domingo, 27 de maio de 2012

BEM-AVENTURANÇAS IV

Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia. Mateus 5:7
A palavra grega para misericordioso é eleémones que carrega em si mesma um amplo significado. Uma pessoa misericordiosa significa que é branda, calma, suave, tolerante, e que não é crítica, não é exigente, não debocha do outro, não ridiculariza, não expõe o outro e, quando ofendida está sempre pronta a perdoar. Estas são as características de uma pessoa que está em Cristo. Ampliando o significado deste versículo acima citado, fica assim: Bem-aventurados os que deixam ir a sua própria dignidade para que Deus seja o seu tudo.
Um dos grandes exemplos registrado no evangelho segundo Lucas a respeito da misericórdia é a parábola do Bom Samaritano. O nosso Senhor conta esta parábola em resposta à pergunta de um intérprete da lei quando este, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: Quem é o meu próximo? Lucas 10:29: E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. Lucas 10:30.
A pergunta do intérprete da lei não se reporta à salvação, mas a uma parte da revelação da palavra de Deus que dizia respeito às relações do homem com Deus. A resposta do Senhor mostra a mudança espiritual que tem lugar pela introdução da graça e pela manifestação dessa graça no homem. Antes, a lei é que dizia o que o homem deveria ou não fazer. Agora, porém, a ação do homem é fruto de uma nova disposição de caráter. O nosso dever de relação com os outros se mede agora pela natureza divina introduzida no homem pela regeneração.
O bom samaritano de viagem, que seguia seu caminho, viu o pobre homem que havia caído vítima dos assaltantes, compadeceu-se dele e o socorreu: Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão; E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele. Lucas 10:33-34. É isso que significa ser misericordioso com o próximo.
Este viajante não pensou em si mesmo, não considerou que poderia chegar atrasado ao seu destino, também não criticou aqueles que o maltrataram, mas cuidou dos ferimentos e levou o ferido para um lugar seguro, providenciando tudo para suprir suas necessidades. É isso que significa ser misericordioso. O sacerdote e o levita, vendo o pobre homem ferido quase morto, passaram de largo. O samaritano, desprezado sob o ponto de vista da sua proximidade de Deus, não perguntou quem era o seu próximo.
O amor existente no seu coração tornava-o próximo daquele que sofria. Isto foi o que o próprio Deus fez em Cristo pelo homem caído no pecado. Deus amou o homem de tal maneira que enviou o seu único Filho ao mundo, isto significando a mais terna misericórdia. Deus viu o deplorável estado e sofrimento, e isto o impeliu a agir em favor de todos os homens. Assim sendo, o Filho de Deus veio para restaurar o homem ao seu verdadeiro propósito para o qual foi criado. Isto foi um ato de misericórdia de Deus.
Neste pobre homem, roubado e deixado semimorto, encontramos um tipo do pecador perdido e sem recursos; o sacerdote e o levita tipificam os recursos da religião, que nada pode fazer pelo homem. No bom samaritano, vemos um tipo do nosso Salvador, que se acercou da nossa miséria e nos resgatou de nossa trágica condição: Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? Romanos 7:24. Este versículo é comparado com os esforços inúteis de um homem que caiu na areia movediça. Cada movimento que ele faz para sair afunda-o mais ainda.
Ao se ver perdido, ele finalmente grita por socorro. Espiritualmente, esta figura revela a história de cada filho de Deus que, logo depois do novo nascimento, tenta viver na força da carne. O homem se depara com sua situação diante de Deus e se desespera. Porém, quando vê que em Cristo tem tudo o que necessita, fica satisfeito e descobre que foi tudo pela graça de Deus. Isto é misericórdia!Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado. Romanos 7:25.
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.
Vemos, na atitude de Estevão, um maravilhoso exemplo de misericórdia. Debaixo de uma chuva de pedras, intercedeu pelos seus algozes: E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo. E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu. Atos 7:58-60.
Estevão disse: "Senhor, não lhes imputes esse pecado". É como se Estevão houvesse dito: "Senhor, eles não sabem o que fazem. Estão fora de si. Não sabem o que estão fazendo. Estevão teve compaixão de seus inimigos, mostrou-se misericordioso para com eles. Esta é a atitude de todo aquele que está em Cristo: não é de crítica, nem de revolta, mas de misericórdia. Fica evidente que a reação de Estevão não se originou em si mesmo, mas Daquele que nele vivia. Ser misericordioso com o próximo é uma virtude daquele que está em Cristo.
Encontramos um episódio, narrado em Gênesis, da vida de Noé. Depois de se embebedar, ele se expõe ficando nu dentro de sua tenda. Um de seus filhos, chamado Cão, expõe a nudez de seu pai aos seus dois irmãos. Este fato de expor a nudez de seu pai foi considerado um ato maldito ou pecaminoso: E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda. E viu Cão, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos no lado de fora. E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera. E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos.Gênesis 9:21-22 e 24-25.
No caso dos dois outros filhos de Noé, Sem e Jafé, sabendo do ocorrido tomaram uma capa e, andando de costas, foram se aproximando de seu pai e o cobriram. Este ato foi considerado bendito, isto significando misericórdia: Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai, e os seus rostos estavam virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai. E disse: Bendito seja o SENHOR Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo. Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo. Gênesis 9:23-26-27.
Você já passou por algo parecido? Tendo visto um irmão cometer uma falta, o que você faz? Você já demonstrou misericórdia pelas pessoas que te feriram? Então, aqueles que nos ferem estão nos dando uma oportunidade para exercermos esta bem-aventurança. Portanto, deveríamos sentir uma profunda tristeza por essas pessoas, deveríamos orar a Deus em favor delas, pedindo-lhe que use de misericórdia para com elas. Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. Efésios 4:32.
A única condição para alguém perdoar seus algozes é saber que já foi perdoado. Você poderá dizer para aquele que te feriu: "sei que já fui perdoado, por isso também perdôo a meus ofensores. O que nos torna misericordiosos é a graça de Deus. Perdoar alguém não só é um ato de misericórdia, mas um ato de profundo amor: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem". A maior manifestação da graça é a cruz, e a cruz significa que Deus nos viu em nossa pior situação e nos amou ao máximo.
Henry Bosch explica: "Se nossos corações não se entristecem com o destino dos que estão espiritualmente perdidos, então, não vemos o mundo como Deus o vê. Testemunhar por Cristo será mais efetivo quando nossas palavras vierem de um coração de compaixão".
David Garrick, um famoso ator Shakesperiano, foi, um dia, atraído para uma reunião de evangelismo. Ele foi profundamente tocado pelas lágrimas que rolavam em profusão no rosto do pregador. De repente, uma senhora idosa levantou seu dedo já deformado, chamando a atenção do pregador e perguntou: "hoje, por cinco vezes em várias ruas desta cidade o ouvi implorar, e nessas cinco vezes vi suas lágrimas. Por que o senhor chora? Ele respondeu que não tinha alternativa, a não ser chorar pela condição pavorosa dos perdidos. Aquele pregador em lágrimas era George Whitefield.
Até aqui já vimos que é precisamos ser humildes de espírito, isto é, sermos totalmente esvaziados de nós mesmos, que não há qualquer retidão em nós e que nada podemos fazer por nós mesmos. E não somente isso, mas também lamentarmos e chorarmos por causa do pecado. E mais, sermos mansos, significando que não temos direitos e que nada merecemos . E é justamente por essa razão que temos fome e sede de justiça. Isto significa que a justiça que temos foi imputada por Deus por meio de Cristo em nós. Por termos recebido tudo isto, podemos ser misericordiosos para com todos os homens.
A graça divina nos torna misericordiosos, e, se não estamos sendo misericordiosos, algo está errado, ou até mesmo não sabemos o que é graça. "Examina-se, pois, o homem a si mesmo". As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. Lamentações 3:22-23. A misericórdia é atributo de Deus, "as misericórdias do Senhor", um poder inesgotável e infinito dentro da natureza divina que faz com que Deus seja efetivamente compassivo.
A misericórdia nunca veio à existência, porque já existe desde a eternidade; assim, ela jamais se acabará. Nada do que aconteceu ou irá acontecer no céu, na terra ou no inferno pode alterar as afáveis misericórdias do nosso Deus. Sua misericórdia representa uma imensidão incomensurável e eterna. Uma fonte inesgotável que nunca terá fim. Com confiança, podemos nos achegar e dizer: "Abba, Pai". Amém.

Solo Deo Glória


Nenhum comentário:

Postar um comentário