quinta-feira, 10 de maio de 2012

CRISTO, O PÃO DA VIDA

Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede. João 6:35
O pão é um alimento conhecido e é a base da alimentação da humanidade de todas as gerações. Pão, na Bíblia, significa satisfação, e fome, insatisfação. Jesus é aquele que dá e sustenta a vida. Ele é o pão que alimenta o nosso espírito. Antes de dar o pão, Ele é o pão da vida. Há uma grande diferença entre o dar e o ser. Quando Ele diz Eu Sou o pão da vida, está expressando relacionamento e intimidade e, como conseqüência, Ele manifesta em nós o tudo que Ele é. Poderíamos dizer que este é um pacote completo. O dar é passageiro, mas o ser é permanente.
A Bíblia diz que Deus tem vida em si mesmo. Ele é desde sempre, existiu, e é eterno. Ele não ganhou vida de alguém, mas a tem desde sempre, e esta vida Ele a concedeu a seu Filho Jesus Cristo, Porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo. João 5:26. Jesus é o pão vivo que desceu do céu, sem fermento, que é símbolo do pecado, para se fazer pecado por nós. Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. 2 Coríntios 5:21. Cristo era o Cordeiro limpo, sem mácula. Nós éramos imundos. Ele tomou o nosso lugar; e foi feito pecado na cruz e tratado como tal. Aquilo que nós deveríamos sofrer por todos os séculos incontáveis da eternidade, sofreu-o Ele por nós na cruz. Ele recebeu o que nós merecíamos, para que nós pudéssemos receber os Seus méritos. Deus alimentava o Seu povo no deserto com o maná e, por quarenta anos peregrinando no deserto, o Senhor os sustentou. E comeram os filhos de Israel maná quarenta anos, até que entraram em terra habitada; comeram maná até que chegaram aos limites da terra de Canaã. Êxodo 16:35.
Jesus é o pão vivo que desceu do céu, e Ele é o nosso sustento de cada dia, de cada necessidade. A Sua presença na carne, neste mundo, mostrava que Deus e os homens não podiam estar unidos. Era preciso um mediador entre Deus e os homens, Cristo homem, e para tal foi preciso o derramamento de sangue. Se a morte não interviesse, Ele ficaria só. Nós não poderíamos participar do Pão que desceu do Céu. Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto. Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna. João 12:24-25.
Ele deu a Sua vida. O Seu sangue foi tirado daquele corpo que Ele tomou para si. E a morte, para nós, é a morte da natureza pecaminosa, a qual nos separava de Deus. A Sua ressurreição é a nossa ressurreição. Para dar vida aos homens, a vida eterna, Jesus precisou morrer. Cristo teve de viver como homem a fim de morrer, morte esta cumprida nele, da qual eu me alimento, ali entrando pela fé. E ele deu Sua vida por nós. A sua morte é eficaz, o Seu amor é infinito e a expiação total, absoluta, perfeita. O que estava entre nós e Deus, o pecado, já não existe. Porquanto quem morreu está justificado do pecado. Romanos 6: 7.
Por que estamos sedentos? Por que nos dias de hoje o cristianismo virou símbolo de um Jesus superficial e doador de bênçãos? Entendo por superficialidade uma mentalidade que existe em nós, cristãos, que buscam coisas ou resolução de problemas e não um relacionamento íntimo com o nosso Senhor Jesus Cristo. Não sabemos quantos problemas Enoque tinha, mas ele simplesmente andou com Deus. Disse Jesus: Aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna. João 4:14. Que Deus abra os nossos olhos para vermos a suficiência da pessoa do Senhor Jesus Cristo. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. João 7:38. Neste verso, Ele é o alvo colocado diante de nós, em quem, pela fé, encontramos a vida, por quem vivemos, de sorte que nunca mais teremos sede. O alvo de Deus em nós é que cresçamos no pleno conhecimento de Cristo. Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele. Efésios 1:17. Há algo que está no mais íntimo do coração de Deus, com o qual ele está inteiramente envolvido e que ele deseja que nós conheçamos: a revelação do seu filho Jesus Cristo. Na verdade, a única coisa que realmente tem importância é a revelação de Jesus Cristo. Se temos essa revelação, nós temos tudo. Se não temos essa revelação, ainda que tenhamos muito, na realidade nada temos. (Stephen Kaung).
O apóstolo Paulo considerou o seu currículo religioso como refugo (skubalon no grego), que significa lixo diante da excelência do conhecimento de Cristo. Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo. Filipenses 3:8. À direita da majestade nos céus está um homem real, cujo amor é insondável, cujo poder é onipotente, cuja sabedoria é infinita, cujos recursos são inesgotáveis, cujas riquezas são inexauríveis, cujo ouvido está sempre atento às nossas petições, cuja mão está aberta a todas as nossas necessidades, cujo coração está cheio de ternura e amor inefável por nós. Perfeito em pensamento, palavras e ação. Nele estão todos os recursos espirituais. Nele entrelaçavam-se singularmente a majestade que amedrontava e a delicadeza da graça irresistível. Os escribas e fariseus eram severamente censurados por Ele, enquanto que a Samaritana e a mulher que era pecadora eram inexplicável e irresistivelmente atraídas por Ele. Nada mais temos a fazer senão olharmos para Aquele que criou o mundo. Se queremos paciência, Ele é a nossa paciência, se queremos mansidão, Ele é a nossa mansidão, se queremos justiça, e santificação, e redenção, Ele é tudo isto em nós. Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção. 1Coríntios 1:30.
Sente necessidade de uma sabedoria infalível para o guiar? Entregue-se Àquele que é a sabedoria. A vida de Cristo em nós manifesta a vontade de orar, ler a Bíblia, falar e estar em comunhão com os santos. Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade. Filipenses 2:13.
Em resumo, temos tudo em Cristo. No qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos. Colossenses 3:11.

Solo Deo Glória

Nenhum comentário:

Postar um comentário