terça-feira, 1 de maio de 2012

TODOS PECARAM

Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram. Romanos 5:12.


Adão, ao transgredir, tornou-se pecador por natureza. E os descendentes de Adão já nascem pecadores e, assim, pecam por natureza. No primeiro homem temos pecado, desobediência e morte. Sem dúvida, cada natureza mostrará, em cada caso específico, as suas próprias energias peculiares; mostrará em cada indivíduo que as possui os seus próprios poderes peculiares. Os filhos de Adão participam da natureza humana e das suas conseqüências. A Bíblia descreve o homem nos seguintes estados: É um estado de depravação. O homem tornou-se não apenas fraco, mas também mau aos olhos de Deus. O pecado é a causa, a conseqüência, o responsável por tudo. Todos os males têm origem no pecado. O pecado é uma fábrica de onde todos os outros males provêm. Alguns se manifestam sobre o corpo: doenças, dores, enfraquecimentos. Outros sobre a alma: medos, corações feridos, invejas, terrores, horrores. Se pudéssemos rasgar o pecado, encontraríamos tudo isso habitando no seu interior. Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem. Marcos 7:21-23. O pecado foi o fundador do inferno, aquele que assentou a pedra angular da câmara mortuária das trevas, pois antes do pecado não existia o inferno. Este discurso de Ambrósio: Você me lançará na prisão? Você tirará minha vida? Tudo isso é preferível para mim do que o pecado. Foi o pecado que edificou o inferno e o tem equipado com aqueles tesouros e riquezas da ira, fogo e enxofre. Portanto, sendo um mal universal, o útero dos males e a causa de tudo. O pecado é o mal sem par. O inferno é o mais terrível mal, todavia o pecado é pior do que o inferno em si. O inferno separado do pecado é somente miserável, não pecaminoso; um lugar punitivo, não um pecado em si. A mente humana está entenebrecida no tocante às realidades espirituais; a sua vontade se alienou da vontade de Deus, a sua consciência é insensível à voz de Deus. Obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração, os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza. Efésios 4:18-19.

É um estado de incapacidade. Existe um número incalculável de pessoas que luta num conflito que já está perdido, porquanto tentam, com as suas próprias forças, vencer o pecado. Essa é uma luta em que você poderá empenhar-se todos os dias de sua existência. Mas, desde já, posso dizer-lhe que nunca sairá vencedor. Pois é uma batalha que já está perdida desde o primeiro homem. O apóstolo Paulo nos conta desta luta, e descobre que nada pode fazer por si mesmo. Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto. Ora, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. Neste caso, quem faz isto já não sou eu, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim. Então, ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim. Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros. Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte? Romanos 7:15-24. Todo aquele que procura observar qualquer dos mandamentos de Deus, no nível da motivação, disciplinando-se para querer somente aquilo que Deus quer, passa por uma experiência similar a de Paulo. Desta forma, cada um de nós pode detectar a sua própria depravação total, se até este ponto temos duvidado dela. Quando o homem chega ao lugar mais completo de desespero, e deixa de estar impressionado consigo mesmo e com o que é, e se despe de toda a esperança em si mesmo, Deus completa o seu trabalho.

É um estado de ira. Por natureza nascemos filhos da ira, isto significa simplesmente que, por natureza, na qualidade de descendentes de Adão, caído no pecado, a nossa personalidade tem estado dominada desde o nascimento pelo espírito que agora atua nos filhos da desobediência, cuja atitude consiste em repudiar a dependência que o homem deve a Deus. Mas Deus... Nada podia sondar a ruína do homem senão o amor de Deus, e nada podia sobrepujar a culpa do homem senão o sangue de Cristo. A graça infinita de Deus é manifestada no fato maravilhoso de que pecadores culpados e dignos do inferno sejam chamados à comunhão do seu Filho. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. Efésios 2:4-7. O Senhor Jesus Cristo é o centro e a base de todos os desígnios de amor e misericórdia de Deus. Nada pode exceder a incredulidade terrível e maldade do coração humano senão a graça superabundante de Deus. É só nessa graça que podemos encontrar o verdadeiro descanso para nossas almas. A palavra "graça" expressa a idéia de que Deus age por bondade espontânea para salvar os pecadores: Deus amando o não-amável, fazendo uma aliança com eles, perdoando-lhes os pecados, aceitando-os, revelando-se a eles, comovendo-os a uma resposta, levando-os finalmente ao pleno conhecimento e gozo de si mesmo e derrubando todos os obstáculos que surgem a cada estágio ao cumprimento desse propósito. A graça é o amor eletivo mais o amor pactuante, uma escolha gratuita, resultando numa obra soberana. A graça salva do pecado e de todo o mal; a graça traz homens ímpios à verdadeira felicidade, que consiste em conhecer ao Criador. J.I. Packer. Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. Mateus 11:28-30. Fomos salvos pelo Filho de Deus. Fomos comprados por Deus pelo mais alto preço. Jesus foi crucificado com o propósito de nos adquirir, desceu do trono eterno de Deus no céu até a profundidade da cruz no Calvário. Deixou toda a glória do céu pela vergonha da cruz, a fim de poder conduzir o seu povo remido, perdoado e aceito por si mesmo, e apresentá-lo inculpável diante daquele próprio trono que ele havia deixado. Em Cristo Deus desceu, em perfeita graça, até o pecador e nele o pecador é conduzido, em perfeita justiça, até Deus. Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. 2Coríntios 5:21.

Estamos perfeitamente justificados. Supor que ainda existe algo a fazer é negar toda a obra da cruz. Quando o homem, sob a influência poderosa da verdade de Deus, toma o seu lugar como pecador, Deus pode, no exercício da graça, tomar o seu lugar como Salvador e, então, toda a questão é solucionada, porque, havendo a cruz respondido a todas as exigências da justiça divina, os rios da graça podem correr sem impedimento. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. João. 7:38. Todas as coisas pertinentes à vida e à piedade nos têm sido outorgadas em Cristo, como participantes que somos da natureza divina. Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude, pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo. 2Pedro 1:3-4. Cristo morreu e nos fez morrer nele, não apenas para nos salvar do inferno, para algum dia nos conduzir ao céu, mas para que possamos ficar à disposição dele, a fim de que ele viva a sua vida em nós, por nós e através de nós.

Solo Deo Glória

Nenhum comentário:

Postar um comentário