vida abundante". Quando Ele diz, Eu Sou a luz do mundo, não é necessário perguntar onde está a luz ou o que é a luz. Quando os olhos de Jó foram abertos, ele pode dizer: Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem. Jó 42:5. A luz traz a visão da pessoa de Deus, e a visão de Deus revela o que somos. Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza. Jó 42:6. Ninguém pode ver a luz de Deus sem cair por terra. Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força. Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último. Apocalipse 1:16-17.
Quando Ele disse: Eu sou a ressurreição e a vida, Ele estava colocando fim no poder da morte. O poder que alcançou a vitória estava em Sua Pessoa. A morte de Cristo foi o fim da vida natural do homem; a ressurreição é o fim da morte. Pela ressurreição a morte já não tem poder sobre nós. Pois, na verdade, os que estamos neste tabernáculo gememos angustiados, não por querermos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida. 2 Coríntios 5:4. Cristo é esse poder. Tornou-se esse poder por nós. Vivemos porque Ele vive. Ainda por um pouco, e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis; porque eu vivo, vós também vivereis. João 14:19.
Se queremos vida, Cristo diz: Eu Sou a vida. Se é de Justiça que necessitamos, Ele é O Senhor Justiça nossa. Se queremos paz, Ele é a nossa paz. Se ansiamos por sabedoria e santificação e redenção Deus já O fez tudo isso para nós. Se desejamos ser frutíferos Ele diz: Eu Sou a videira verdadeira. Numa palavra, tudo que queremos está em Cristo. Cristo é a plenitude da graça. E tudo que fizermos fora dele é obra morta.
John F. MacArthur, Jr.
no seu livro "Nossa Suficiência em Cristo", diz: Muitos vivem a vida cristã desprezando as abundantes riquezas de uma herança que não se corrompe, eles exploram minuciosamente os escombros da sabedoria humana, colecionando lixo. Como se as riquezas da graça de Deus não lhes bastassem: No qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça. Efésios 1:7. Como se "todas as coisas que conduzem à vida e à piedade" não fossem suficientes, eles procuram complementar os recursos que, em Cristo, lhes pertencem. Gastam a vida toda acumulando, inutilmente, experiências emocionais, novos ensinos, orientações de gurus espertalhões ou qualquer coisa mais que possam acrescentar à sua coletânea de experiências espirituais. Tudo isso é totalmente inútil. Ainda assim, algumas dessas pessoas se entulham tanto desses passatempos que acabam não encontrando a porta para a verdade que os libertaria; e acabam se privando do tesouro por causa do lixo.
Paulo diz aos efésios: Não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações, para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder; o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir, não só no presente século, mas também no vindouro. E pôs todas as coisas debaixo dos pés, e para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas. Efésios 1:16-23.
Que Deus revele a nós a suprema grandeza da pessoa do Senhor Jesus Cristo: EU SOU o Alfa e o Omega.

Solo Deo Glória

Nenhum comentário:

Postar um comentário