sábado, 26 de maio de 2012

O MINISTÉRIO DA PALAVRA DE DEUS

Antes, rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo o homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade. II Coríntios 4:2.
Deus, em sua infinita bondade, nos concedeu vida por meio da nossa morte e ressurreição no corpo do nosso Senhor Jesus Cristo, fato este confirmado a nós pela palavra viva. É a ação da graça e da misericórdia de Deus a favor do indigno e que nada merece. Ele bondosamente nos deu vida, Ele nos perdoou por meio da morte de Seu Filho e nos concedeu Sua própria vida. Nascemos na família de Deus, temos Sua vida em nós e somos Seus filhos.
Todos esses fatos são evidências de um milagre operado em nós pelo "dedo de Deus" - o novo nascimento. Antes de sermos regenerados, estávamos mortos em nossas transgressões, mas agora, estamos vivos para Deus. Antes éramos inimigos de Deus, agora amigos. Antes estávamos condenados, agora absolvidos. Antes estávamos sob o peso da culpa, agora com a uma consciência limpa. Antes não tínhamos vida, agora Cristo é a nossa vida. Antes separados, agora temos um relacionamento com Deus.
Mas, infelizmente muitos dos filhos de Deus pensam que a experiência do novo nascimento é o fim em si mesmo. Por isso, muitos podem estar perguntando: - E, agora? Se já recebi a nova vida, o que mais devo esperar, além de morrer e ir para o céu? O apóstolo Pedro responde: Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos. I Pedro 1:3.
Conforme o que acabamos de ler, a regeneração tem uma finalidade: "nos gerar para uma viva esperança". Isto significa que temos um alvo; que fomos regenerados com um propósito definido por Deus. Este propósito é nos fazer semelhantes ao Seu Filho. Quando somos salvos, o Espírito Santo, por meio da palavra de Deus, revela ao nosso espírito outrora morto, o que Cristo fez. A partir deste momento o Espírito Santo vem habitar em nosso espírito, com o propósito de revelar progressivamente em nós, a pessoa de Cristo, num processo continuamente renovador: Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. II Coríntios 3:18.
Porém, quando olhamos para o cenário atual, notamos que muitos filhos de Deus parecem desconhecer o propósito para o qual foram chamados. Isto porque, dias e anos passam e eles continuam os mesmos. Por que isto acontece? A palavra de Deus nos garante que aqueles cujos espíritos foram vivificados são predestinados "para serem conformes à imagem de seu filho": Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. Romanos 8:29 - indicando um movimento renovador assim que a vida lhes é concedida. Assim, pensamos ser legítimo perguntar: O estado em que esses filhos de Deus se encontram não seria um fato que aponta para a crise da igreja?
Devemos admitir a nossa crise e, a crise da Igreja é a crise da palavra de Deus. O mundo está pressionando a Igreja a fazer concessões, a se render aos seus "valores". Ironicamente, este é o "papel" do mundo. Mas, quando olhamos para a Igreja vemos divisões, ensinos errôneos e uma enorme confusão na qual, o legalismo e o humanismo vivem de mãos dadas.
O que fazer diante desta situação de distorção e anormalidade? Esta pergunta nos leva inevitavelmente a outro questionamento. O que é evangelho? Qual é a boa-nova? Qual a natureza do evangelho? A natureza do evangelho é trazer à luz a vida e a incorruptibilidade - o que Cristo realizou quando esteve aqui entre os homens. E, o que Cristo fez lá na cruz do calvário foi destruir o poder da morte e trazer à luz a vida e a imortalidade. E que é manifesta agora pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual aboliu a morte, e trouxe à luz a vida e a incorrupção pelo evangelho. II Timóteo 1:10.
Quando as coisas começam a ficar difíceis, quando a Igreja está fora de ordem, o que é preciso fazer? Como resistir às correntezas internas e externas? Sem nenhuma dúvida precisamos retornar à Fonte. Precisamos retornar ao fundamento. O apóstolo Paulo orientou o seu filho na fé, Timóteo, dizendo: E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. II Timóteo 2:15.
A solução está no retorna à Palavra de Deus. Toda esterilidade, pobreza e corrupção que encontramos nas igrejas se devem ao elemento humano, mais precisamente às lideranças. Os Líderes são "inadequados" porque são pessoas que não foram quebradas pela cruz. Líderes que se levantam e falam de acordo com a sua própria mente. O que dizem é de nenhum valor.
Que Deus possa encontrar aqueles que são quebrantados e humilhados pela operação da cruz para que a Sua Palavra flua por meio deles. Deus está continuamente buscando aqueles a quem Ele possa usar e revelar o Seu propósito. E, o seu propósito é manifestar a glória de Seu Filho, mostrar a suprema riqueza da Sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.
A superficialidade e a pobreza são marcantes no ministério dos dias atuais. A causa está no fato de muitos terem deixado de lado a cruz. Eles deram um jeito de escapar da cruz ou até falam da cruz com um sotaque humano. Uma espécie de fuga da cruz, uma fuga do Calvário. Se você puder ajudar outros com a sua compaixão ou compreensão, é um traidor de Jesus Cristo. Você tem que se manter num relacionamento correto com Deus e dar-se aos outros à maneira de Deus, não à maneira humana, que ignora Deus. A ênfase hoje em dia é religiosidade benévola. Oswald Chambers.
A cruz é o fundamento do ministério. Deus trata com o homem estando ele "em Cristo", mas este mesmo homem precisa ser trabalhado, lavrado interiormente pelo Espírito Santo, pelo princípio contínuo da cruz. A vida que flui pelo contínuo morrer: Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos. II Coríntios 4:10. Todo aquele que experimentou a morte e a ressurreição em Cristo, passa a ser uma testemunha viva neste mundo.
Conhecer a Cristo é a chave do ministério. Se, somos chamados para proclamar a Palavra de Deus, precisamos da revelação da Pessoa de Cristo. Tal revelação incendiará o nosso coração por Ele e, conseqüentemente, pelas almas perdidas. Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, Revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, não consultei a carne nem o sangue. Gálatas 1:15-16. Fomos chamados para pregar o Evangelho - a boa nova de salvação - e não para argumentar sobre o Evangelho.
A mensagem deve girar em torno da Pessoa de Cristo, a Palavra Encarnada, o Logos que Se fez Carne. Um dia a Palavra se tornou carne, e quando isso aconteceu, Cristo se manifestou entre o Povo. Pouco importa a nossa experiência em falar do Senhor. Somos apenas uma voz. Ainda que essa voz possa ser suave ou eloqüente, ela se tornará viva somente quando receber conteúdo. Se o Logos não estiver nessa voz, ela ficará vazia, como o metal que soa ou como o sino que retine.
Sim! Todos os que foram salvos são verdadeiras testemunhas, vos sois as minhas testemunhas, disse Jesus, mas nem todos foram chamados para ir. E, aqueles que foram chamados para uma missão específica precisam saber que antes do Ide, tem o Vinde. E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores; E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens... Passando adiante, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu e João, seu irmão, que estava no barco em companhia de seu pai consertando as redes; e chamou-os. ... Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Mateus 4:18-21; 28:19-20.
Aqueles que foram chamados para Ir precisam saber que não é só pregar e ensinar sobre Cristo, mas que tenham a revelação do próprio Cristo. A vocação pode ser resumida nestas palavras: Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós. II Coríntios 4:7. Podemos interpretar este texto desta maneira: Somos frágeis vasos de barro, e se há alguma realização, se há alguma persistência, se há alguma eficiência, deve ser creditada ao poder, à excedente grandeza do poder, que é de Deus e não de nós mesmos. Isto é Cristo em Seu vaso de barro, no poder da vida ressurreta.
Nas Escrituras vemos a supremacia do Senhor, Aquele que está assentado sobre o trono. Em outras palavras, é a soberania absoluta de Jesus Cristo como Cabeça da Sua Igreja. Deus O ressuscitou dentre os mortos e fê-Lo "sentar à Sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio para ser o Cabeça sobre todas as coisas". Somos participantes de um reino que não pode ser abalado por nada neste mundo. "As portas do inferno não prevalecerão contra ele".

Solo Deo Glória

Nenhum comentário:

Postar um comentário