terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

A CAUSA NÃO CAUSADA É A ÚNICA CAUSA DO UNIVERSO

Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém! Romanos 11:36

.

Deus é a origem de todas as coisas. Mas quem criou Deus? Essa é a questão elementar de qualquer criança e o questionamento de todos os filósofos. Por trás dessa causa não causada há um caso de excitação generalizada que perturba as mentes mais brilhantes desse planeta. Quem é essa a causa que causa tanto alvoroço? Por que essa causa é tão misteriosa e inexplicável para o homem natural?
A Bíblia não tenta esclarecer a essência Divina, nem se intromete no terreno explicativo de sua existência. "Os escolásticos opõem essentia a existentia: a essência é a natureza conceptual de uma coisa, ela é concebida como um poder ser; a existência, pelo contrário, é a plena atualidade, ultima atualitas, aparece assim como se acrescentando à essência". Por este motivo, a Escritura parte da realidade ontológica do ser Divino, o que ele é em si mesmo, sem a menor necessidade de elucidar os termos da sua existência.
O nome sempre alude à realidade. Deus se nomeia meramente com a sua verdadeira denominação: Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros. Êxodo 3:14. Deus é apenas um título, mas o seu nome é: EU SOU. Segundo Vacherot, Deus é o Ser dos seres, a Causa das causas, o Fim dos fins; eis como ele é verdadeiramente Absoluto.
A realidade ôntica do EU SOU é a sua transcendência, que não pode ser explanada em três dimensões, pela mente finita, mas a sua existência se evidencia através da criação. Toda a natureza fala de um Criador, por isso Paulo diz: Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis; Romanos 1:20.
Eu não posso explicar a essência do EU SOU, mas também não posso excluir o fato da existência de um Criador neste mundo, sem cair na asneira da irracionalidade. Como bem disse Voltaire: se o relógio pressupõe o relojoeiro, o universo implica a existência de um eterno geómetra. Mesmo que não o denomine como sendo o EU SOU, a verdade é que há um Ser Absoluto na origem do Universo. Joseph Addison considerava que, para ser ateu é necessário uma medida de fé infinitamente maior do que admitir todas as verdades que o ateísmo nega.
Deus é a causa não causada que causa todas as causas no universo. Sendo a origem de todas as coisas, "a sua causa nunca corre perigo, pois o que ele começou no mundo ou na alma, ele mesmo levará até o fim". Se o cosmo tem uma origem no EU SOU, tem também a sua preservação nele. Deus é o alfa e ao mesmo tempo o processo. Ele é o princípio que sustenta todas as coisas pela força do seu poder.
Blanchard afirma que os propósitos de Deus sempre contam com sua provisão. Nada nesse mundo está fora do seu alcance e tudo o que ele permite tem um objetivo para o seu governo. "O que Deus faz, ele sempre teve o propósito de fazer" e o que ele consente tem um objetivo soberano para o bem do seu povo. O apóstolo Paulo afirmou que é dele que vêem todas as coisas, todavia ele não ficou distante da sua criação como sustentam os deistas. Muitos crêem que Deus criou a terra assim como um relojoeiro fez o seu relógio de corda. Depois de construído deu corda ao relógio e o deixou gastar a sua potência. Mas não é assim que a fé cristã anuncia a intervenção da graça no mundo. O EU SOU além de Criador é o Sustentador de todas as coisas. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste. Colossenses 1:17.
Jesus é a encarnação do EU SOU. Esse nome Jesus é a apócope de Jeová, o sotaque latino do tetragrama sagrado que designa o EU SOU, mais o termo sus, que significa salvação. Ele é a imanência do transcendente, a solidificação do incorpóreo que não somente cria todas as coisas, mas também sustenta e salva as que foram arruinadas. Ele é a Causa não causada que originou o universo e o Salvador do mundo. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. João 1:3.
Jesus é o EU SOU, o Criador do mundo, o Sustentador de todas as coisas e o Salvador dos pecadores. Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas, por isso também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles. Hebreus 1:3 e 7:25.
Ainda que o mundo esteja sob a influência do maligno, por causa do pecado, ele não está sem manutenção. Deus ainda é o Senhor do mundo que governa tudo segundo as determinações da sua vontade. Thomas Brooks dizia que, embora o céu seja o palácio de Deus, não é sua prisão. O EU SOU não ficou imobilizado pela vontade da sua criação, nem deixou de ser soberano por causa do pecado, pois ele é o Senhor da história. Blaise Pascoal afirmava que Jesus Cristo é o centro e o objeto de tudo. Aquele que não o conhece, nada conhece da natureza nem de si mesmo. Além de Jesus Cristo ser a causa do universo, bem como o sustentador de todas as coisas, ele é a finalidade de tudo o que existe. Depois de Paulo dizer que nele foram criadas todas as coisas, conclui com estas palavras: tudo foi criado por meio dele e para ele. Colossenses 1:16b.
Jesus é a causa do universo; é o agente de conservação de tudo o que existe; e é a razão pela qual tudo veio a existir. João Calvino pontuou com clareza: se queremos evitar uma filosofia natural sem significado, precisamos sempre começar com este principio: tudo na natureza depende da vontade de Deus, e todo o curso da natureza é apenas efeito da obediência imediata às suas ordens. Tudo foi criado pelo EU SOU para o EU SOU. A finalidade da criação é a satisfação do Criador. Porém, sabemos que a criação está capenga por causa do pecado, não podendo satisfazer plenamente o seu Criador. Isto, contudo, não paralisa a ação da Causa não causada no sentido de fazer convergir para ela mesma todas as coisas, a fim de restaurar tudo que é restaurável em seu tempo próprio. Paulo mostra com todas as nuanças que a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Romanos 8:20-21.
Já que a natureza está contaminada pela putrefação do pecado, só há um jeito para descontaminá-la: fazer a purificação, mediante a obra da redenção em Cristo, de todas as suas partículas. A Bíblia mostra de modo dramático os efeitos do fogo no câmbio entre o sistema corrompido e a nova realidade. Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade, esperando e apressando a vinda do dia de Deus, por causa do qual, os céus incendiados serão desfeitos e os elementos abrasados se derreterão. Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça. 2 Pedro 3:11-13.
O EU SOU é a causa do universo que ficou cativo pelas leis do pecado, contudo ele também é salvação de todo o sistema que se encontra escravizado pelo poder do pecado. Não só a criação aguarda esse dia, mas também nós que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo. Romanos 8:23.
Bendito seja o EU SOU, Criador dos céus e da terra, Senhor do universo, Sustentador de todas as coisas e Salvador onipotente, que não se deixou ficar entrevado pela rebeldia de sua criação, nem indiferente com tamanha arrogância dos pecadores. Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém. 1Timóteo 1:17.
 
Soli Deo Glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário