quinta-feira, 10 de maio de 2012

O BINÔMIO DO CRISTÃO

... e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus. Efésios 2:6
Posição, segundo o dicionário Aulete, significa "o lugar onde algo ou alguém se encontra". Já a palavra estado tem o seguinte significado: "a condição de uma pessoa ou coisa em determinado momento". As Escrituras fazem uma clara distinção entre a posição e o estado do crente. Compreender esta diferença é fundamental para não incorrer num engano, que pode custar toda uma eternidade.
Então, a posição define o lugar onde você está e o estado define a condição em que você se encontra. O grande desafio do Evangelho é mostrar onde estamos e qual a nossa verdadeira condição. E, exatamente porque este ponto é de crucial importância para a vida de cada um de nós, é que há tanta confusão a este respeito. Na verdade, satanás é o maior interessado em manter o homem na ignorância, pois sabe que a revelação desta verdade pode determinar para sempre o seu futuro.
Por esta razão, então, é um grande erro tratarmos da condição do ser humano, ou seja, do seu caminhar com Deus, sem antes descobrirmos a posição em que ele se encontra perante o próprio Deus. Um homem pode aparentar ter um bom relacionamento com Deus, e, ao mesmo tempo, estar condenado a morte eterna. Era o caso de Saulo, antes de Jesus lhe aparecer. Como também, pode um homem ter tido um péssimo exemplo de vida, arrepender-se no último instante, e ser salvo. Foi o caso do ladrão arrependido.
Portanto, a primeira dedução que fazemos é a de que, em relação a Deus, a posição é muito mais importante que o estado. A posição, na verdade, define se estamos ou não salvos. Já o estado denuncia apenas a condição de nosso caminhar com Deus.
Só existe uma posição verdadeira e válida para Deus: ou você está em Cristo ou não está. E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; ... II Coríntios 5:17a. Se você está em Cristo, está vivo para Deus, foi vivificado pelo Espírito Santo, está salvo da condenação eterna e foi reconciliado com o Pai. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus. Efésios 2:4-6.
Todavia, se alguém não está em Cristo, está morto por causa do pecado. E morte significa separação. Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram. Romanos 5:12. Quem está morto, não pode ter relacionamento com Deus. Por esta razão, então, é um sofisma falar do estado do cristão, da condição de sua caminhada cristã, para quem não está com a sua posição definida em Cristo.
Já aquele que está em Cristo, é filho de Deus e ocupa uma posição de herdeiro. A grande dificuldade de entendimento está no fato de que nada podemos fazer para alcançar esta posição privilegiada em Cristo. Nem os nossos méritos, nem mesmo nossos esforços são capazes de nos fazer filhos de Deus. Isto é obra exclusiva da graça do Pai. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Efésios 2:8-9.
A nossa posição em Cristo é definida exatamente quando cremos, por meio da fé, na obra expiatória de Cristo. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome. João 1:12. Para alguém estar na posição de herdeiro, precisa ser filho e não desempenhar o papel de filho.
Para aqueles que estão em Cristo, que são filhos e, portanto, herdeiros, o apóstolo Paulo afirma duas situações que acontecem com os crentes e que, por vezes, é esquecida e ignorada:
a)- foram libertados do império das trevas. Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados. Colossenses 1:13-14.
b)- o pecado não tem mais domínio sobre eles. Vocês foram libertados do pecado e tornaram-se escravos da justiça. Romanos 6:18 (NVI).
Então, o que nos resta é crer nestas verdades, por meio da fé. E, a seu devido tempo, o Espírito de Deus testifica em nosso espírito que somos seus filhos, e que temos esta posição muito bem definida. O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Romanos 8:16. Esta posição, portanto, não pode ser conquistada pelo homem. Aliás, ele nada pode fazer. É uma posição que não pode ser alcançada por meio da oração, diligência no serviço, ida regular à igreja, doação de esmolas, abnegação, santidade de vida ou qualquer outro tipo de boas obras. Tudo é dom de Deus por intermédio de Cristo, já dizia Cyrus Ingerson Scofield, teólogo americano.
Uma vez na posição de filhos de Deus, em Cristo, somos, então, exortados pelas Escrituras a manter um estado correspondente a nossa posição. Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Colossenses 3:1. Aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou. I João 2:6. Somos exortados neste sentido, porque, na maioria das vezes, o estado em que nos encontramos é muito inferior à posição privilegiada que ocupamos. Somos herdeiros de uma herança incorruptível, mas vivemos corrompidos pelas coisas deste mundo. E este, sem dúvida, não é propósito do Pai para os seus filhos.
O novo nascimento dá ao homem esta posição em Cristo. Mas a regeneração não é o fim, apenas o começo da vida cristã. Algumas pessoas crêem na suficiência de Cristo para sua salvação, mas, depois, claudicam, por ignorar a exortação que lhes é feita para andar como Cristo andou, para buscar as coisas do alto. Tanto assim, que o apóstolo Paulo, escrevendo aos cristãos em Roma, exorta-os a não mais viver em pecado. Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos? Romanos 6:1-2. O mesmo Paulo, escrevendo aos cristãos em Corinto, também exorta-os a não andar segundo a carne, pois isto impedia o crescimento espiritual. Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem? I Coríntios 3:3.
Mas, há também um outro grupo de pessoas, que se preocupam com o seu estado diante de Deus, mas não tendo uma posição diante Dele. Aqueles que tentam buscar as coisas do alto, que tentam procurar andar como Cristo andou, sem, contudo, ocuparem, de fato, uma posição em Cristo. Estes são os fariseus, os hipócritas, os falsos crentes, que vivem na religião e não segundo o Evangelho verdadeiro de Cristo. Esta era, inclusive, a condição de Saulo, antes de Cristo lhe aparecer no caminho para Damasco. Saulo era um perfeito religioso, segundo Filipenses 3:5-6: circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei, fariseu, quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível. E o que aconteceu com Saulo mesmo tendo ele todo este "currículo" invejável? Não foi capaz de fazê-lo enxergar Jesus Cristo como o Messias.
Portanto, a ordem divina das coisas, sob a graça, é primeiramente conceder ao homem a posição e, depois, exortá-lo a manter um estado correspondente a esta posição. Quando o homem obtém a posição, mas não busca as coisas do alto nem procura andar como Cristo andou, é comparado por Paulo como a crentes carnais. E, por fim, exigir do homem um estado, sem antes ele haver obtido uma posição, isto é religião e não evangelho, isto é, a situação de Saulo, antes de ter um encontro com Jesus.
De qualquer modo, tanto para sermos colocados numa posição diante de Deus, como para mantermos um estado compatível com esta posição, é necessário um requisito indispensável, a infinita graça de Deus. O que fez Saulo abrir os olhos, tanto num sentido metafórico quanto literal, e parar de perseguir a igreja, não foi o seu estudo ou conhecimento da lei, mas a soberana graça de Deus, operando em seu favor, de maneira inexplicável, sob o ponto de vista do mérito humano. O profeta Ananias tentou até argumentar com o Senhor. Atos 9:13 - Senhor, de muitos tenho ouvido a respeito desse homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém. Mas a graça de Deus se revela exatamente como nesta passagem, isto é, como um favor imerecido. A última coisa que Saulo mereceria, como perseguidor da igreja que era, do ponto de vista humano, seria a sua salvação.
Foi a graça de Deus que despertou Saulo do engano em que vivia, alterando para sempre o curso de sua vida. Atos 9:3 - Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor.
Cristianismo é o resultado do binômio (1º.) posição + (2º.) estado. Precisamos estar em Cristo e olhando sempre para Cristo. Somente assim não seremos sábios aos próprios olhos nem estaremos perdidos, como aconteceu com Saulo. Nossa posição deve estar firmada em Cristo e os nossos olhos, sempre voltados para Ele. Quando nossa atenção é desviada ou quando nos distraímos com as coisas deste mundo, o resultado será sempre nossa ruína.
Enquanto Pedro olhou diretamente para Jesus, andou por sobre as águas e não afundou. Mas bastou que ele desviasse sua atenção para as circunstâncias, que começou a submergir. E ele disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus. Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor. Mateus 14:29-30.
Vida cristã é um constante andar sobre as águas. E para isto ser uma realidade, não podemos estar no barco. Mas, sim, por fé, em Cristo e com nossos olhos fixos Nele. O verdadeiro descanso acontece no andar sobre as águas. Se você está no barco, você não está em Cristo, você não está no descanso de Deus, está sendo sustentado pelas circunstâncias e no descanso delas. Vida cristã é vida de fé. Não é uma fé em nossos conhecimentos religiosos ou em nossa experiência, mas numa pessoa, Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Só podemos andar por sobre as águas se a nossa confiança estiver em Cristo e se Cristo estiver em nós.

Solo Deo Glória

Nenhum comentário:

Postar um comentário