Pois muitos andam entre nós, dos quais, repetidas vezes,
eu vos dizia e, agora, vos digo, até chorando, que são inimigos da cruz de
Cristo. O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles
está na sua infâmia, visto que só se preocupam com as coisas
terrenas.Filipenses 3:18-19.
A maior esperteza do inferno está na camuflagem.
Não há estratégia mais eficiente para os caçadores do que o disfarce. O
mimetismo faz parte da maquiavelice diabólica de caçar as almas. Os piores
adversários não são aqueles que nos enfrentam frontalmente, mas aqueles que,
dissimulados em santos, fingem gozar de uma experiência espiritual autêntica. O
artifício da fé mascarada é muito mais sério do que a licença permissiva de uma
vida aberrante. É preferível um pecador dissoluto do que um santo pintado.
William Secker disse que, uma prostituta maquilada é menos perigosa do que um
hipócrita disfarçado. No reino de Deus não há lugar para apócrifos.
A hipocrisia é muito mais prejudicial do que a
devassidão, e o disfarce encapuzado mais ardiloso do que a nudez destampada. Os
inimigos da cruz mais argutos são aqueles que melhor simulam espiritualidade
elevada. É muito difícil perceber a esperteza de uma vida inautêntica, pois as
profundezas do bersabum investem toda a sabença na sofisticação da maquiagem. Os
produtos mais vendidos do inferno são os cosméticos da impostura que visam
encobrir as feridas purulentas com a santimônia. Confundir rebeldia com beatice
é matéria de especialização das galerias subterrâneas da universidade cavernosa
das profundezas infernais. Mas há um provérbio alemão que ensina: Quando a
raposa prega, observe os gansos. Por isso é muito importante verificar as
características bíblicas dos inimigos da cruz de Cristo, para não sermos
apanhados pelas sutilezas cruéis do formalismo enganoso. Muitos dizem: Eles
pregam a Bíblia! Eles falam de Jesus! Eles anunciam a cruz! Lá eles pregam o
novo nascimento! Para mim não importa, se prega a Bíblia, está bom. É aqui
que mora o perigo.
A primeira observação do apóstolo Paulo com
respeito aos inimigos da cruz de Cristo é que eles andam entre nós. Os
adversários do Evangelho da graça de Cristo estão infiltrados no seio da Igreja.
Eles não se encontram propriamente no mundo, mas no meio da Igreja, como líderes
ou membros. Os vírus precisam se instalar no organismo para provocar a infecção.
A astúcia do combate eficaz começa na infiltração mascarada e na implantação da
arma mais eficiente para destruir uma comunidade, que é a subversão. Disfarçado
em irmão, a hostilidade contra a mensagem da cruz vai sorrateiramente minando os
fundamentos do cristianismo. O método da corrupção começa com a ênfase
fundamental da fé sendo substituída por um acessório qualquer. Ninguém é
propriamente contra a mensagem da cruz, simplesmente ameniza-se o seu enfoque. O
transtorno começa pelo esvaziamento da pregação, através da mensagem sofisticada
com a filosofia das palavras. Porque não me enviou Cristo para batizar,
mas para pregar o Evangelho; não com sabedoria de palavra, para que se não anule
a cruz de Cristo. 1 Coríntios 1:17. Com linguagem
persuasiva de sabedoria humana, vai-se tecendo um esquema de empobrecimento da
mensagem e agregando-se a ela outros assuntos que assumam a atenção dos
ingênuos. Uma das marcas dos falsos profetas é pregar com sutileza apenas o que
o povo quer ouvir. Prefiro ser plenamente compreendido por dez a ser admirado
por dez mil, martelava Jonathan Edwards.
Uma segunda questão que podemos destacar, da
abordagem do apóstolo, é que estes inimigos são muitos. Não se deve subestimar a
contabilidade. Para Paulo, são muitos os opositores da cruz de Cristo. Não se
trata de um grupinho inexpressivo de gentinha desqualificada. Havia um grande
grupo de gente capaz, especialista em induzir, solapando a mensagem do
Evangelho, esvaziando o enfoque da cruz e procurando implantar um sistema para
valorizar a auto-estima. Por este motivo, suas constantes advertências contra a
ameaça penetrante e o risco apurado de diluição do discurso do Evangelho, ao
ponto de suas lágrimas serem convocadas como testemunho de sua apreensão. Mas
por outro lado, este número expressivo de rivais vem corroborar com a
importância fundamental da mensagem. Se a proclamação da cruz fosse um assunto
de somenos importância, os antagonistas seriam poucos e sem a menor
consideração. O fato de ter muita gente contrária à pregação dos efeitos da cruz
em nossas vidas é sintoma do mérito e valor essencial desta mensagem.
Por estes motivos, é necessário distinguir os
antagonistas da cruz com as características apontadas pelo apóstolo. É preciso
ver, com a clareza das Escrituras, que muitos que podem até estar pregando a
cruz, fazem parte do levantamento contra a cruz. Vamos analisar Filipenses
3:19 na forma invertida de sua construção.
Visto que só se preocupam com as coisas terrenas, a glória deles está na
infâmia, o deus deles é o ventre e o destino deles é a
perdição. A ênfase dos adversários da cruz está nas
coisas terrenas. Todas as pessoas que participam na igreja e que valorizam mais
as coisas terrenas do que as celestiais estão englobadas na rebelião oposta à
cruz. Muitos dos que pregam sobre a cruz vivem preocupados com as coisas deste
mundo e prisioneiros de uma mentalidade mundana. Quando estimamos mais os bens e
prazeres do que a santidade, o êxito e a prosperidade mais que a glória de Deus,
estamos envolvidos numa sedição contrária à mensagem da cruz. Os maiores
adversários do cristianismo não são os que o combatem de frente, mas são os
falsos cristãos que fingem a mensagem, que a vida desmente. O estado
celestial é organizado de forma a expressar visivelmente o que Deus pensa da
cruz de Cristo, ensina J. A. Motyer. Somente aqueles que foram crucificados
e ressuscitados juntamente com Cristo podem ser desarraigados do domínio das
coisas rasteiras, para investir o pensamento nas coisas elevadas.
Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas
lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá
do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está
oculta juntamente com Cristo, em Deus. Colossenses 3:1-3. A operação da cruz provoca uma revolução no pensamento e na maneira de
encarar os valores da existência.
Entretanto, se o urubu aprecia carniça é uma
questão de instinto e apetite, do mesmo modo, os adversários da cruz preferem
salientar a sua glória naquilo que é infamante. Sabemos que uma pessoa nunca
passou pelos efeitos da cruz quando ela se delicia com tudo aquilo que é
desonroso. Quando a escolha preferencial da vida recai sobre os temas maculados
pelo sujo da indignidade, constatamos que a glória desta pessoa é fruto de um
coração torpe. O cardápio natural dos porcos é lavagem de chiqueiro. Isto leva
consequentemente ao centro de sua adoração: as vísceras. Um indivíduo governado
pelo suco gástrico tem uma ética muito ácida. O vômito do mau humor
freqüentemente revela o azedume de um homem sem cruz. E o seu deus oco do
estômago precisa sempre de miolo mole para abarrotar. É por isso que a propina,
a bajulação e o servilismo fazem parte do esquema da religião sem cruz. A
teologia dos inimigos da cruz é tão vazia e frívola como o seu deus sem um prato
de comida para satisfazer seu instinto momentâneo. Os viscerotônicos
inescrupulosos não hesitam em fazer qualquer coisa que lhes proporcione algum
resultado favorável. Desde que haja lucro ou vantagem, há uma disposição para
negociar sob qualquer custo. Isto leva os que só se preocupam com as coisas
terrenas ao terceiro degrau de sua falência total: o destino deles é a perdição.
Não era de se esperar outra coisa. Se Deus não existe, tudo é permitido,
enfatizava Dostoievsky. Uma pessoa regulada pelas aspirações da infâmia,
administrada pelo deus minúsculo dos apetites carnais não tem outra alternativa
senão a confusão insegura de uma vida perdida. Só um homem perdido pode ter uma
vida assim, tão inconseqüente.
Se você quer fugir de Deus, o diabo lhe emprestará
tanto as esporas como o cavalo
, afirmava Thomas Adams. E
o sábio pregador metodista E. M. Bounds insistia: Seria uma imitação burlesca
da esperteza do diabo e uma calúnia contra seu caráter e reputação, se ele não
empregasse suas maiores influências para adulterar o pregador e a pregação.
Cuidado com toda pregação que minimiza o enfoque da cruz de Cristo e que
desconsidera a nossa co-crucificação juntamente com Cristo. Mas longe
esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual
o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo. Gálatas
6:14.
Solo Deo Glória
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O propósito deste blog na sua forma completa é capacitar seus leitores a entenderem a Bíblia. Apresenta instrução básica eficiente do ponto de vista bíblico. Procura remover todas as falsas pressuposições racionalistas, moralistas, antropocêntricas e idólatras que já infectaram,e, na medida desta infecção, cegaram todo homem e toda cultura deste mundo a partir da queda de Adão.
terça-feira, 1 de maio de 2012
A SUTILEZA CRUEL
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