sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

CRISTO, SOMENTE CRISTO

A vida cristã, na sua essência, consiste em conhecer o Senhor Jesus Cristo. E este conhecimento só pode ocorrer por revelação de Deus Pai. Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou? Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus. Mateus 16:15-17. Isto significa que é por exclusiva obra da graça de Deus que nos é dado conhecer, no nosso espírito, o Senhor da glória e, neste encontro interior, tem início uma nova vida.
O conhecimento do Senhor Jesus Cristo por revelação é o fundamento inicial da vida cristã. Segundo o apóstolo Paulo, a sua vida em Cristo começou quando aprouve a Deus revelar Seu Filho nele. Quando, porém, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graça, aprouve revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, sem detença, não consultei carne e sangue. Gálatas 1:15-16. Esta revelação, conforme o apóstolo Paulo, acontece interiormente e, desta maneira, se cumpre nos santos o mistério de Deus. O mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos seus santos; aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória. Colossenses 1:26-27. Portanto, não há evangelho, não há verdade, não há vida nova sem que antes a pessoa de Jesus Cristo seja revelada em nosso interior. Assim sendo, a revelação de Jesus Cristo, dada por Deus pelo Espírito Santo, é o ponto de partida da vida cristã.
O que Deus fez pelos pobres pecadores, o fez segundo as riquezas de Sua graça. Ele é glorioso em graça, por isso, em sua obra, ele pensa na nossa miséria e nas nossas necessidades de harmonia, com as riquezas de Sua graça. Deus é rico em graça. Assim, a nossa posição é feita e estabelecida segundo os planos de Deus e pela eficácia da Sua obra em Cristo. Para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado, no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência. Efésios 1:6-8.
É em Cristo que vemos a nossa posição segundo os planos de Deus. Nele encontramos disponível a nossa redenção. Temos a redenção pelo Seu sangue, a remissão dos pecados. Deus agiu por nós, segundo as riquezas da Sua graça. Através dela nos fez depositários dos seus planos e propósitos no que diz respeito à glória universal de Cristo.
Tudo isto é para louvor da glória da Sua graça, segundo a qual Ele atua para nós em Cristo. Cristo é a medida dessa graça. Toda a plenitude desta graça é revelada em Cristo. Deus atuou por nós em graça no "Bem amado", nos incluindo no corpo de Seu Filho. Identificados com Cristo, nos tornamos participantes de Sua morte e ressureição. Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição. Romanos 6:5.
Quem O escolheu para nos abençoar desta maneira? Em que estado Deus nos encontrou quando, por sua vontade, nos introduziu nesta gloriosa posição? Pobres pecadores, mortos, escravos de satanás e da carne... Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais. Efésios 2:1-3.
Somos filhos de Deus por Jesus Cristo, segundo o beneplácito da Sua vontade. Sendo Cristo a imagem do Deus invisível, temos esta imagem, sendo predestinados Nele. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. Romanos 8:29.
A nossa proximidade a Deus e a nossa posição perfeita perante Ele, nos capacita e nos transforma em pessoas interessadas em seus planos e desígnios de glória para o seu filho. Deus reuniu todas as coisas nos céus e na terra sob Cristo como Chefe, e é da nossa posição Nele que dependem as nossas relações com tudo o que é subordinado a Cristo.
Quão urgente e necessária é a revelação de Cristo. Precisamos pedir a Deus que nos dê o espírito de revelação para que possamos realmente conhecê- Lo. Por isso, também eu, tendo ouvido da fé que há entre vós no Senhor Jesus e o amor para com todos os santos, não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações, para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos. Efésios 1:15-18. A revelação de Jesus Cristo em nosso interior é suficiente para nos governar e, sob o Seu governo, os nossos corações encontram descanso.
A vida cristã não pode ser vivida sem Cristo. Alguém disse: Não se pode viver a vida cristã sem a vida cristã para viver. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. João 15:5. Assim como o boi está "programado" biologicamente para pastar, do mesmo modo, a nova natureza em nós está "programada", espiritualmente, para desejar a Deus.
A revelação nos traz um Cristo vivo, ressuscitado, poderoso e todo suficiente, que vive em nosso ser, e nos leva a vê-Lo como o cabeça de toda Igreja. E pôs todas as coisas debaixo dos pés, e para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas. Efésios 1: 22-23. Eis o mistério revelado em todos os seus pormenores: Cristo é Cabeça do corpo, tem domínio sobre todas as coisas, preenche tudo em todos, e a Igreja é a Sua plenitude. Por conseqüência, podemos observar que Cristo é exaltado à direita de Deus ao cumprir toda a redenção, assumindo seu lugar de Chefe e cabeça do Corpo. Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas. Hebreus 1:1-3
Toda a plenitude se encontra em Cristo. Deus Pai é revelado sem nenhuma reserva na Pessoa de Cristo. E este Cristo é o nosso Cristo! Nosso Salvador! Nosso Senhor! Ele foi manifestado a nós e por nós.
O Senhor Jesus nos mostra, de maneira muito simples, o que significa vida eterna. E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. João 17:3. Aqui, aprendemos que o verdadeiro conhecimento não é uma proteção exterior ou um conjunto de doutrinas, mas a comunicação em vida, da comunhão com o próprio Deus. A revelação da Pessoa de Cristo em nosso ser nos levará a um intenso desejo de conhecê-Lo.
 
Soli Deo Glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário