domingo, 13 de maio de 2012

A EXALTAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS 4

"Prostrada ao pó está minha alma; revive-a segundo a tua palavra". Salmos 119:25
Todos os ensinamentos da Palavra de Deus no Antigo Testamento representam uma “revelação prévia” do evangelho de Cristo. O Antigo Pacto é a revelação do Deus que estava em Cristo antes da Sua encarnação histórico-humana. Nenhuma parte da Revelação Bíblica está fora deste propósito Divino e redentivo. Cristo é a chave da interpretação de toda a Escritura porque, na sua totalidade, a Palavra de Deus sempre apontou, aponta e apontará para a Sua glória!
O Salmo 119 é uma destacada e exaustiva exaltação de um fato: a Palavra de Deus pré-encarnada. Este salmo traz ensinamentos preciosos que pontuam de maneira ampla, graciosa, objetiva e categórica, todos os aspectos práticos concernentes àquelas pessoas que experimentam a dependência do Senhor. Ensina-nos como a instrução de Deus para a vida humana pode ser concedida em sentido concreto e pleno.
Prostrada ao pó está minha alma; revive-a segundo Tua palavra (v.25). Nesta seção (dos versos 25 a 32) temos a revelação de valiosos ensinamentos sobre a renovação espiritual experimentada na dependência de Deus, diante das adversidades da vida. É uma oração sincera de quem está sofrendo e crê que, mediante a ação da palavra de Deus em sua vida, poderá experimentar a restauração de Yahweh. Porém, é sabido que diante de Deus a humilhação vem antes da exaltação.
Quando nos apresentamos como pessoas fracas e dependentes de Deus podemos ser fortalecidos por Ele mesmo. O nosso interior só poderá ser fortalecido mediante a confissão sincera da nossa fraqueza. Só poderemos “testemunhar” de Deus e sobre Ele, se estivermos ancorados no Seu poder. Na dependência do Todo Poderoso, duas perguntas devem ser feitas sempre: Quem é O Sujeito que opera em minha vida? Para Quem vai a glória da minha restauração?
Só obtemos as vitórias de Deus quando confessamos as derrotas do nosso eu. As restaurações do Senhor só poderão ser experimentadas mediante a confissão e a dependência da Sua Palavra revelada! Poucas coisas agradam mais o coração Divino do que a consciência de nossas fragilidades e a constante postura de dependência perante Ele. Yahweh não tem filhos independentes. Graças a Ele por este fato! Caso contrário, só poderíamos conhecer a realidade da derrota e incapacidade humanas em (todas as) situações ou quaisquer circunstâncias da vida. A Palavra de Yahweh renova as nossas vidas.
Eu te expus meus caminhos e me respondeste; ensina-me agora tuas leis (v.26). A prática do derramamento íntimo diante de Deus nos dá a certeza das Suas respostas para as nossas vidas. As confissões que fazemos ao Senhor sempre tiveram, têm e terão efeitos verdadeiramente libertadores. A linguagem preferida de Yahweh é a confissão. Derramamento perante Deus é sinal de cura, saúde, crescimento e maturidade espiritual.
Esta prática nos proporciona uma intimidade concedida e construída pelo próprio Senhor de nossas vidas. A confissão é o discipulado mais antigo que existe. A nossa libertação interior, e testemunho exterior, dependem da exposição pessoal sincera e sem máscaras ao Senhor. Desnudar-se diante Dele é a melhor mentoria que pode existir. O discipulado do Senhor só acontece na intimidade com Ele. Na relação com Deus não há espaços para simulações. A nossa autenticidade sempre agradará a Yahweh. A Palavra do Senhor ajusta as nossas vontades à Dele.
Faz-me compreender como seguir Teus preceitos, para que eu possa meditar sobre Tuas maravilhas (v.27). O caminho descortinado pela Palavra de Deus nos possibilita analisar as coisas sob a ótica ou a visão Dele. Na academia de Deus vislumbramos primeiramente a Sua glória! É uma questão de revelação Divina. Compreender a Palavra revelada de Deus é uma espécie de “visão de antemão” da Sua glória vindoura. Só assim aprendemos a “ter olhos” para apreciar as Suas maravilhas.
A nossa visão de Deus e sobre Deus é medida na proporção em que somos levados a enxergar a Sua glória. Fora desta realidade, o que podemos formular são “rascunhos teológicos” sobre Sua Pessoa bendita. É o próprio Deus, através da Sua Palavra, quem nos desvenda a Sua majestade. É o Senhor quem nos faz ver quem Ele é! Abaixo desta revelação o que podemos pronunciar são somente discursos espiritualmente terceirizados sobre o Todo Poderoso, sem nenhum sentido bíblico revelado.
De tristeza se derrete em lágrimas minha alma; fortalece-me segundo tua palavra (v.28). Quando a tristeza e a decepção parecem não ter fim, somente o Senhor poderá nos colocar de pé novamente. Este verso nos ensina sobre uma sustentação interna e fortalecimento vindos diretamente Dele. É na suficiência de Deus que experimentamos o remédio para as dores agudas da nossa alma. O único remédio para a tristeza humana está na farmácia celestial e se chama “descanso do” e “no” Senhor! Não há alternativa terapêutica tão eficaz para a alma (que está) angustiada.
Diante das surpreendentes, e muitas vezes inevitáveis tragédias desta vida, só podemos experimentar o alívio de Deus desvestindo-nos das tão frágeis fortalezas humanas. O Sofrimento humano é a dimensão mais propícia para experimentarmos do consolo e da soberania Divina.
Afasta-me do caminho da falsidade e concede-me, piedosamente a Tua Lei (v.29). Precisamos pedir a Deus que nos livre de tentar cumprir a Sua Lei. Porém, o mais interessante aqui é “como” o Senhor nos faz cumprir a Sua Lei. Tentar cumprir a Lei de Deus por conta ou força próprias é loucura. É esforço humano trágico e frustrante, que resulta em garantia de derrota espiritual. A falsidade está no fato de acharmos que podemos cumprir a Lei Divina sem que Ele mesmo o faça em nós. É Yahweh quem cumpre a Sua Palavra em nossas vidas. A nós só nos resta “crer” que isto é de fato possível!
A falsidade também reside em trilharmos qualquer caminho composto por doutrinas ou princípios, diferentes da caminhada na dependência de Yahweh. Mas, quando cremos e acolhemos o ensino gracioso do Senhor, vivenciamos a operação da Sua bondosa didática em nossos corações. Assim como Ele nos discipula no íntimo, também nos ensina em Sua Palavra. É somente Ele quem nos faz participar da didática Divina!
A prevenção contra as idéias erradas sobre Deus é feita por Ele mesmo. Através do acolhimento da Sua palavra revelada temos a garantia de que podemos ensinar “todo desígnio” de Deus da maneira mais saudável possível às pessoas. Todo o ensino sobre a Pessoa de Deus é pessoal. Conceitos teológicos sobre quem é Deus não transformam a vida de alguém. Aprendemos de Deus para que possamos repassar o conhecimento vivo sobre a Sua bendita Pessoa!
Escolhi o caminho da fidelidade e ponho ante meus olhos Teus ensinamentos (v.30). A fidelidade é Deus garantindo algo. É a certeza do cumprimento da Sua Palavra em nossas vidas. Quando a Palavra de Deus é guardada no coração humano, o efeito produzido é a segurança absoluta de que ela se cumprirá. O salmista opta pela concretização da revelação de Deus em seu coração. Ele se deixa levar pela fidelização que o próprio Deus opera na vida dos que crêem em Sua Palavra. Deus é a Sua própria garantia no cumprimento da Sua Palavra. Só nos resta crer nisto como um fato!
Temos que ter uma postura de “não-resistência” à Palavra de Deus. Podemos constatar neste verso que o salmista está sob o efeito da revelação misericordiosa do Senhor. (Não existe melhor caminho do que optar pela orientação para a vida). O ouvir do Senhor precede ao falar sobre Ele. Temos que estar matriculados, por tempo indeterminado, nesta escola de ouvintes dos ensinamentos de Yahweh. Sem esta postura assumida, de eternos aprendizes da Palavra de Deus, não podemos e nem devemos sequer falar sobre Ele.
Apego-e a Teus estatutos, ó Eterno! Não me deixes ficar confundido e envergonhado (v.31). Deus, através da ação do Seu Santo Espírito, é o nosso maior intérprete da Sua Palavra. Não há melhor maneira de se entender a Palavra de Deus do que permitir que Ele próprio seja o nosso Mestre. Ele é o nosso professor da Bíblia por excelência. Ele a inspirou, revelou e fez com que chagasse até nós.
Jamais poderíamos conceber o fato de que Deus geraria em nós embaraços teológicos. Toda confusão quanto ao entendimento da Palavra de Deus tem sua origem na mera compreensão humana, desprovida da Sua ação reveladora e sobrenatural. Experimentar que Deus interprete a Sua Palavra em nosso íntimo gera uma confiança premiada pela segurança.
Seguirei pelo caminho de Teus mandamentos, quando ampliares a compreensão de meu coração (v.32) Esta abertura de entendimento é uma libertação das nossas limitações humanas efetuada por Yahweh, Só podemos crescer no conhecimento de Deus na medida em que nos permitimos que Ele remova os nossos bloqueios conceituais sobre a Sua Pessoa. Somente Deus poderá realizar em nós a remoção das nossas idéias próprias sobre Ele. A Palavra de Deus é a instrução que nos liberta para conhecê-lO melhor. Livra-nos das clausuras conceituais e pré-concepções teológicas recebidas através de ensinamentos bíblicos distorcidos, ou idéias próprias que transferimos para a tutela da revelação bíblica.
Fica uma pergunta interessante sobre esta seção do Salmo 119: de quem são “todas” as ações restauradoras descritas neste belíssimo poema inspirado pelo Senhor? Eis um maravilhoso ensinamento sobre a graça de Deus manifestada através da Sua Palavra!

Solo Deo Glória

Nenhum comentário:

Postar um comentário