Ora, a fé é a certeza de coisas que
se esperam, a convicção de fatos que se não vêem. Pois, pela fé, os antigos
obtiveram bom testemunho. Hebreus 11:1-2.
O livro de Gênesis ocupa-se, na sua maior parte, com a história de sete homens, a saber: Abel, Enoque, Noé, Abraão, Isaque, Jacó e José. E, na galeria dos homens citados pelo escritor de Hebreus no capítulo 11, encontramos mencionados estes sete nomes que ilustram, de maneira tipológica, a vida de fé dos homens de Deus. A expressão "obtiveram bom testemunho" revela a aprovação de Deus das suas atitudes. A palavra "antigos" se refere aos santos do Velho Testamento. Entraremos agora no estudo dos homens de fé. Cada um revela, de maneira prática, o que significa viver pela fé.
Abel foi o primeiro nome mencionado
neste capítulo onze de Hebreus. A sua história se encontra em Gênesis, capítulo
4:4-5. Através dos séculos, os homens procuram aproximar-se de Deus de duas
formas: a primeira, através dos seus próprios esforços, tipificada pela vida de
Caim; a segunda, mediante a provisão que Deus fez, como no caso de Abel. O único
sacrifício aceitável é a provisão feita por Deus. Os outros sacrifícios não
revelam a ruína do coração do homem e a necessidade de expiação. Pela fé,
Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim; pelo qual obteve
testemunho de ser justo, tendo a aprovação de Deus quanto às suas ofertas. Por
meio dela, também mesmo depois de morto, ainda fala. Hebreus
11:4
Abel "obteve testemunho de ser
justo" pelo sacrifício oferecido. Ele foi justificado por sua fé na morte da sua
vítima. Ele não dependeu dos seus labores, mas da morte de outrem. Este é o
segredo do Evangelho, "não por obras para que ninguém se glorie". Portanto, Abel
ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim. A morte de Abel não foi o
seu fim, pois "mesmo depois de morto, ainda fala". Abel lança o fundamento pelo
qual nenhum homem pode se aproximar de Deus sem o derramamento de sangue. Em
Enoque, encontramos o propósito pelo qual fomos chamados: Deus nos chamou para
andarmos com Ele. O texto de Gênesis 4:25 diz: Andou Enoque com Deus e já não
era, porque Deus o tomou para si. Foi do propósito de Deus apresentar-nos em
Enoque o padrão de uma vida completa. Ele "andou com Deus". Ele começou com Deus
e voltou, no final, ao Deus com quem começara. Ele deu início a uma vida de céu
na terra. Tendo comunhão com Ele, terminou com uma vida de céu no céu. Não houve
cemitério nem sepultura para Enoque. A vida de fé foi, assim, coroada pela
entrada na vida de perfeita comunhão com Deus. É no andar com Deus que o
Espírito Santo, pelo princípio da cruz, vai bordando a imagem de Cristo na vida
dos seus filhos. Enoque lançou o fundamento da nossa comunhão com Deus. Em Noé,
nós temos o propósito de Deus para a família. O texto diz: Pela fé, Noé,
divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo
temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual
condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé. Hebreus
11:7. A história de Noé está registrada em Gênesis, capítulos 6-7-8-9. Ele vivia
em uma época de muita perversidade. Deus decidiu mandar o dilúvio sobre a terra
e avisou Noé dos "acontecimentos que ainda não se viam". Noé aceitou o aviso do
juízo predito e confiou na promessa de Deus de que a sua família seria salva
através da arca.
A arca representou o veredicto de
Deus de que o mundo já estava condenado. Pela fé, Noé "se tornou herdeiro da
justiça". Ele é o herdeiro porque pertence à linhagem dos homens de fé que
começou com Abel e continua com cada um que confia
O quarto nome, citado no capítulo 11
de Hebreus, é Abraão. A sua história se encontra em Gênesis, a partir do
capítulo 11. Pela fé, Abraão abandonou o seu próprio país, segundo o chamado de
Deus, e partiu para outro lugar, "lugar que devia receber por herança". Deus
chamou Abraão, quando ele vivia em Ur dos caldeus, para uma terra que mana leite
e mel. Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar
que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia. Pela fé, peregrinou
na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque
e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. Hebreus
11:8-9.
Ele partiu sem saber aonde ia. Aqui
está expresso o ato de fé de Abraão: ele não podia ver o lugar e desconhecia as
experiências pelo caminho, mas de qualquer forma partiu. Abraão construiu quatro
altares, que significam vida de consagração. Fomos chamados, por Deus, para uma
terra que mana leite e mel. O leite simboliza a graça, o mel é símbolo da
palavra de Deus, e, juntos, temos a essência de Cristo. Portanto, o Senhor
mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe
chamará Emanuel. Ele comerá manteiga e mel quando souber desprezar o mal e
escolher o bem. O propósito de Deus em nos chamar para Si em Cristo é para
crescermos na graça e no conhecimento que estão
"Apareceu o Senhor...", Deus se
revela a Isaque; "levantou ali um altar...’, consagração; "invocou o nome do
Senhor...", adoração; " abriram ali um poço..." , intimidade.O progresso na vida
de Isaque é o propósito de Deus para todos os seus filhos. Aqui descobrimos o
caminho para uma vida de profundidade: Deus se revela a nós em Cristo, e em
Cristo somos atraídos para vivermos uma vida de adoração e intimidade com Deus.
Entramos no gozo de Sua presença e provamos de Sua doçura e da verdadeira
adoração. Agora, entramos na história do sexto nome citado em Hebreus, Jacó. Sua
história está registrada nos capítulos
A graça de Deus será eternamente a
coroa de toda a obra de Deus. À medida que avançamos dia a dia, fazendo
descobertas novas de nós mesmos, necessitamos de ter os pés sobre o fundamento
sólido da graça de Deus. A vida pregressa de Jacó nos fez ver que, onde abundou
o pecado, superabundou a graça. Jacó lançou o fundamento de que estamos nas mãos
de um Deus que é pródigo
Na Bíblia, José é um dos símbolos
mais perfeitos e belos da Pessoa de Cristo. A sua história está registrada a
partir do capítulo 37 de Gênesis. A sua vida foi de subtração após subtração.
Foi rejeitado pelos seus irmãos e vendido como escravo para o Egito, e, no
Egito, sob as mãos impiedosas da mulher de seu senhor, foi lançado na prisão. O
processo de subtração na vida de José foi todo calculado por Deus. Subtrair para
somar, essa é a matemática de Deus: da masmorra para o trono. Então, Faraó
mandou chamar a José, e o fizeram sair à pressa da masmorra; ele se barbeou,
mudou de roupa e foi apresentar-se a Faraó. Disse mais Faraó a José: Vês que te
faço autoridade sobre toda a terra do Egito. Então, tirou Faraó o seu anel de
sinete da mão e o pôs na mão de José, fê-lo vestir roupas de linho fino e lhe
pôs ao pescoço um colar de ouro. E fê-lo subir ao seu segundo carro, e clamavam
diante dele: Inclinai-vos! Desse modo, o constituiu sobre toda a terra do
Egito. Gênesis 41:14 e 41:41-43.
A vida de José se assemelhou muito à
de Cristo. Na linguagem do Novo Testamento, pela subtração e adição feita por
Deus, José foi transformado na imagem de Cristo: perder para ganhar, descer para
subir, ser humilhado para ser exaltado. Este é o projeto de Deus para os seus
filhos: fazer-nos parecidos com Cristo. A cruz é um princípio de subtração e, ao
mesmo tempo, de adição. Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que
odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna. Levando sempre no
corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso
corpo. João 12:25, II Coríntios 4:10.
José teve quatro sonhos, significando que ele foi um homem de visão. Devemos estar certos de que, aquele a quem Deus abre os olhos, deve se convencer de que também a perseguição o acompanha. Em José, temos o fundamento do governo de Deus sobre todas as coisas. Nada neste mundo acontece sem a permissão Divina. Pela fé, José, próximo do seu fim, fez menção do êxodo dos filhos de Israel, bem como deu ordens quanto aos seus próprios ossos. Hebreus 11:22. José, como seus pais, pensava nas coisas vindouras e invisíveis. Ele revelou a fé ao falar da saída de Israel da terra do Egito e, quando pediu para os seus irmãos levarem os ossos para a outra terra, deu a entender que essa terra seria Canaã. O propósito de Deus em nos apresentar esta galeria de nomes, no capítulo 11 de Hebreus, é revelado no versículo 1 do capítulo 12 de Hebreus: cercar-nos de testemunhas. Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas.
Solo Deo Glória
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O propósito deste blog na sua forma completa é capacitar seus leitores a entenderem a Bíblia. Apresenta instrução básica eficiente do ponto de vista bíblico. Procura remover todas as falsas pressuposições racionalistas, moralistas, antropocêntricas e idólatras que já infectaram,e, na medida desta infecção, cegaram todo homem e toda cultura deste mundo a partir da queda de Adão.
quinta-feira, 10 de maio de 2012
JUSTIÇA OBTIDA PELA FÉ
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