domingo, 6 de maio de 2012

A PEDAGOGIA DO CORAÇÃO

O ensino de Deus começa pelo coração! Existem dois tipos de pedagogia. Existe a pedagogia humana, que pode ser definida como a ciência ou o conjunto de teorias, princípios e métodos da educação e do ensino.
Nós, seres humanos, somos dotados de alguma inteligência natural e temos a capacidade de aprendizado aguçada e aprimora pelos processos convencionais de transmissão, absorção e tentativa de aplicação de conhecimentos apreendidos.
Somos ensinados, desde a tenra idade, a exercer nossas aptidões humanas canalizadas para nos tornar mais competentes ou competitivos nas disputas acirradas por uma “colocação na vida” ou para uma “suposta melhoria” em nossa qualidade de vida.
No entanto, existe uma pedagogia que está acima da mera racionalidade, que é construída a partir de corações trocados e em constante estado de transformação. Não para desenvolvermos os nossos corações originais ou “duros”, mas, a partir de corações que já “foram trocados” pelo Fabricante, para sermos capacitados a uma formação com conotações eternas Também vos darei um coração novo, e dentro de vós porei um espírito novo; tirarei da vossa carne o coração de pedra, e dar-vos-ei um coração de carne Ezequiel 36:26!
A troca do coração ou a purificação vinda de Deus produz um povo pertencente a Ele. O povo que pertence a Deus está apto para ser matriculado na escola da Sua Palavra. Uma vez feita esta matrícula na secretaria acadêmica celestial do Reino de Deus, o povo de Yahweh poderá participar do Seu projeto pedagógico Divino!
Um detalhe determinante no texto de Ezequiel 36 é Quem nos dá um novo coração, nos preparado para receber Seus ensinos mediante a Sua Palavra! Este fato faz toda a diferença para a pedagogia Divina.
Essa pedagogia é a do coração, que se inicia pelo coração transplantado por Ele. É a ação ensinadora de Deus que produz o seu efeito santificador somente em corações que passaram pelo transplante Divino.
Não há nenhuma outra possibilidade de ensino efetivo da Palavra de Deus, caso contrário será um mero acúmulo de conhecimentos bíblicos, sem que haja a troca do coração humano “de pedra” (da sucata humana) pelo coração “de carne” (de fabricação Divina). O coração humano natural não pode receber a capacitação pedagógica do ensino do Senhor descortinada em Sua Palavra.
Nosso coração só pode ser ensinado quando é trocado. De acordo com o diagnóstico bíblico, o coração é a sede da vontade, das emoções e da razão humana. Quando Deus muda o coração de alguém significa dizer que Ele “troca” aquilo que move o ser humano tocando no lugar mais profundo da sua intimidade.
O verbo trocar, utilizado no texto de Ezequiel, transmite uma conotação de “mudança radical”. O Senhor pratica uma pedagogia do e no coração daqueles a quem Ele transforma.
Deus é O grande Médico que troca e O grande Pedagogo que ensina as nossas almas e a Sua instrução transformadora é sempre praticada de dentro para fora, ou seja, é ensino refletido em nossas vidas, famílias e ministérios.
As primeiras palavras de Provérbios 4:23 nos dizem: “sobre tudo o que se deve guardar” significando uma ênfase total e sem reservas naquilo que realmente importa na vida.
O coração “de carne” é o foco ou ponto de partida em relação à própria vida doada e dirigida por Deus. É uma questão de grau de importância dado ou prioridade atribuída àquilo que O Senhor já transformou. Será que temos uma consciência adequada do fato de Deus ter “trocado” os nossos corações para que possamos aprender mais Dele mesmo?
É por causa da troca dos nossos corações que podemos crer e viver o que foi dito nos versos anteriores: Filho meu, atende às minhas palavras; Inclina os teus ouvidos às minhas instruções. Não se apartem elas de diante dos teus olhos, Conserva-as no meio do teu coração, Pois são vida para os que as acham, e saúde para todo o seu corpo Provérbios 4:20-22.
O teu coração”, isto é, a nova vida que só Deus produz! O novo coração é a dádiva da vida de Deus em nós! Aqui há um pronome possessivo indicando claramente tudo o que sou ou possuo dentro de mim. A partir do momento que temos um novo coração e que este coração é doado por Deus, devemos ter a consciência de que não pertencemos mais a nós mesmos.
Este fato, contido na Palavra de Deus, nos ensina que as nossas escolhas, sentimentos, pensamentos e conceitos devem estar sujeitos a operação da pedagogia Divina. Somente o ensino que vem de Deus poderá produzir o efeito de querermos ser continuamente ensinados por Ele!
Uma pessoa que “guarda” é aquela que observa ou tem sob custódia aquilo lhe é extremamente precioso. Torna-se dependente daquilo que guarda (o novo coração) abrindo mão da sua própria liberdade pessoal.
O sentido proverbial de “guardar o coração” é equivalente ao de “perder a sua própria vida para ganhá-la” em função de um tesouro depositado por Deus e que está sendo guardado! É um tipo de ação imperativa (uma ordem) que não pode ser praticada sem que a motivação interna tenha sido “trocada”. É orientação de Deus a ser praticada somente por quem O conhece. Para O Senhor tudo o que é praticado só conta se for feito na dependência Dele. As demais ações são esforços humanos que não fazem parte da pedagogia Divina.
Mas, guardar os nossos corações do quê? De tudo que não seja o próprio Cristo. Nosso cuidado deve ser o de depender da vida de Cristo, como nossa vida, crescendo naturalmente e por amor a Ele, nEle mesmo, e nas coisas que O agradam. Nossos “ouvidos e olhos” só podem ser cativados, ensinados e conduzidos pelo Senhor, nunca por sugestões das pessoas ou das tentativas forçosas vindas da religiosidade humana!
Porque dele procedem”, ou seja, daquele coração que O Senhor já transformou, dando-lhe vida, brotará a Sua vida em nós! É uma cláusula condicional e não está sujeita às alterações produzidas pelas lutas externas. É de onde Deus gerou vida que eu vou tirar a vida para viver uma experiência que O glorifique. É uma questão de procedência Divina.
De onde vem a vida da qual nos alimentamos e que foi implantada em nós na forma de corações “de carne”? O coração trocado por Deus ouve somente o comando da Sua voz! Deus é O nosso único pedagogo ou doutrinador espiritual.
Quando estamos sob efeito do ensino de Deus podemos produzir resultados que satisfaçam ao Seu coração. Desta orientação depende toda a nossa vida e direção a ser seguida.
Uma vida limitada pelos excessos e insensibilidades nunca poderá experimentar a paz e o repouso (qualidade de vida) oferecidos por Deus. Um coração carregado ou pesado (mal cuidado) encurta a vida. Um coração cuidado e ensinado por Deus faz escolhas éticas O agradam.
Deixar o coração ser cuidado por Deus é algo decisivo para nossas vidas e ministérios. Deixar o coração ser cuidado por Deus traz resultados orientados por Deus. Deixar o coração ser cuidado por Deus muda a visão minha visão da vida tornando-a plena
Não podemos ser legitimamente ensinados por Deus sem a passividade que O agrada. O ensino de Deus, mediante a revelação da Sua Palavra, é algo que produz transformações “de dentro para fora”. A educação de Deus é curadora e transformadora. Na pedagogia Divina a ordem bíblica é crer, viver e compreender.
A fórmula da pedagogia humana segue um sentido oposto: uma dedicação enorme para compreender, um esforço imenso para viver e muitas barreiras para crer “sem reservas” na Palavra de Deus.
A educação de acordo com a Soberania Divina equivale a uma “vida autêntica” e “constantemente moldada” por Ele. O coração endurecido ou pesado impede o descanso, a leveza e a verdadeira paz que só Deus pode proporcionar.
A “qualidade da vida” referida no texto bíblico, em questão, só pode ser experimentada de acordo com o critério da graça de Deus. Não precisamos de critérios críticos e sim dos critérios Crísticos! A minha “teologia bíblica” deve ser formatada a partir de um coração apto a ser ensinado por Deus.
Na educação cristã, a prática do ser vem antes daquilo que deveríamos fazer. Não existe legitimidade na educação cristã (evangélica) que não venha de pessoas que têm o seu coração trabalhado por Deus.
No projeto pedagógico de Deus qualquer ministério praticado, sem o coração tratado por Ele, está condenado ao cansaço e à frustração. Não se pode esperar que aprendamos algo sobre a revelação de Deus ou, que frutifiquemos em nossas vidas e ministérios, sem que passemos pelo processo da ministração de Deus aos nossos corações.
A pedagogia do coração transmite ensino de Deus “de coração para coração”, do coração Dele para o nosso e do nosso para as pessoas! É pedagogia transmitida pela vida de Deus em nós, usada para gerar vida nas pessoas.
Na formação acadêmica celestial (que vem do Céu) o mais importante não é como começamos, mas, como desenvolvemos e encerramos a nossa graduação pessoal, familiar e ministerial escrita e aprovada por Deus!
O meu coração deve ser um “canteiro de obras” do Espírito de Deus, expressando a vida de Cristo. Quais as restaurações que tenho deixado Deus fazer no canteiro de obras do meu coração, trocado por Ele? A verdadeira vida em e com Deus começa “de dentro para fora”. A pedagogia Divina consiste no fato de que Yahweh vive em nós, não nos ensinando, para nos transformar, mas nos transformando para nos ensinar a viver Dele mesmo!

Solo Deo Glória

Um comentário: