sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

AS PRESSÕES E IMPRESSÕES DO TEMPO




Davi percebeu muito claramente a velocidade do tempo. O tempo não dá tempo para se ter tempo. Tudo passa com uma rapidez impressionante. Não podemos deter a marcha dos minutos, nem economizá-los para outra oportunidade. Resta-nos apenas utilizá-los de uma maneira inteligente e saudável, enquanto eles transcorrem.

Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos coração sábio. Salmo 90:12
. O tempo não aceita pressa nem procrastinação. A pressa destrói o descanso; o rítmo rápido, a paz. A pressa agita o nosso ânimo e não consegue alterar o compasso do tempo. É preciso saber dosar a urgência das necessidades com a cadência da ocasião.

Todas as coisas têm um processo que exige uma medida de tempo. Não podemos alterar a periodicidade que equilibra os seguimentos da vida. Deus não tem prazos fixos. Só a consciência disso aquieta nosso espírito e relaxa nossos nervos. Mas não confunda isto com adiamento ou descaso. A conveniência dos fatos não atropela os instantes nem adia os momentos. John Wesley dizia: Embora eu seja sempre rápido, não sou apressado. A pressa é sempre inimiga da exatidão. Quanto mais depressa, mais sujeito aos desastres e desencantos. Por outro lado, é preciso observar as delongas dentro do contexto acomodado. Se a precipitação pode ser de grande prejuízo, a demora pode se constituir num grande atraso.

O tempo não pode ser pressionado nem tão pouco espaçado. Tudo no tempo tem o seu tempo, por isso é imperioso saber contabilizar a oportunidade que o tempo nos enseja. Amanhã é quase sempre o dia mais ocupado da semana. Temos, como necessidade fundamental, a urgente capacidade de contabilizar os nossos dias. Os que ousam perder um dia são perigosamente pródigos; os que ousam gastá-lo mal são alucinados. Desperdiçar tempo é projetar sua falência nos limites da eternidade.
O que vale de fato nesta economia é a capacidade de gerenciar cada situação. Isto, porém, vos digo, irmãos, que o tempo se abrevia. 1Coríntios 7:29.

Dizem que o tempo passa. Na verdade o tempo não passa. O tempo fica, mas nós é que passamos em nosso tempo. O nosso tempo passa, e o que é passado, não pode ser chamado de volta. Se não soubermos aproveitar bem as oportunidades, dificilmente teremos outra chance.
O tempo é o depósito que cada pessoa tem no banco de Deus, mas ninguém sabe qual é seu saldo.

Não basta viver, é preciso viver com discernimento. Saber aproveitar o tempo é uma condição imprescin-dível para uma vida com significado. O tempo e o tesou-ro são os fardos mais pesados da vida; os mais infelizes dos mortais são os que possuem qualquer um deles em quantidade maior do que a capacidade que têm de usá-los. Todos nós temos o mesmo tempo, mas nem todos aproveitam com a mesma diligência. Cada dia que passa, o nosso tempo se abrevia. O tempo não é mercado-ria que se possa armazenar para o futuro. Ele precisa ser aproveitado momento a momento; senão, vai para sempre. O tempo que foi perdido nunca será recuperado.

Nunca desperdice o seu tempo, pois o tempo esban-jado jamais será encontrado. Não cabe a você dispor de seu tempo conforme seu agrado; ele é um talento glorioso de que os homens precisarão dar contas, tanto quanto qualquer outro talento. Os homens que mais contribuíram para sua época nunca se queixaram da carência de tempo. Eles simplesmente fizeram tudo o que tinham que fazer, com o mesmo número de horas que todos os outros tiveram.

Não se esqueça: O grande peso da eternidade está dependurado pelo pequeno fio do tempo. Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. Efésios 5:15-16. Vivemos movidos pelas exigências, quando devíamos viver movidos pelas prioridades. A vida é curta demais para tentarmos fazer tudo aquilo que nos agrada, mas longa o bastante para que possamos fazer as coisas que Deus quer que façamos. Se você gastar a maior parte do seu tempo sonhando com o dia de amanhã e se lamentando dos acontecimentos ocorridos ontem, nenhum tempo sobrará para você fazer algo hoje.

Quando temos as prioridades certas, podemos edificar nossa agenda dentro dos valores que realmente fazem sentido. Não podemos negligenciar o momento presente, pois a vida é apenas a soma dos momentos que nos acontecem. O aproveitamento de um dia é a medida de um homem. "Reserve o tempo: Para trabalhar - é o preço do sucesso; para pensar - é o segredo da eterna juventude; para ler - é a fonte da sabedoria; para adorar - é a estrada da reverência; para ser afável - é o caminho da felicidade; para amar e ser amado - é o privilégio dos santos; para viver - é um dos segredos da vitória pessoal; para sorrir - é uma das maneiras de aliviar a carga da vida; para orar - é a rodovia que traz a presença de Cristo a nós; para ser santo - pois sem santidade, nenhum homem verá o Senhor; para Deus - que cons-titui, na vida, o único investimento permanente."

Somente aqueles que estabelecem as prioridades importantes em suas vidas, sabem utilizar bem o tempo que lhe foi distribuído. Contudo, para se ter uma vida com as proporções da eternidade, é preciso viver o nosso tempo com a perspectiva da paciência.

O nosso tempo é muito rápido e não podemos desperdiçá-lo. Ora, não sabeis o que acontecerá amanhã. O que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco e logo se desvanece. Tiago 4:14. Mas a vida é uma sinfonia; perdemos um terço dela se cortarmos o movimento lento. Muitas vezes, esperar uma resposta faz parte da resposta. Esperei com paciência pelo Senhor; Ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Salmo 40:1. A paciência não pode ser nem um centímetro mais curta do que a aflição. Todo o tempo de nossa existência deve ser vivido nos limites da paciência, pois não deixamos lugar para a fé, se esperamos que Deus cumpra imediatamente o que prometeu.

O ano é apenas uma medida de tempo como o segundo. Se vivemos cada segundo com a sabedoria de Deus, certamente teremos um ano cheio de felicidades. Todo o tempo que temos é um segundo para viver de cada vez. Cabe a nós dispor de nosso tempo conforme a graça nos permite, de tal modo, que todo o nosso tempo seja dedicado à gloria de Deus, à edificação da humanidade e à alegria pessoal repleta de contentamento. Apesar de estarmos sempre nos queixando de que nossos dias são poucos, agimos como se eles nunca tivessem fim.

Que o ano de 2012 seja apenas a soma feliz de cada segundo vivido com a sabedoria de Jesus Cristo.
 
Soli Deo Glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário