domingo, 3 de junho de 2012

TRANSFORMADOS À SUA IMAGEM

Mas todos nós, com cara descoberta, refletindo, como um espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. 2 Coríntios 3:18.

Na Bíblia, o Espírito é chamado de Espírito da vida. Este nome está relacionado à sua ação regeneradora e justificadora na vida do homem.O Espírito da vida tem como função trazer vida onde há morte Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. Romanos 8:2.
Adão foi criado perfeito por Deus, mas, num ato de desobediência, caiu, perdendo assim a sua comunhão com a fonte de vida que é Deus. Adão morreu espiritualmente. E, em razão de ser ele (Adão) o cabeça da raça humana, a morte passou a todos os homens. Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram. Romanos 5:12.
Por causa do pecado, o homem ficou separado de Deus. O espírito do homem perdeu sua função, função esta de estar em comunhão com Deus. Nascemos espiritualmente mortos, por isso a Palavra de Deus nos diz: E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados. Efésios 2:1. Porém, é com homens espiritualmente mortos que o Espírito Santo Se ocupa.
Quando o nosso Senhor Jesus se dirigiu aos seus discípulos falando de Sua partida, falou também da vinda do Espírito Santo com a finalidade de convencer o homem de sua miserabilidade e de sua total falência. Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo: do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; e do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado. João 16:7-9. Este texto fala sobre convicção. O Espírito Santo convencerá o mundo a respeito do pecado. Não apenas convencerá, mas trará profunda convicção do estado pecaminoso em que se encontra. A Bíblia não apenas mostra como o pecado é horrendo, mas também revela um poder acima de todo o esforço humano. O pecado e o seu poder sobre nossas vidas não pode ser vencido por nenhum meio natural, nem tampouco pela educação. É mais do que os maus hábitos, que podem ser vencidos pela prática de disciplina. É mais que uma personalidade distorcida, que pode ser corrigida pela terapia. O pecado é um poder, uma força que nos escraviza. A Palavra de Deus revela claramente que nascemos espiritualmente mortos. Por isso precisamos de um milagre, precisamos ser levantados dentre os mortos. O planeta terra é como um grande caixão cheio de mortos. O Espírito Santo, em parceria com a Palavra de Deus, nos convence do pecado, nos conduz à Pessoa do nosso Senhor Jesus Cristo e, em Cristo, o nosso espírito é vivificado. Agora podemos ter comunhão com Deus e estar de pé em Sua presença por causa da obra consumada do nosso Senhor Jesus Cristo no Calvário. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus. Efésios 2:4-6.
O Espírito Santo é também chamado de Espírito de santidade. Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: graça e paz vos sejam multiplicadas. 1Pedro 1:2. Este nome está relacionado à formação da vida de Cristo na vida do salvo. O salvo está unido a Cristo; o Espírito Santo é o poder e o laço dessa união. O nosso Senhor Jesus, durante o tempo que esteve aqui na terra, nos revelou o Pai em todos os Seus propósitos de graça e amor. E, agora, o Espírito Santo está revelando Cristo em toda a Sua beleza e santidade. O Espírito Santo compartilha conosco toda a santidade de nosso Senhor Jesus Cristo. Todo nascido de novo está unido a Cristo e, por estar Nele, pode andar como Ele andou, falar com Ele, ouvi-Lo e contemplá-Lo. Em Cristo, nos tornamos agradáveis e irrepreensíveis diante de Deus. Cristo em nós significa que agora temos paz com Deus, em pleno descanso. Não temos qualquer outro lugar de descanso a não ser onde Cristo está, onde Deus está. Céu é céu porque Deus está lá, e o inferno é aquele lugar onde Cristo não está.
O apóstolo Paulo fala do alvo do sacrifício do nosso Senhor Jesus por nós: Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito. Efésios 5:25-27. Ser salvo significa que Cristo nos separa para Si com o propósito de revelar a Sua santidade em nós. A Santificação, portanto, flui da presença do Senhor na vida daqueles que foram salvos.
Este fluir não é fruto do esforço, regras ou métodos. É um fluir natural de uma fonte que foi estabelecida no interior do regenerado, conforme disse o nosso Senhor Jesus: Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.João 7:38.
O Espírito Santo recebe outro nome: Espírito da glória: Se, pelo nome de Cristo, sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória de Deus. 1 Pedro 4:14. Isto significa que estamos sendo transformados de glória em glória. O Espírito Santo compartilha conosco a beleza da glória de nosso Senhor Jesus Cristo. Esse é o caminho de crescimento, esse é o propósito de Deus: que sejamos semelhantes ao Seu Filho. O propósito de Deus em criar o homem à Sua imagem e semelhança era para que manifestasse de forma visível a Sua glória aqui na terra, mesmo depois da queda do homem, que o destituiu da glória de Deus. O Seu plano original não mudou, não foi frustrado. Ele traz de volta este propósito, que é manifestar de maneira visível a Sua glória, aqui na terra, através do homem, na Pessoa de Seu Filho.
Salvar o homem significa trazê-lo de volta a este propósito inicial. A regeneração é o início da vida eterna, não o seu fim em si. Um dia fomos salvos, hoje estamos sendo salvos, tratados, ensinados e disciplinados, até que Cristo seja formado em nós. Meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós. Gálatas 4:19.
A porta de entrada para o céu é a cruz. Nascemos de novo pela revelação da nossa morte e ressurreição em Cristo. Esta experiência é semelhante ao nascimento de uma criança. O nascimento dessa criança é um ato, e o desenvolvimento dessa criança até se tornar adulta é um processo. Nascemos de novo em Cristo, isto é, fomos justificados e nos tornamos filhos de Deus. Esta primeira etapa representa somente o início da vida eterna. E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. João 17:3. A palavra de Deus é clara em definir vida eterna: conhecer a Deus e a Jesus Cristo. Não é um conhecimento intelectual, ou um assentimento mental, mas um conhecimento vivo experimental.
O propósito de Deus é que os nascidos de novo reflitam a Sua glória. E, para que isto aconteça, o Espírito Santo nos guiará pelo caminho da cruz. Somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito. O Espírito Santo disponibiliza na vida interior do nascido de novo o princípio contínuo e operante da morte. Levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo. Porque nós, que vivemos, somos sempre entregues à morte por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal. De modo que, em nós, opera a morte, mas, em vós, a vida. 2 Coríntios 4:10-12.
Este princípio da cruz, estabelecido no interior do regenerado, é o que conduz para uma vida de quebrantamento e abre o caminho para a manifestação da vida de Cristo. A queda do homem não manchou e nem frustrou os planos de Deus. A semelhança perdida pelo pecado em Adão é restaurada na Pessoa de Seu Filho, o nosso Senhor Jesus Cristo. Em Cristo, Deus traz de volta o Seu propósito, que é nos fazer semelhantes ao Seu Filho; então, a Sua glória, que é Cristo, será revelada não só na terra, mas em todo universo. Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou. Romanos 8:28-30.
O Espírito Santo efetua a santificação prática na vida do salvo com base na obra ompleta de Cristo. Sua maneira de agir é pela aplicação da verdade como ela é em Jesus. O espírito Santo apresenta a verdade acerca da nossa posição perfeita perante Deus em Cristo e alimenta o novo homem em nós dia a dia. Esta santificação não é o quanto se conhece de assuntos bíblicos, mas sim o quanto se conhece de Cristo.

Solo Deo Glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário