sábado, 16 de fevereiro de 2013

FAMÍLIA: LUGAR ONDE SE INICIA A MANIFESTAÇÃO DA SANTIDADE DIVINA

Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. Gênesis 1:27-28.
Deus projetou primeiro o homem e determinou que ele precisava de uma ajudadora, assim criou Eva. "... Não é bom que o homem esteja só, far-lhe-ei uma ajudadora idônea". Gênesis 2:18. Ambos foram criados à imagem de Deus. Este fato torna-os iguais diante de Deus, porém com características diferentes para cada gênero. Assim, o Senhor instituiu o casamento. "Portanto, deixará o homem seu pai e sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, e serão os dois uma só carne". Gênesis 2:24.
Ao se casar com uma mulher, o homem está dizendo a ela que dentre todas as mulheres da terra, por aquele ato, ele a escolheu. Unidade no casamento significa que dois se tornaram como um. O que afeta um, afeta ao outro. Deve haver um terno cuidado, em amor e compreensão, desta pessoa especial. Este era e é o propósito de Deus para a família.
No entanto, no capítulo três de Gênesis, podemos ver que o inimigo tem um plano totalmente diferente dos planos de Deus. Em primeiro lugar, ele quer ver a separação entre o homem e Deus e, em segundo lugar, quer destruir os alicerces do lar, para enfraquecer e destruir as famílias.
Vivemos numa época em que a família, uma criação sagrada de Deus, vem sofrendo uma crise de graves conseqüências, transformando-se num campo de guerra, em todas as sociedades do mundo. Esta implacável campanha do inferno tem afetado a identidade familiar.
Os atributos de Deus, a expressão do Seu caráter, as idéias e as características mais fantásticas Dele são reveladas ao vivermos juntos como família. Deus coloca o seu olhar diretamente sobre a família. Ela é sagrada, é o alicerce mais importante de tudo que Ele criou.
A chave de proteção da família contra as astutas ciladas do inimigo e do mundo é a santidade. Ela é o caminho de Deus. A santidade nos guarda. Quando andamos e vivemos em santidade, guardamos nossa família, pois é nela que se inicia a manifestação da Santidade Divina. Ela é o fundamento de um relacionamento saudável.
E não podemos falar em santidade, sem antes termos nosso caráter transformado pela obra redentora e regeneradora de Cristo, para, só então, buscarmos as coisas do alto, como diz: "Portanto, se fostes ressuscitados com Cristo, buscai as coisas que são lá do alto, onde Cristo está assentado a destra de Deus, e não as que são da terra." Colossenses 3:1.
A Palavra de Deus é clara em nos dizer que "devemos crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo". II Pedro 3:18a. À medida que crescemos na graça, percebemos muitos aspectos na pessoa de Cristo, que a princípio nem sonhávamos ver. Percebemos seu amor, vivenciamos seu poder e suas intenções. Seus ofícios vão se desdobrando diante de nós como nosso substituto, intercessor, sacerdote, advogado, médico, pastor e amigo. Em suma, percebemos que tudo o que a nossa alma necessita está em Cristo Jesus.
Deus criou a família, a projetou e a estabeleceu para que, através dela, a santidade fosse guardada na Terra e todos pudessem ser por ela preservados. "Assim, resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem ao vosso Pai que está nos céus". Mateus 5:16.
Assim como a santidade atrai a glória e a prosperidade de Deus para nossa vida, o pecado traz ruína. A falta de santidade tem arruinado as famílias. O pecado afeta e afasta o homem de Deus, e, conseqüentemente, o afasta de todos os propósitos divinos para sua vida.
Nesta esteira, observamos como as funções de marido e de esposa têm sido abandonadas. As mulheres têm se tornado feministas e os homens, acomodados. Muitas coisas que são da sua exclusiva responsabilidade perante Deus, os homens acabam deixando para as mulheres, por puro comodismo e preguiça. Todavia, o dano de um casal fora dos padrões bíblicos é incalculável! Isso não apenas para o relacionamento e a felicidade mútua, mas, também, para os filhos.
É sobremodo importante ressaltar que a santidade deve ser a base para um relacionamento sadio.
Temos que entender que a família será resultado do relacionamento conjugal. E o êxito desse relacionamento dependerá obviamente da comunhão com Cristo. Sua vida e sua família dependerão disso.
Uma palavra especial aos homens: o papel mais importante, a suprema responsabilidade no casal é do homem. O significado da palavra "esposo" vem do latim ‘sponsare’ que é sustentador, patrocinador. Ele é aquele que deve amarrar, sustentar o lar. Se o laço se romper, o lar desmorona. A mesma palavra deduz que o esposo deve ser um líder, um protetor e um provedor com muita dedicação.
As Escrituras colocam sobre os ombros do marido a responsabilidade espiritual de sua casa. Por isso, se tornou comum a expressão: "o marido é o sacerdote do lar". Cabe-lhe ensinar a Palavra de Deus à sua esposa e aos filhos, e orar incessantemente por eles, exatamente o que um sacerdote fazia em relação ao povo no Antigo Testamento.
O marido deve, para com a esposa, "apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível". Efésios 5:27. E deve fazê-lo desta maneira: "Assim, devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo". Efésios 5:28. Quando um homem trata assim sua esposa, ele terá uma esposa que facilmente o respeitará e irá submeter-se a ele ‘como ao Senhor’. Ele deve entender que a mulher não é propriedade dele, mas sua parceira. A autoridade vem pelo reconhecimento de quem é a pessoa, não simplesmente pelo cargo que ocupa.
Por que as mulheres de hoje têm tanta dificuldade de serem submissas? Isso não tem relação, apenas, com o feminismo crescente, mas ao fracasso do marido como sacerdote de sua casa. As mulheres estão sempre em maior número nas programações da igreja. Tal fato se deve não apenas por que há mais mulheres do que homens, mas porque muitos homens que poderiam estar na igreja, preferem ficar em casa. A submissão da esposa será diretamente proporcional ao papel de sacerdócio do marido.
A submissão da esposa acontece quando ela enxerga o Senhor na vida do esposo. Ao perceber sua piedade, sua seriedade, sua santidade na vida de comunhão com Deus, ela verá o próprio Cristo na liderança de sua casa. Se uma esposa vir seu marido apegado às Escrituras e de joelhos no chão orando, sua atitude para com ele tenderá à submissão. Não por imposição, mas por respeito e profunda admiração por ele.
A santidade começa com os pais desenvolvendo o ministério da reconciliação que Deus lhes confiou. "E tudo isto provém de Deus que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação, isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens os seus pecados, e nos confiou a palavra da reconciliação." II Coríntios 5:18/19.
O alvo da paternidade cristã deve ser educar os filhos para que estes recebam a salvação em Jesus Cristo, e seja um reflexo do caráter Santo de Deus. Esse ministério começa no lar com os pais, comunicando através de demonstração contínua de suas ações os atributos de Deus. "Ouve, ó Israel: o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e toda a sua força. Essas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração. Tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, andando pelo caminho, deitando-te e levantando-te. Também as atarás na tua mão por sinal, e te serão por faixa entre os teus olhos, e as escreverás nos umbrais da casa e nas portas." Deuteronômio 6:4-9.
Em síntese, precisamos nos lembrar que a verdadeira santidade é um dom gratuito de Deus, somente Ele pode colocar esse desejo em nossos corações. Se você pai, mãe, filho, marido ou esposa, está sendo despertado para uma vida de santidade, então agradeça a Deus por lhe ter dado tão preciosa benção.
Agora, se você ainda não tem interesse por uma vida de santidade, lembre-se do que diz a Palavra de Deus: "Mas, se alguém não cuida dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior que o incrédulo." 1ª. Timóteo 5:8. E clame a Deus por sua graça e misericórdia, "pois Deus é quem opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade." Filipenses 2:13. Amém.
 
Soli Deo Glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário