sábado, 23 de fevereiro de 2013

CRISTO, O CENTRO DE TODAS AS COISAS

O propósito de Deus é reunir, sob a poderosa mão do Senhor Jesus Cristo, tudo o que está criado. De fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu, como as da terra. Efésios 1:10. Deus reunirá em Cristo todas as coisas, tanto as do céu, como as da terra. O Senhor enche o universo da Sua glória. Ele enche tudo em todos e a Igreja é a Sua plenitude. Tendo cumprido a redenção, é exaltado à direita de Deus. Jesus, porém, tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus. Hebreus 10:12.
Nele temos a nossa verdadeira posição, "assentados". E nada nos falta quanto à nossa posição perante Deus. E, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus. Efésios 2:6. E quanto à nossa relação com Deus, estamos unidos a Cristo em verdadeira paz, e membros de um só corpo que tem por cabeça e chefe de uma nova raça o nosso Senhor Jesus Cristo.
O propósito de Deus é revelar a Pessoa do nosso Senhor Jesus Cristo, nas Escrituras. Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida. João 5:39-40. O Senhor Jesus não está censurando a leitura das escrituras, mas sim, o objetivo desta leitura. Alguém disse, A bíblia é um livro de uma só visão, Cristo; e se lermos a bíblia e não encontrarmos Cristo, a nossa leitura será vã.
O evangelho segundo São João se inicia dando testemunho quanto à pessoa de Cristo. No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. João 1:1. Os milagres narrados neste evangelho revelam o objetivo que está por trás de cada um deles, ou seja, o conhecimento da pessoa de Cristo. Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome. João 20:31.
No monte da transfiguração, uma voz se fez ouvir: Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi. Mateus 17:5. Um homem em Cristo pode regozijar-se por ouvir dos lábios do bendito Senhor Jesus Cristo afirmações como estas: Eu sou o pão da Vida; Eu sou a luz do mundo; Eu sou o bom pastor; Eu sou a ressureição e a vida; Eu sou o caminho, a verdade e a vida; Eu sou a videira verdadeira; Eu sou o alfa e o ômega; Eu sou a resplandecente estrela da manhã.
Tanto o conhecimento como o reconhecimento da voz do nosso Senhor faz saber que tal voz é-nos revelada nas escrituras.
O propósito de Deus é que encontremos a Cristo quando lemos as escrituras. Filipe encontrou a Natanael e disse-lhe: Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei, e a quem se referiram os profetas: Jesus, o Nazareno, filho de José. João 1:45. Quantas vezes lemos as escrituras em busca de ilustrações, modelos, comportamentos, conceitos? Como disse W. A. Tozer: Assim como os cientistas se perderam em meio as maravilhas da ciência, nós os cristãos perdemos Deus de vista em meio as maravilhas de Sua palavra.
Nenhum assunto das escrituras, por mais maravilhoso que seja, pode suplantar a Pessoa de Cristo. Antes do nosso novo nascimento, o velho homem vivia em busca de "coisas", o que é muito natural. Após sermos salvos, o lugar que ficou vago com a morte do velho homem é imediatamente ocupado por "coisas" ou assuntos "espirituais". Entretanto, em nossa caminhada cristã, logo Deus nos revelará que o que Ele nos deu foi uma Pessoa, Seu bendito Filho. Aquele que crê no Filho de Deus tem, em si, o testemunho. Aquele que não dá crédito a Deus o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca do seu Filho. E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho. Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida. 1 João 5:10-12.
O Cristianismo não é apenas uma coleção de ensinamentos. Também o é, mas não somente isso. O Cristianismo é, primária e essencialmente, um relacionamento com uma Pessoa. Martin Lloyd-Jones.
O propósito de Deus é que sejamos parecidos com o Seu Filho. Para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte; para, de algum modo, alcançar a ressurreição dentre os mortos. Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3:10-14. Quando o apóstolo Paulo falou sobre alcançar o prêmio, ele estava expressando seu desejo ardente de ser conformado à imagem do Filho de Deus. Essa conformação é o objetivo da salvação e é o propósito de Deus na salvação.
A vida cristã é um processo dinâmico, vamos de alvo em alvo. Por isso Paulo diz: Meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós. Gálatas 4:19. A vida cristã é sempre uma vida de ascensão. A vida de Cristo em nós vai aumentando cada vez mais e este é o caminho para a maturidade.
A busca de Paulo fez com que ele desejasse não somente conhecer Cristo no poder da Sua ressureição, mas também estar pronto a participar nas aflições por causa Dele e com Ele. Freqüentemente o sofrimento é visto como algo intruso e desagradável que vem somente para nos prejudicar. Contudo, o sofrimento, do ponto de vista da Palavra de Deus, tem um propósito, conforme Romanos 8:28-30: Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.
Deus permite que passemos por muitas tristezas para nos conduzir a um lugar espaçoso. Na epístola de Tiago 2:5: Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que para o mundo são pobres, para serem ricos em fé e herdeiros do reino que ele prometeu aos que o amam? Deus escolhe os pobres do mundo para que sejam ricos na Fé. Deus não nutre a idéia de ter filhos sempre na aflição e na pobreza; Seu propósito é leva-los da aflição para a largueza, da pobreza para a riqueza na fé.
O que é largueza? É quando em aflição somos levados por Deus para desfrutarmos de Sua presença. O salmista diz: Pois tu, ó Deus, nos provaste; acrisolaste-nos como se acrisola a prata. Tu nos deixaste cair na armadilha; oprimiste as nossas costas; fizeste que os homens cavalgassem sobre a nossa cabeça; passamos pelo fogo e pela água; porém, afinal, nos trouxeste para um lugar espaçoso. Salmos 66:10-12.
E aquele que desfruta da companhia do Senhor não vê somente três homens dentro da fornalha, mas quatro homens. Tornou ele e disse: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante a um filho dos deuses. Daniel 3:25.
Que Deus nos dê espírito de adoração ao passarmos por dificuldades, considerando que a pressão é um dos meios que o Senhor usa para alcançar o Seu propósito. Que nas duras provações o Senhor alargue o nosso coração em adoração à Sua Pessoa. Que o Senhor seja engrandecido mais e mais em nossas vidas. Porque estou certo de que isto mesmo, pela vossa súplica e pela provisão do Espírito de Jesus Cristo, me redundará em libertação, segundo a minha ardente expectativa e esperança de que em nada serei envergonhado; antes, com toda a ousadia, como sempre, também agora, será Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte. Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro. Filipenses 1:19-21.
 
Soli Deo Glória.

Um comentário: