domingo, 13 de maio de 2012

A EXALTAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS 6

Venham sobre mim também as tuas misericórdias, ó SENHOR, e a tua salvação segundo a tua palavra. Salmo 119:41
O Salmo 119 é um poema com finalidade didática. É um ensino sobre a segurança que vem de Deus mediante a apreensão da Sua palavra. É fruto de experiência pessoal em relação à suficiência de Yahweh mediante a revelação da Sua palavra!
O Salmo 119 é um acróstico (recurso para memorização) formado pela combinação das letras do alfabeto hebraico, que traz a idéia de perfeição e construção de um saber revelado por Deus. O autor deste extenso poema é um salmista que foi impactado pela graça de Deus, através da revelação da Sua palavra.
A palavra de Deus é um instrumento para tornar conhecido o Seu amor redentor pela humanidade. O salmista captou este recado Divino e tal revelação o impulsionou a exaltar em todo momento a palavra de Yahweh. A experiência pessoal com O Pai fez com que o salmista compusesse este maravilhoso poema de 176 versículos. Dos versos 41 ao 42 temos um precioso ensino sobre a sede da Pessoa de Deus e a necessidade da confiança em Sua palavra diante das oposições pessoais.
Venham sobre mim também as tuas misericórdias, ó SENHOR, e a tua salvação segundo a tua palavra Salmo 119:41. Deus é misericordioso e esta qualidade divina não pode ser totalmente definida por nenhum dicionário bíblico-teológico. Por mais que tenhamos algumas elucidações semânticas do termo, pertinentes ao Antigo e o Novo Testamentos, no vocabulário divino os termos misericórdia, graça e amor só têm verdadeiro sentido quando revelado na experiência pessoal. Trata-se da vivência na base da dependência Daquele que olha a humanidade com misericórdia.
A misericórdia é infinita e inesgotável e emana da natureza divina, fazendo com que Deus seja sempre e ativamente compassivo em relação à humanidade. É a constância e a insistência do Senhor em olhar para a nossa condição de miséria e depravação total humanas.
Em Deus a misericórdia não é um estado temporal ou momentâneo de humor para com a humanidade. É parte integrante do ser divino. Nunca houve um dia sequer, após a criação dos céus e da terra, que o amor misericordioso do Pai não se manifestasse ou deixasse de existir.
A misericórdia nunca começou e jamais terminará. É o ser de Deus em ação olhando para o ser humano que vive sem o Seu amor redentor. Nunca será maior porque já é infinita em si mesma. Nunca será menor porque o infinito não pode sofrer diminuição. Nada que aconteça, no céu, na terra ou até mesmo no inferno, poderá mudar a misericórdia do nosso Deus! Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade! Lamentações 3:22,23.
Há uma variedade grande de possibilidades de tradução do verso 41, em relação ao clamor feito pelo salmista pela misericórdia Divina. Algumas chamam a atenção pela riqueza de termos empregados. Apenas citando alguns exemplos em várias traduções bíblicas: e que tua misericórdia chegue até mim... modele a minha vida... me alcance... venha até mim... Porém, a essência do significado é mesma: somos nós é que precisamos da graça de Deus!
Venham sobre mim... É uma súplica enfática que vem do interior de quem já foi tocado pelo Pai. É uma invocação à ação de Deus feita porque quem se vê carente da Sua graça! O salmista quer ser invadido e inundado pela ação misericordiosa de Deus. Tuas misericórdias... Fala-nos de algo que é parte essencial e original do Senhor. Aqui temos uma questão de inerência ou daquilo que já faz parte da natureza divina. O salmista clama e tem sede de uma Pessoa e não de um conceito teológico sobre quem é Deus.
A expressão Tua salvação... deixa clara a idéia de que esta libertação vem de uma Pessoa. Nenhuma parte da obra redentora (salvadora) de Deus é dissociada da Sua Pessoa. A salvação, a que faz referência o salmista, é uma ação redentora personalizada que tem origem no próprio Yahweh. Tua palavra... é a origem da revelação e o critério pelo qual Deus dirigirá as vidas daqueles que O invocam. Este verso nos ensina que é somente quando reconhecemos que nada podemos sem a ação misericordiosa de Deus é que estamos aptos para recebê-la!
Assim terei que responder ao que me afronta, pois confio na tua palavra Salmo 119:42. Somente após ter experimentado a ação misericordiosa de Deus é que se pode testemunhá-Lo às pessoas. Agora o salmista está preparado para tanto. Quem sofre o impacto da misericórdia de Deus é capacitado a conviver com outras pessoas num relacionamento que não busca seus próprios interesses. É uma questão de aprender a conviver com base no discernimento da palavra de Deus.
Um dos grandes ensinamentos que podemos extrair deste verso é que quando somos alcançados e impactados pela misericórdia divina não mais falamos ou agimos em defesa própria, seja em qualquer situação de afronta e diante de qualquer pessoa. Nossa resposta passa a ser aquela que a palavra de Deus teria para o momento.
Assim terei que responder... não é uma apresentação de argumentos defensivos pessoais por parte de alguém. Quem conhece a misericórdia de Deus não tem aptidão para se defender ou prevalecer contra quem quer que seja. As pessoas não são as verdadeiras inimigas de quem experimenta a vida que vem de Deus. Desafetos e afrontas são oportunidades que temos de apresentar a Pessoa que usou de misericórdia para conosco!
Conhecendo a palavra de Deus podemos ter a certeza de que O Senhor dá a Sua resposta, de acordo com a Sua palavra, às pessoas que nos afrontam ou desejam mal. Quando a palavra de Deus é a nossa resposta àqueles que nos insultam, demonstramos a mesma misericórdia com a qual o Senhor nos tratou quando o nosso pecado representava “uma ofensa” para Ele.
Responder às hostilidades das pessoas pela palavra de Deus nunca deverá ser uma forma de autodefesa ou auto-afirmação aos que se nos opõem ou rejeitam. Jamais as nossas respostas às pessoas com quem têm algumas discordâncias deverá estar desvinculada do ensinamento sobre o amor de Deus. Nossa resposta às pessoas que nos querem mal sempre demonstrará o grau de dependência que temos do Pai e da confiança que depositamos em Sua palavra.
Mesmo se tivermos que ser humilhados por refletirmos a misericórdia Divina em nossas vidas e pelo fato de confiarmos na fidelidade da Sua revelação pela palavra, estaremos experimentando a mesma identificação com Cristo que tiveram aqueles que vivenciaram os ensinamentos do sermão da montanha Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós Mateus 5:11,12.
A misericórdia que o salmista faz menção no início do verso 41 do Salmo 119 é a manifestação da Pessoa de Deus olhando para a nossa condição falida. A misericórdia é O Senhor em Sua constante ação redentora. A ação misericordiosa nasce no coração de Deus e se estende até as pessoas que querem ser alcançadas por ela. O verso 42 do mesmo Salmo é um desdobramento natural da perfeita ação de Deus visto no nível de imperfeição das relações humanas.
A misericórdia alcança, chega, modela o coração de pessoas, mostrando-lhes quem é Deus e a maneira como Ele enxerga a humanidade caída. O amor misericordioso de Yahweh revela o Seu caráter.
A misericórdia do Senhor é subjetiva por ser gerada pela fé que Ele nos faz ter. É também objetiva na medida em que é manifestada na concretude dos relacionamentos entre pessoas.
Não há possibilidade de se encontrar no ser humano a misericórdia almejada pelo salmista. Nós não nascemos com este ingrediente celestial. A misericórdia só pode ser conhecida e manifestada quando O Senhor se revela, nos impacta, transforma e nos torna dependentes do Seu amor imutável!
Nós, ao sermos tocados pela misericórdia do Pai, apenas podemos reproduzi-la e reagir diante das pessoas com o sotaque do amor divino! Reproduzir a misericórdia do Senhor é expressar uma vida que não é nossa. Como povo de Deus, que possamos orar como o salmista: venha sobre nós a misericórdia originária da vida do Pai, que está no Filho e nos é revelada em Sua palavra pelo poder do Espírito!

Solo Deo Glória

Nenhum comentário:

Postar um comentário