domingo, 27 de maio de 2012

AS BEM-AVENTURANÇAS-VII

Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós. Mateus 5:10-12.
Aqui temos as duas últimas bem-aventuranças do sermão do monte. Para os estudiosos da Bíblia estas podem ser estudadas sob uma só visão ou um só assunto, "perseguição". As sete primeiras bem-aventuranças falam do caráter do cristão, e estas duas últimas falam de sua conduta. Assim, a perseguição é o resultado do modo de vida dos filhos de Deus expressa nas sete primeiras bem-aventuranças.
Já abordamos que as três primeiras bem-aventuranças expõem a necessidade de ser pobres ou mendigos de espírito, significando uma completa dependência de Deus. Os que choram são aqueles que vêem seu completo estado de falência. Os mansos são aqueles que nada tem para reivindicar. As quatro seguintes falam da plenitude, os que têm fome e sede serão fartos e por serem fartos são misericordiosos e por serem limpos de coração podem ver Deus, e para os pacificadores o título de filhos de Deus.
Agora temos a última bem-aventurança que fala da perseguição direcionada aos que crêem. A perseguição por causa da justiça está intimamente ligada com o nosso relacionamento com o "mundo", isto é, a nossa conduta perante ele. O que estamos fazendo é lícito ou não? Exemplo: rejeitar um negócio "vantajoso" na base da mentira é algo estranho para ‘mundo’. Aquele que age desta forma se torna alvo de chacota.
A perseguição por causa de Cristo está ligada à pessoa dEle. O "mundo" odeia Cristo: Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. João 15:18. Primeiro, o mundo O odiou, e o relacionamento entre Cristo e so mundo permanece o mesmo: o mundo continua e continuará odiando Cristo. Então, sem nenhuma razão, exceto por causa de Cristo, o mundo nos odeia, simplesmente e unicamente por estarmos em Cristo.
Precisamos do discernimento do Espírito de Deus para sabermos qual o real motivo da perseguição. Jesus deixou bem claro que a perseguição é por causa Dele e não por causa de uma doutrina. São comuns no meio evangélico as cisões por causa de uma ênfase doutrinária. E, os dissidentes saem dizendo que foram humilhados e que estão sendo perseguidos, quando na verdade o que está por trás da suposta "perseguição" é uma ênfase doutrinária; para estes, há uma sensação de martírio.
O apóstolo Paulo escrevendo para o seu filho na fé Timóteo, que com certeza estava sofrendo, lhe assegura que o verdadeiro motivo da perseguição é uma vida de completa dependência de Deus: E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições. II Timóteo 3:12. A palavra grega para piamente é eusebes que traz o conceito da palavra hebraica hasâh que significa "confiar", "buscar ou tomar refúgio". Neste caso, o texto pode ser lido desta maneira: "Todos os que confiantemente querem viver em Cristo...". Assim, a perseguição está intimamente ligada a uma vida de inteira confiança em Deus.
Lemos que a confiança no Senhor suscita a perseguição. No entanto, onde está a perseguição à igreja? Este texto nos leva ver os dois lados da vida cristã. O lado positivo e o lado negativo. O lado negativo é que, se não estamos sendo perseguidos algo está errado. Um pensador cristão anônimo disse: Não estamos sendo perseguidos, porque estamos de mãos dadas com o mundo. O lado positivo é que, se alguém está sendo perseguido por causa do nome de Cristo, mostra que é possuidora do reino dos céus. Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.
Comumente, como reagimos quando estamos sob fortes acusações? O Senhor congratula os que são perseguidos por causa do seu nome, e disse: Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós. Sejamos sinceros conosco mesmos, é assim que reagimos? Comumente nós nos defendemos, ao tomarmos conhecimento de que alguém está nos criticando ou nos perseguindo. Quando isto acontece a primeira reação é sairmos à caça do perseguidor, quando deveríamos entregar a nossa causa a Deus para que Ele mesmo nos defenda. Ele disse a Moisés certa vez: "Serei inimigo dos teus inimigos e adversários dos teus adversários". Êxodo 23.22.
Henry Suso foi um grande crente em dias passados. Um dia, ele estava buscando o que alguns crentes têm-me dito que também estão buscando: conhecer melhor a Deus. Vamos colocar isso nestes termos: você está procurando ter um despertamento religioso no íntimo de seu espírito que o leve para as coisas profundas de Deus. Bem, quando Henry Suso estava buscando a Deus, pessoas começaram a contar histórias más sobre ele, e isso o entristeceu tanto que ele chorou lágrimas amargas e sentiu grande mágoa no coração.
Então, um dia, ele estava olhando pela janela e viu um cão brincando no terraço. O animal tinha um trapo que jogava por cima de si, e tornava a alcançá-lo apanhando-o com os dentes, e corria e jogava, e corria e jogava muitas vezes. Então, Deus disse a Henry Suso: "Aquele trapo é sua reputação, e estou deixando que os cães do pecado rasguem sua reputação em pedaços e a lancem por terra para seu próprio bem. Um dia desses, as coisas mudarão". Artigo extraído do livreto cinco votos para obter poder espiritual de A.W. Tozer.
Aqueles que confiam no Senhor se curvam humildemente à vontade de Deus, mesmo quando as suas cabeças estão sob a mira do cutelo. Numa linguagem poética, os que confiam no Senhor podem exclamar: Levanta-te, vento norte, e vem tu, vento sul; assopra no meu jardim, para que destilem os seus aromas. Ah! entre o meu amado no jardim, e coma os seus frutos excelentes! Cantares 4:16. Isto significa dar boas vindas às tribulações. O poeta, Goethe, disse o seguinte: "Eu nunca tive uma aflição que não se transformasse em um poema."
A Palavra de Deus é uma galeria de arte: seja nas formas de expressão, nos fatos, nos tipos, nas alegorias, nas parábolas ou poemas, sempre encontraremos lições que enchem de significado a vida cristã. E, aqui vemos um tipo da vida cristã, nesta expressão: "vem vento norte, e tu, vento sul, assopra no meu jardim". À luz da Palavra de Deus os ventos são usados para trazer vida: E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. Ezequiel 37:9.
Então, qual é o significado destes quatro ventos? Novamente, à luz da palavra de Deus cada um dos quatro, com relação ao hemisfério norte, traz uma notícia. O vento norte sopra o vento frio, tipificando a perseguição, a frieza que vem deste mundo: Da recâmara do sul sai o tufão, e do norte o frio. Jó 37:9.
O vento sul sopra o vento quente, o vento da calmaria, isto nos fala do amor de Deus derramado em nossos corações: Ou de como as tuas roupas aquecem, quando do sul há calma sobre a terra. Jó 37:17.
O vento oriental sopra o vento do quebrantamento: Tu quebras as naus de Társis com um vento oriental. Salmos 48:7. E o vento oeste nos fala da abundância de Deus. Os pescadores estarão junto dele; desde En-Gedi até En-Eglaim, haverá lugar para estender as redes; o seu peixe será, segundo a sua espécie, como o peixe do Mar Grande, em multidão excessiva. Ezequiel 47:10. E, estes quatro ventos juntos formam um redemoinho, significando vida de ressurreição. E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho. II Reis 2:11.
A Sulamita é um tipo, e como tipo nos fala do homem que está em Cristo. Ela solicita a presença dos ventos norte e sul. Ela está dando boas vindas a estes ventos. Levanta-te, vento norte, e vem tu, vento sul. Significando que ela está preparada para qualquer experiência. Ela anseia pelo seu Amado, por isso, ela aceita ser quebrantada, "vem vento norte, vem vento sul". Ela aceita a operação da cruz.
Como filhos de Deus podemos dar "boas vindas" as dificuldades, pois, sabemos que elas cooperam para o propósito de Deus que é nos fazer semelhantes ao seu Filho: E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. Romanos 8:28-29.
Será que podemos dizer como "Sulamita" vem vento norte, vem vento sul assopra no meu jardim? E, o que significa estar no jardim? Jardim significa lugar de comunhão, lugar de se "perder em Deus". Lugar de intimidade onde os intrusos não podem entrar. Lugar de "frutos excelentes". Lugar de fragrância, porque Cristo está lá. E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento. Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. Amém.

Solo Deo Glória

Nenhum comentário:

Postar um comentário