quinta-feira, 10 de maio de 2012

JESUS, O BOM PASTOR

Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa. O mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado com as ovelhas. João 10:11-13.

Existem três descrições que a Bíblia faz do Senhor: o bom Pastor ( texto acima citado), o grande Pastor: Ora, o Deus da paz, que tornou a trazer dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, o grande Pastor das ovelhas, pelo sangue da eterna aliança. Hebreus 13:20 e o supremo Pastor: Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória. 1Pedro 5:4. O bom Pastor deu a Sua vida na cruz por nós; o grande Pastor fala da Sua ressurreição, e o supremo Pastor revela que Ele está glorificado, assentado à destra do Pai. O bom Pastor dá a Sua vida pelas ovelhas, a fim de que possam receber vida. Em contraste direto, temos a atuação dos pastores mercenários, cujo propósito é, antes de tudo, tirar proveito das ovelhas ao invés de servi-las.
Morrendo por nós, o efeito da Sua morte deve estar registrado em nós, porque morremos com Ele. Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram. 2 Coríntios 5:14. E nossa morte com Cristo significa a morte do homem natural, ainda que este homem natural seja bom de acordo com os padrões deste mundo; mas, é preciso morrer!
Cristo tomou o lugar do pecador na cruz, e no Seu corpo, lá na cruz, recebeu o pecado, para que o pecador, morto para o pecado, tome lugar com Ele na glória. Carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados. 1Pedro 2:24. Fomos tirados da condição de culpados e colocados para sempre numa nova condição de justiça imaculada. Deste modo, podemos tomar parte no brado que há de ressoar por toda a eternidade: Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua misericórdia e da tua fidelidade. Salmo 115:1.
O grande Pastor fala da Sua ressurreição. A morte de Cristo satisfez todas as exigências de Deus quanto ao nosso pecado e a Sua ressurreição tornou-se a origem de poder em todos os pormenores da luta. A palavra ressurreição pode ser definida como vida. Ressurreição significa que não há mais nada do que era antigo e que tudo agora é novo. Esta é uma posição inteiramente nova para o homem. O que pressupõe a vida é a morte, pois não pode haver nada novo neste caminho até que tudo seja lançado fora. A cruz, portanto, é o fundamento da mensagem cristã. Falar sobre a ressurreição com Cristo sem reconhecer que esta sucede a morte, é inútil. Insensato! O que semeias não nasce, se primeiro não morrer. 1 Coríntios 15:36.
A nossa ressurreição em Cristo, além de uma nova posição, significa um abandono completo da antiga posição e com todas as coisas que estão relacionadas a ela. E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. 2 Coríntios 5:17. Outro significado da nossa ressurreição, é que o poder operante em nós vem unicamente de Deus, e poder nenhum deste mundo pode apagá-lo. Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós. Efésios 3:20.
A ressurreição nos traz à consciência que as Escrituras tem como objetivo maior a revelação da Pessoa de Cristo, e que a função do Espírito Santo é revelar Cristo em nós. Essa revelação não está fora da Palavra de Deus. A seguir, Jesus lhes disse: São estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. Lucas 24:44.
O supremo Pastor está relacionado à Sua glorificação, àquele que está acima de toda autoridade. Ele tem o domínio sobre tudo e todos, nada está fora do Seu controle. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai. Filipenses 2:9-11.
O nosso Senhor Jesus Cristo já venceu e obteve o triunfo na cruz do Calvário. Agora Ele está coroado com honra e glória. Ele foi feito o herdeiro de todas as coisas e está assentado à direita de Deus, esperando que seus inimigos sejam postos por estrado dos Seus pés. Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas. Hebreus 1:1-3. Cristo destruiu todos os poderes que mantinham a criação aprisionada. Ele já venceu o pecado, a carne, o mundo e Satanás. Ressuscitou vitorioso sobre todos os poderes das trevas, conduzindo, assim, o Seu povo, da antiga criação e de tudo quanto lhe pertence, para a nova geração.
No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. Isaísas 6:1.
Esta foi a visão que o profeta teve: o Senhor assentado. E esta é a visão que precisamos ter: que Deus ressuscitou o Senhor Jesus Cristo dentre os mortos e O fez sentar, à Sua direita, nos lugares celestiais, sobre um alto e sublime trono, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, para ser o cabeça sobre todas as coisas.
O bom Pastor morre pelas Suas ovelhas, o grande Pastor nos deu vida pela Sua ressurreição, e o supremo Pastor, que está assentado à direita da Majestade, governa cada detalhe de nossa vida.

As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. João 10:27. No incrível relacionamento entre o Pastor e suas ovelhas, em união íntima, estas podem viver confiantes, seguras e tranqüilas. Como pastor, apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos e os levará no seio; as que amamentam ele guiará mansamente. Isaías 40:11.

Solo Deo Glória

Nenhum comentário:

Postar um comentário