quinta-feira, 10 de maio de 2012

JESUS, A LUZ DO MUNDO

De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida. João 8:12.
A luz e as trevas são opostas em si. Deus criou a luz e a separou das trevas. E viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas. Chamou Deus à luz Dia e às trevas, Noite. Houve tarde e manhã, o primeiro dia. Gênesis 1:4-5. As trevas representam noite, escuridão, que são sinônimos de cegueira e morte espiritual. O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más. João 3:19.
Todos nascem em Adão, ou seja, mortos espiritualmente, em densas trevas. Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram. Romanos 5:12. O príncipe das trevas é o diabo, que em figura de serpente enganou Eva, e esta foi usada para conduzir Adão a transgredir a lei que Deus havia lhe ordenado. Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu. Gênesis 3:6. Assim entrou o pecado no mundo e o homem passou a viver em profundas trevas como filho do diabo. Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. João 8:44.
Deus em seu grande amor e em sua infinita misericórdia manifestou graça ao mundo na Pessoa de Jesus Cristo. Ele é a luz que tira o pecador da escuridão, da morte, do abismo e o transporta para o seu reino. Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados. Colossenses 1:13-14.
O apóstolo Paulo tinha um currículo perfeito. Quanto à lei era irrepreensível, mas uma coisa lhe faltava: visão. Outrora em trevas, considerava-se reto diante de Deus quando algo aconteceu em sua vida: a luz o atingiu dando-lhe visão, visão esta da Pessoa do Senhor Jesus Cristo. Saulo, respirando ainda ameaças e morte contra os discípulos
do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho, assim homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém. Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor, e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Atos 9:1-5.
Após este encontro, Paulo nunca mais foi o mesmo. Ele conhecia as Escrituras, mas estava em trevas.
Paulo foi lançado por terra, ato que simbolizou o fim de si mesmo, e ficou três dias sem ver, para ganhar a visão de Cristo. Quanto mais luminosa e pura a luz derramada sobre nós pela grandeza de Deus, tanto mais nitidamente vemos nossa pequenez e nosso nada. João Tauler. A radiante luz no caminho de Damasco o levou a entender que o significado da glória de Deus é uma pessoa, Cristo. Nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus. Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor e a nós mesmos como vossos servos, por amor de Jesus. Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo. 2 Coríntios 4:4-6.
Quando a luz resplandece leva-nos a ver a nossa verdadeira condição. Ela humilha, abate e lança-nos por terra. Para haver luz, precisa haver morte, a morte do velho homem na cruz com Cristo. No momento da crucificação de Jesus Cristo houve trevas sobre toda a terra, durante três horas. Neste período, Deus se apartou de Jesus. Ele recebeu o nosso pecado em Seu corpo. O Senhor Jesus ao morrer naquela cruz, morreu a nossa morte e ao ressuscitar venceu a morte e as trevas para termos a luz da vida. Uma vez atingidos pela luz de Cristo, os seus raios reluzirão através de nós e não poderão ser apagados por ninguém. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte. Mateus 5:14. Não há escuridão, por mais densa que seja, capaz de ofuscar a luz de uma simples candeia. Eleanor L. Doan. Ao curar o cego de nascença, Jesus deu-lhe a visão da luz do dia, mas somente no momento da revelação de Jesus como Filho do Homem é que este pode ver a luz da vida. Ouvindo Jesus que o tinham expulsado, encontrando-o, lhe perguntou: Crês tu no Filho do Homem? Ele respondeu e disse: Quem é, Senhor, para que eu nele creia? E Jesus lhe disse: Já o tens visto, e é o que fala contigo. Então, afirmou ele: Creio, Senhor; e o adorou. João 9:35-38.
É vital que nós tenhamos visão, olhos abertos para vermos a Pessoa do Senhor Jesus Cristo. Onde não há visão, o povo perece, ou o povo se desintegra. Quando Deus nos revela, nós vemos. Para Deus, é uma revelação concedida; para nós, uma visão recebida. Pregar e ensinar sobre Cristo sem esta revelação é o mesmo que pedir a um cego que fale sobre o sol. A pregação é fruto da revelação de Cristo pelo Espírito Santo: Quando, porém, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graça, aprouve revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, sem detença, não consultei carne e sangue. Gálatas 1:15-16. O Senhor Jesus é a própria luz e brilhará naturalmente em nós e através de nós. Ninguém pode deter o brilho do sol. Porque o SENHOR Deus é sol e escudo; o SENHOR dá graça e glória; nenhum bem sonega aos que andam retamente. Salmos 84:11. Assim como a terra gira em torno do sol, nós,os cristãos, giramos em torno de Cristo.

Solo Deo Glória 

Nenhum comentário:

Postar um comentário