domingo, 24 de fevereiro de 2013

O QUE NÃO PODE

Há uma ênfase religiosa muito saliente que procura ressaltar o que não pode. O código dos costumes e preceitos proibidos é vasto. Normalmente nas igrejas que observam mais a aparência do que o interior, prega-se muito sobre o ilícito, aquilo que está vedado. O rol de tudo o que não pode é a tônica do regime legalista, que visa disciplinar a conduta por meio de regras, que não podem ser negligenciadas. Por outro lado, muitas outras igrejas deixam de tratar o que realmente não pode no sentido verdadeiro da fé cristã. Há coisas que de fato são impossíveis.

As boas rodovias sempre exibem suas placas com o objetivo de sinalizar aos motoristas o traçado da estrada e os procedimentos que devem ser executados para a maior segurança do usuário. Uma sinalização apropriada vai indicar os perigos e apresentar o que pode e o que não pode, a fim de permitir ao chofer uma condução exitosa. A Bíblia mostra no livro de Jó 37:21: Eis que o homem não pode olhar para o sol, que brilha no céu, uma vez passado o vento que o deixa limpo.
É impossível você olhar para o sol no seu fulgor, em plena exuberância de sua luz, sem sofrer as conseqüências. Há coisas que são interditadas mesmo quando se pode fazer. Isto nos leva a considerar o que, de fato, não é permitido do ponto de vista bíblico.

A primeira consideração quanto ao tema em foco é que Deus não pode mentir. A luz para ser luz tem necessariamente que iluminar. O fogo só é fogo se puder aquecer. E Deus só pode ser Deus se for absolutamente verdadeiro. Qualquer inverdade procedente de Deus o transformaria em demônio, instantaneamente. Na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos. Tito 1:2. Ora, se Deus é essencialmente verdadeiro, a sua Palavra tem que ser rigorosamente a verdade. Se temos a Escritura Sagrada como Palavra de Deus, temo-la como infalível. Se ele chamou deuses àqueles a quem foi dirigida a Palavra de Deus, e a Escritura não pode falhar. João 10:35. Não é possível Deus mentir, nem a sua Palavra pipocar. James Montgomery disse: Se a Bíblia contém erros, não é a Palavra de Deus, por mais digna de confiança que seja. Nunca devemos tentar alterar o que Deus disse, pois Deus não pode mentir, nem a sua Palavra pode falhar.

O segundo aspecto que nos leva a considerar as impossibilidades reais fica por conta da autoridade inquestionável das Escrituras. Respondeu João: O homem não pode receber coisa alguma se do céu não lhe for dada. João 3:27. João Batista foi claro e preciso. Deus é o criador do Universo, e todas as coisas só têm razão em Deus. Somente Deus é a causa das causas. Deus não necessita de nada, mas todas as coisas necessitam de Deus. Ninguém é auto-suficiente nem independente de Deus; logo, não é possível alguém ter alguma coisa que não tenha sido dada por Deus que habita os altos céus. Todas as coisas, exceto o pecado, procedem do Pai das luzes. A bondade de Deus é a raiz de toda bondade; e a nossa bondade, se é que temos alguma, origina-se na bondade dele, afirmava William Tyndale. Uma das grandes necessidades atuais é uma profunda convicção de que Deus é o autor de todas as coisas preciosas que marcam as nossas vidas. Ninguém recebe coisa alguma em sua vida cristã se não for dispensada pela graça celestial.

O terceiro impedimento radical é ser membro do reino de Deus sem o novo nascimento. Jesus foi categórico com um religioso da melhor estirpe, quando afirmou: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Em verdade, em verdade te digo: Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. João 3:3 e 5. Segundo Jesus, está interditado o ingresso no reino de Deus sem a experiência incompreensível do novo nascimento. Há um veto explícito de Deus com relação a este assunto. Sem regeneração não haverá vida espiritual. Sem uma renovação do coração os pecadores não conseguem obedecer ao Evangelho mais do que à lei. Por isso, a obra fundamental de Jesus Cristo é incluir o ser humano em seu corpo, para, mediante a sua morte, levá-lo a morrer juntamente com Ele e, deste modo, ressuscitá-lo em novidade de vida. É impossível haver um novo nascimento espiritual sem que haja primeiro a morte da velha vida. A própria lei da semeadura já estabeleceu, em sua essência, a morte da semente. Insensato! O que tu semeias não nasce, se primeiro não morrer. 1 Coríntios 15:36. Fica evidente que é indispensável a morte da velha criatura para o surgimento da nova. Foi com este propósito que fomos identificados no corpo de Cristo na cruz, a fim de experimentarmos uma morte solidária com Ele, e na ressurreição, sermos regenerados. Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos. 1 Pedro 1:3.

O princípio da regeneração visa a transformação essencial da corrupção do mal na bondade transferida pela vida de Cristo. Segundo Jesus, não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons. Ou fazei a árvore boa e o seu fruto bom ou a árvore má e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore. Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. Mateus 7:18; 12:33 e 7:19. As árvores sempre frutificam segundo a sua espécie, e os homens vivem segundo a sua natureza. Os homens que nasceram apenas da carne não podem entrar no reino de Deus, pois é preciso nascer do Espírito. E, para nascer do Espírito é necessário morrer juntamente com Cristo. Somente aqueles que receberam, pela fé, a sua morte compartilhada no sacrifício de Jesus podem ganhar a vida de Cristo na ressurreição. Há muita gente na igreja contemporânea que se encontra totalmente enganada, supondo que é uma nova criatura, porque fez uma decisão ao lado de Cristo. Mas a questão é outra. É preciso estar em Cristo, e Cristo em nós. Naquele dia, vós conhecereis que Eu estou em meu Pai, e vós, em Mim, e Eu, em vós. João 14:20. Nós, em Cristo, na cruz; Cristo, em nós, na ressurreição. Nós, em Cristo, mortos para o pecado; Cristo, em nós, vivos para Deus. Não pode o ramo produzir fruto de si mesmo se não permanecer na videira. Como videira brava, fomos cortados de nosso tronco e enxertados na videira verdadeira. Morremos em Cristo na cruz e recebemos a sua vida na ressurreição.

Sendo assim, todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática do pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus. 1 João 3:9. A Bíblia é muito clara. A divina semente é a única garantia para uma vida de santidade. Não há necessidade de proibições externas quando se é fundamentado pela vida de Cristo. O que pode ou não pode se define pelo caráter da vida de Cristo estabelecido no nosso interior. O segredo da santidade cristã é estar ocupado de coração com o próprio Cristo. O segredo de uma vida santa está na seiva viva de Cristo que corre diariamente no coração regenerado. Quem permanece em Cristo, e Cristo nele, esse manifesta os frutos da justiça de Deus em santidade espiritual.
 
Soli Deo Glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário