domingo, 27 de maio de 2012

BEM AVENTURANÇAS II

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra. Mateus 5:5.
A palavra grega para manso é prautes, que significa "suportando a ferida com paciência e sem ressentimento", mas também agrega outras características, como: amável, gentil, bondoso, brandura e humildade. A explicação ou a tradução mais ampliada deste texto fica assim: Bem-aventurados aqueles que deixam ir a sua própria vontade e deixam que Deus seja o seu tudo. Na visão de Watchman Nee, mansidão é aquele que está disposto a negar-se a si mesmo e tomar a cruz alegremente.
Os mansos são aqueles que alegremente se submetem à vontade de Deus, em quaisquer circunstâncias. Não reivindicam os seus próprios "direitos", permitem a operação da cruz, tornando-se "fracos", e o resultado dessa operação é torná-los brandos, amorosos e flexíveis. Devemos nos lembrar que essas características só são possíveis a partir da primeira bem-aventurança. Bem-aventurados os "pobres ou humildes" de espírito.
A mansidão, à luz da palavra de Deus, é uma virtude que só a encontramos na Pessoa do nosso Senhor Jesus Cristo. É dos lábios de Jesus que temos uma viva descrição da marca do Seu caráter: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. Mateus 11: 28-29-30. É um jugo de uma completa submissão, aprendendo com Ele a permanecer na vontade de Deus. Não é uma virtude do temperamento humano, mas do fruto daqueles que estão em Cristo.
O profeta Isaías já anteviu essa marca de Jesus, ao escrever: Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a boca; como um cordeiro que é levado ao matadouro, e como a ovelha que é muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a boca. Isaías 53:7. E quando chegou o momento dessa profecia de Isaías se cumprir, vemos sua mansidão em meio a Sua maior prova: Mas ao ser acusado pelos principais sacerdotes e pelos anciãos, nada respondeu. Perguntou-lhe então Pilatos: Não ouves quantas coisas testificam contra ti? E Jesus não lhe respondeu a uma pergunta sequer; de modo que o governador muito se admirava. Mt 27:12-14.
Jesus sabia quem Ele era, mas se recusou a dizer. A consciência do Seu poder O fez agir com mansidão no meio do conflito, e, mesmo diante da explosão da multidão, quando queria fazê-Lo rei, Ele se lembrou da passagem do profeta Isaías: Eis aqui o meu servo, a quem sustenho; o meu escolhido, em quem se compraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele. Ele trará justiça às nações. Não clamará, não se exaltará, nem fará ouvir a sua voz na rua. A cana trilhada, não a quebrará, nem apagará o pavio que fumega; em verdade trará a justiça; não faltará nem será quebrantado, até que ponha na terra a justiça; e as ilhas aguardarão a sua lei. Isaías. 42:1-4. Sua mansidão funciona. Ela gera a retidão, e trará a justiça à terra, porque Ele mansamente toma o pecador e o torna completo.
O fundamento desse convite acha-se no modo de vida do próprio Jesus, sou manso e humilde de coração; aqui vemos que Jesus era submisso diante de Deus e dos homens, dependia completamente Dele, e Se dedicava a Ele. É por isso que pode chamar a Si todos os que estão cansados e que estão sobrecarregados, oferecendo-lhes descanso para àqueles que O seguem. A posição central do convite do Salvador corresponde àquela do hino a Cristo em Filipenses 2:6-11, que faz a descrição da obra de Cristo, desde o Seu esvaziar-Se de Si mesmo até a Sua humilhação de Si mesmo, e até a Sua exaltação da parte de Deus.
Ser manso é permanecer olhando para Jesus diante daquilo que nos irrita, é permanecer olhando para Jesus mesmo diante de uma provocação. Manso é aquele que permite perder uma discussão sem se exasperar. É ser livre do espírito de vingança, mesmo diante de uma injustiça. Porque é coisa agradável, que alguém, por causa da consciência para com Deus, sofra agravos, padecendo injustamente. Porque, que glória será essa, se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? Mas se, fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis isso é agradável a Deus. Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas. O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano. O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente. I Pedro 2:19-23.
O homem que é realmente manso não tem pena de si mesmo, e nunca se lamenta por si mesmo. Não tem autocomiseração, não gasta tempo reclamando, ou reivindicando seus direitos, pois sabe que nada merece. Não teme o que os outros dizem a seu respeito. Sofre o dano sem se queixar, não se defende e nem faz ameaças, entrega tudo Àquele que julga retamente. John Bunyan expressou assim o que é um homem manso: Aquele que está caído, não precisa temer a queda.
A Bíblia fala que Moisés era um homem mui manso: Ora, Moisés era homem mui manso, mais do que todos os homem que havia sobre a terra. Números 12:3. Deus o chamou para liderar o Seu povo, um chamado muito elevado. Porém, é impossível para o homem "natural" ser suave com aqueles que o atacam. No caso de Moisés, ele não se defendeu. Quando seus irmãos Arão e Mirian o atacaram por causa da mulher cuxita, como líder, ele podia repreendê-los, mas não o fez, preferiu guardar em silêncio. O indivíduo manso não se orgulha de si mesmo; não se vangloria o seu próprio respeito sob hipótese alguma. Pois sente que em si mesmo coisa alguma existe de que ele possa gabar-se. D. Martyn Lloyd-Jones.
Tal silêncio não foi uma manifestação de fraqueza, mas de poder, não se defendeu, porém, esperou em Deus para que o defendesse. Moisés mostrou-se verdadeiramente um homem manso; em vez de alimentar qualquer ressentimento contra seu irmão e irmã, estava pronto para, imediatamente, tomar o lugar de intercessão: Pelo que Arão disse a Moisés: Ah! Senhor meu, ora não ponhas sobre nós este pecado, que fizemos loucamente, e com que havemos pecado! Ora, não seja ela ela como um morto, que saindo do ventre de sua mãe, tenha metade da sua carne já consumida. Clamou, pois, Moisés ao Senhor, dizendo: Ó Deus, rogote-te que a cures. Números 12:11-13.
Um homem que conhece o seu próprio lugar na presença de Deus é capaz de se elevar acima de toda maledicência. Não se deixa perturbar por ela, a não ser por causa daqueles que a praticam. Pode bem perdoá-la. Não é atingível, pertinaz, nem se ocupa consigo mesmo. Sabe que ninguém o pode pôr mais baixo do que ele merece estar, e, por isso, se alguém fala contra si pode humildemente curvar a cabeça e passar em frente, entregando-se a si próprio deixando a sua causa nas mãos Daquele que julga justamente e que seguramente retribuirá a cada um segundo as suas obras.
A mansidão inclui a idéia de que nós não devemos nos preocupar com o que dizem a nosso respeito, e, também, com o que dizem a respeito de Deus. Tratemos a todas os homens com cortesia perfeita; que possamos responder sem rancor; que possamos discutir sem intolerância; que possamos enfrentar a verdade sem ressentimento, que possamos estar zangados e sem pecar e que possamos ser gentis e entretanto não ser débeis. William Baclay.
Em outras ocasiões, no caso de Moisés, quando as circunstâncias o exigiram, vemo-lo agindo com rigor. Exemplo disso é no incidente do bezerro de ouro. Diante da idolatria do povo, construindo para si um bezerro de ouro e adorando-o, quebrando, assim a aliança com Deus, ele reage com ira: Chegando ele ao arraial e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se-lhe a ira, e ele arremessou das mãos as tábuas, e as despedaçou ao pé do monte. Então tomou o bezerro que tinham feito, e queimou-o no fogo; e, moendo-o até que se tornou em pó, o espargiu sobre a água, e deu-o a beber aos filhos de Israel . Êxodo 32:19-20.
E, como cristãos, qual é a nossa relação com a palavra de Deus? Devemos recebê-la com mansidão. Pelo que, despojando-vos de toda sorte de imundícia e de todo vestígio do mal, recebei com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas Tiago 1:21. Um homem manso se submete à vontade do Senhor, ocupando o humilde lugar de um servo, vivendo, cada dia, da palavra que sai da boca de Deus, e curvando-se em total obediência. Pode dizer como Maria quando recebeu a visita de Deus, por meio da Sua palavra: Cumpra em mim conforme a tua vontade. A mais alta realização na vida espiritual é ser capaz de dizer sempre e em todas as coisas: "Seja feita a Tua vontade". Robert C. Chapman.
E, para aqueles que nos perguntam acerca da salvação? Devemos responder com mansidão. Antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós1 Pedro 3:15. O homem manso é aquele que não tem pressa para falar. Mas, quando fala a palavra de Deus, essa vem sempre adornada de graça, "agradável" e "temperada com sal".
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra
. Essas palavras simplesmente nos dizem que aquele que está em Cristo, está satisfeito por não ter nada, mas por possuir tudo. Goldsmith disse: O manso é aquele que nada tendo porém tem tudo. "Hoje", em parte, mas naquele "dia" compartilharemos com o nosso Senhor a plenitude de todas as coisas. O sétimo anjo tocou a trombeta, e houve no céu grandes vozes, dizendo: O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos.

Solo Deo Glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário