quinta-feira, 10 de maio de 2012

JESUS, A PORTA

Jesus, pois, lhes afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não lhes deram ouvido. Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem. João 10:7-9.

O nosso Senhor é a porta das ovelhas, aquele que entrar por mim, será salvo. Entrar significa ter acesso ao Pai. E, vindo, evangelizou paz a vós outros que estáveis longe e paz também aos que estavam perto; porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai em um Espírito. Efésios 2:17 e 18.
A pessoa entra pela porta, quer dizer, submete-se a todas as condições estabelecidas por aquele que construiu a casa. Esta porta é estreita, que significa morte do velho homem. E a nossa entrada se tornou possível quando o Verbo se tornou carne. Cristo em semelhança de homem sem pecado atraiu no Seu corpo o pecado dos homens: Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado. Romanos 8:3.
Entrar por mim
significa que estamos incluídos e identificados n’Ele e que tudo o que é d’Ele é nosso. O Seu sofrimento é nosso, a Sua morte é nossa, a Sua ressureição é nossa e a Sua vitória também é nossa. Quão maravilhoso é para os filhos de Deus, que são provados, tentados e humilhados, pensar que Deus os vê em Cristo! Perante os Seus olhos, nós brilhamos sempre em todo o fulgor de Cristo, revestidos de toda a graça divina. E vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade. Efésios 4:24. Após sermos revestidos de Cristo, nossa justiça, o Espírito Santo irá bordar em nossas vidas a beleza do Senhor. Até no mais íntimo de nosso ser as virtudes de Cristo serão manifestadas.
O mundo não pode vê-los assim; mas Deus os vê desta maneira, e nisto está toda a diferença. Os homens, ao considerarem os filhos de Deus, vêem apenas as suas imperfeições e defeitos, porque são incapazes de ver além do visível, de sorte que o seu juízo é sempre falso e parcial. Quanto mais compreendermos, pela fé, a verdade objetiva,
ou tudo o que somos em Cristo, tanto mais profunda, prática e real é a obra da cruz subjetiva em nós. Entrará, e sairá, e achará pastagens. Ele é a porta das ovelhas. Ele é, para as ovelhas, a autoridade que lhes permite saírem do aprisco e o meio para ali entrarem. Entrando lá, estão a salvo: entrar e sair. Já não é mais o jugo das ordenanças que, guardando as ovelhas dos perigos do exterior, as conservava em prisão interior.
As ovelhas de Jesus estão em liberdade. A sua segurança depende dos cuidados pessoais do Pastor, e nesta liberdade elas se alimentam das boas e ricas pastagens que lhes fornece o Seu amor. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Salmos 23:2-3. Numa palavra, já não é o judaísmo com suas regras. É a salvação, a liberdade e o sustento. Em Cristo podemos gozar de uma plena libertação e completa liberdade. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. João 8:36. Agora somos livres da maldição da lei, livres do receio da morte, livres do domínio do pecado, e livres da escravidão dos homens. Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no livro da lei, para praticá-las. Gálatas 3:10. O Espírito Santo declara isto para todos, não importa se judeus, gentios ou cristãos de nome. Todos os que estão sobre o terreno ou princípio das obras estão sob a maldição.
Cristo é o objetivo eterno, o centro do universo, a revelação final, o deleite do coração de Deus; Ele nos bastará durante os incontáveis séculos da esplendorosa eternidade que está diante de nós; e certamente se Ele pode satisfazer o nosso coração para sempre, pode satisfazer-nos no tempo presente. Podemos estabelecer como princípio imutável que aquele que está em Cristo não tem lugar para nada mais: está completo. Porque, em tudo, fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento. 1 Coríntios 1:5. Deus é o alvo de nossa adoração; Cristo é o fundamento e a substância de adoração; e o Espírito Santo é o seu poder.
Quanto ao mais, irmãos meus, alegrai-vos no Senhor. A mim, não me desgosta e é segurança para vós outros que eu escreva as mesmas coisas. Filipenses 3:1.
O apóstolo Paulo encontrou o seu mais intenso e infalível prazer em repetidamente falar com exuberância sobre a Pessoa do Senhor Jesus Cristo. Tinha achado em Cristo tudo quanto necessitava para todo o sempre. Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado. 1 Coríntios 2:2. A glória da Pessoa do Senhor Jesus Cristo havia completamente eclipsado o apóstolo de todas as glórias da terra. Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo.Filipenses 3:7-8.
O Senhor Jesus veio para nos dar vida e vida em abundância, vida que nasce da morte, vida que saiu do túmulo, vida ressurreta. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. João 10:10b. O verdadeiro cristianismo é a manifestação da vida de Cristo implantada em nós pela operação do Espírito Santo, segundo os desígnios eternos do Deus da graça soberana. Se não há revelação de que a única porta de entrada é a Pessoa de Cristo, fatalmente seguiremos um caminho de morte.
Todas as nossas obras antes da implantação desta nova vida não são mais que obras mortas, das quais a nossa consciência deve ser purificada. Muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo! Hebreus 9:14.
Assim, pois, todo esforço feito com o fim de obter a vida é obra morta. Cristo é a única vida verdadeira, e a única fonte de onde podem emanar as boas obras. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas. Efésios 2:10.
João, quando foi arrebatado aos céus, viu a porta aberta e o trono de Deus. Depois destas coisas, olhei, e eis não somente uma porta aberta no céu, como também a primeira voz que ouvi, como de trombeta ao falar comigo, dizendo: Sobe para aqui, e te mostrarei o que deve acontecer depois destas coisas. Imediatamente, eu me achei em espírito, e eis armado no céu um trono, e, no trono, alguém sentado. Apocalipse 4:1-2. A revelação do céu é dada para aquele que morreu em Cristo, e neste mesmo céu podemos ver que há um trono. Deus está assentado governando cada detalhe de nossa vida.

Solo Deo Glória

Nenhum comentário:

Postar um comentário