domingo, 27 de maio de 2012

AS BEM-AVENTURANÇAS - V

Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus. Mateus 5:8.
A palavra grega para limpos é katharos que agrega outros significados como: sem mancha, imaculado e puro. A palavra grega para coração é kardia, simbolizando o centro da vida interior como um todo: as emoções, a vontade e a mente. Ser puro de coração remete para o fato de que os nascidos de novo são possuidores de um amor não dividido. Eles consideram Cristo o seu maior bem. Esta bem-aventurança pode ser assim entendida: Bem-aventurados aqueles que deixam ir a sua duplicidade e deixam que Deus seja a sua única visão.
A pureza de coração corresponde à simplicidade dos olhos. Isto significa que o nosso Senhor é o único objeto de nossa atenção. Trata-se de uma vida que está totalmente voltada ou devotada ao Senhor. O salmista definiu e expressou o que significa ser puro de coração: Dispõe-me o coração para só temer o teu nome. Salmos 86:11. A dificuldade dos filhos de Deus é a duplicidade de seus corações. A batalha que se trava no íntimo de cada filho de Deus é o fato de possuir uma mente voltada unicamente para o Senhor e sob o seu governo.
Por isso o salmista orou ao Senhor para que lhe dispusesse o coração "para só temer o teu nome". É como se ele tivesse expressado assim: "faze meu coração tornar-se singelo; tira dele as duplicidades que lhe ofuscam a visão, e deixa-o puro, sincero, inteiramente isento de qualquer hipocrisia" O coração puro é o coração que não está dividido; um coração que vive para a glória de Deus em todos os aspectos da vida, sendo este o supremo propósito de nossa existência.
Pureza de coração significa simplesmente um estado em que não há nada obstaculando ou nos impedindo de ver Deus. Mas, o que se faz necessário, antes que possamos ver Deus? Considerando que todos os homens nascem espiritualmente cegos, por causa do pecado. Então, o primeiro obstáculo a ser removido do homem é o pecado. A conseqüência logo após a queda do homem foi que os seus olhos foram abertos para si mesmos e fechados para Deus: Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. Gênesis 3:7.
Abriram os seus olhos para a sua própria condição. Condição esta de "desgraçado, miserável, pobre, cego, e nu. Tornaram-se aviltados, impotentes, escravos de Satanás, com uma consciência culpada, - triste fruto da árvore do conhecimento. Assim, no caso de Adão e Eva, a descoberta da sua nudez foi seguida por um esforço próprio para ocultá-la: ...e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais". É este o primeiro relato que temos do esforço do homem para remediar, por seu próprio expediente, a sua condição de cegos diante de Deus.
Aqui, pois, está a posição terrível do homem diante de Deus: Impuros, maculados, sem olhos para ver Deus e essencialmente corruptos: Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Esse coração enganoso que herdamos de nossos pais (Adão e Eva), é a fonte de toda a desordem dos homens. O senhor Jesus se dirigiu aos fariseus que se limitavam apenas a observar estritamente certo número de formas exteriores e tradições, com estas palavras: Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. Mateus 15:19.
O Senhor, que conhece bem o coração do homem, não Se deixa enganar pelas aparências. Dirigindo-Se a seus discípulos que também estavam desconcertados com Suas palavras, expõe a maldade do coração humano e a sua total ruína. Sim, as mãos podem estar impecavelmente lavadas, enquanto o coração está cheio de sujeiras. Esse coração, também nós o possuímos. Reconheçamos quão horrível é o conteúdo do coração humano, de nosso próprio coração, mesmo que o ocultemos sob uma aparência respeitável e agradável.
As três primeiras bem-aventuranças discorrem sobre a nossa necessidade espiritual, sobre a nossa necessidade de um espírito humilde, um choro de lamento em face do estado de pacaminosidade que nos encontrávamos; sobre a necessidade de sermos mansos, isto é, a consciência de que não temos direitos a reivindicar. Depois se segue as bem-aventuranças que tem como propósitos satisfazer as nossas necessidades, "fome e sede", serão "fartos"; Os "misericordiosos que alcançarão misericórdia; os limpos de coração, porque verão a Deus.
Quem são esses que são puros de coração? Deus não vê como o homem, o homem vê o exterior, mas Deus vê o que está no interior do homem. O Evangelho do nosso Senhor Jesus se interessa pelo estado do coração; toda a sua ênfase recai sobre o coração. Basta lermos os ensinamentos de Jesus que logo descobriremos a advertência: Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de iniqüidade. Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo.
A grande advertência de Jesus contra os fariseus é que eles estavam interessados no exterior de copos, pratos e vasos, mas ignoravam o interior. Estes homens vistos por fora pareciam sem defeitos, mas seus interiores cheios de cobiças e de iniqüidades.
Por isso, o Evangelho concentra-se sobre o coração do homem. Aquele que deseja um coração puro descobre que não há forças em si mesmo para tal. E, é neste ponto que a cruz entra com o seu trabalho. Inicialmente a cruz opera a troca de coração ou da vida. Tudo que o homem precisa saber é que em Cristo ele encontra tal pureza. A cruz entra para fazer a cisão, isto é, tirar fora aquilo que não serve para nada: Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus. Romanos 2:29.
O processo de purificação começa pela justificação, na justificação se dá o início da nossa caminhada com Deus. Na justificação Deus nos leva ao fim de nós mesmos, isto significa que a nossa velha vida que herdamos de nossos pais é deixada para trás pela nossa morte com Cristo. E, juntamente com Ele somos ressuscitados para andarmos em novidade de vida. De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Romanos 6:4.
A Justificação nos coloca no caminho, e a caminhada é o processo pelo qual a graça de Deus vai nos aperfeiçoar e nos purificar: Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda. Apocalipse 22:11.
O que deve ser entendido acerca desta bem-aventurança quando diz que "veremos" a Deus? Em primeiro plano não é uma visão externa, não é uma visão dos olhos da carne. É uma visão espiritual. É uma visão subjetiva conferida pela palavra de Deus. O profeta Isaías expressou seu anelo por Deus assim: Com minha alma te desejei de noite, e com o meu espírito, que está dentro de mim, madrugarei a buscar-te; porque, havendo os teus juízos na terra, os moradores do mundo aprendem justiça. Isaías 26:9.
A visão de Deus, como a busca por Ele, se dá em nosso espírito, "e com o meu espírito, que está dentro de mim". O nascido de novo pode ver Deus em um sentido que ninguém mais pode vê-lo. Além de poder contemplar Deus no seu espírito, os nascidos de novo podem ver Deus nos acontecimentos históricos, podem ver Deus em cada situação de suas vidas. Uma visão que é possível pelos olhos da fé.
Podemos dizer também que "hoje" estamos vendo Deus, e "amanhã" o veremos mais. "Agora vemos como um espelho, obscuramente" "amanhã" haveremos de vê-lo como Ele é: Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos. I João 3:2. Não podemos duvidar que essa é a mais maravilhosa declaração que nos foi dada , isto é, nós haveremos de ver Deus face a face.
O apóstolo Paulo escrevendo aos crentes de Éfeso orou por eles, não porque eles não tinham uma experiência com Deus, rogou por eles, não para pedir benções, pois eles já tinham sido informados que já as possuíam em Cristo. Mas, para que Deus iluminasse os seus olhos para ver as riquezas contidas em Cristo....não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações: Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação; Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos. Efésios 1:15-18.
Podemos dizer que os crentes de Éfeso começaram a ver, mas precisavam ver mais, "tendo iluminados os olhos do vosso entendimento" ou "coração". Eles possuíam olhos, mas precisavam de luz para ver mais. Eram puros, mas precisam de mais e mais pureza. Fomos justificados, isto é, recebemos a "Luz" nossos olhos foram abertos, mas precisamos crescer nessa visão, precisamos ver mais e mais a pessoa de Cristo. E quanto mais intensa a luz, mais claro fica o ambiente. E, o princípio que opera nessa pureza é o princípio da cruz. "levar o morrer de Jesus no viver diário". Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos. 2 Coríntios 4:10.

Solo Deo Glória

Nenhum comentário:

Postar um comentário