"Fiz o primeiro relato, ó Teófilo, acerca de tudo o que
Jesus começou a fazer e a ensinar, até o dia em que foi elevado ao céu, após ter
dado orientações, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera." Atos
1.1-2.
Após a morte de Saul, tudo estava desarrumado para Davi. Ele
precisava dar novos rumos a Israel. Na tarefa de consolidar o reino de Israel e
derrotar os inimigos de Israel, Davi precisou contar com o apoio de todas as
doze tribos. O autor de I Crônicas 12, diz que os guerreiros de todas as tribos
vieram até em Hebrom para "transferir a ele (Davi) o reino de Saul conforme a
Palavra do Senhor". (v.23)
Davi recebeu dos guerreiros poder militar, e toda sorte de
apoio do povo. No meio dos nomes dos que vieram ajudar a Davi, encontra-se um
profundo comentário. A tribo de Issacar enviou duzentos chefes ao novo rei
"entendidos na ciência dos tempos, para saberem o que Israel devia
fazer". Esta é também uma necessidade que existe entre o povo de Deus em
todas as gerações. Como o povo de Israel, a Igreja precisa compreender o momento
histórico e saber o que fazer.
Entre a Igreja Primitiva e a Igreja dos dias atuais, muitos
fatos e acontecimentos ocasionaram transformações no Cristianismo. Isto porque,
a Igreja não acontece em um vácuo histórico. Nestes quase dois mil anos o
Cristianismo incorporou valores, tradições, rituais e costumes que nunca
estiveram no coração de Deus.
Uma coisa é certa, o momento presente, no qual a Igreja de
Cristo vive e trabalha é fundamentalmente diferente de uma geração atrás. Na
nova realidade, a Igreja está marginalizada. Segundo Loren Meal autor do livro
"A Igreja de outrora e o Futuro" o chamado Paradigma da Cristandade já passou.
Ele explica que a Igreja Primitiva, pensava e agia a partir do Paradigma
Apostólico. A Igreja sabia a distancia entre ela e a comunidade. Sua missão era
cruzar as fronteiras missionárias, a fim de definir a sua posição.
Contudo, com o Imperador Constantino, foi desfeita a fronteira
existente entre a Igreja e o ambiente em que ela se encontrava. O ambiente
tornou-se favorável a Igreja. Nasceu o chamado Paradigma da Cristandade, o qual
dominou desde a Reforma até o século passado.
O Paradigma da Cristandade está morrendo. Estamos vivendo em um
período intermediário enquanto um terceiro paradigma se forma, o Paradigma
Missional. A fronteira entre a Igreja e o seu ambiente foi distanciada, formando
uma mentalidade de gueto e está claro que vivemos em pleno campo missionário.
Infelizmente muitas de nossas igrejas permanecem com uma forma ultrapassada de
pensar em que esperamos que naturalmente os nossos vizinhos, amigos venham até
nós, aprendam nossos modos e hábitos e entrem em nossa subcultura.
Portanto, faz-se necessário uma mudança em nosso entendimento
de Igreja e seu ministério. Se não enxergarmos esta realidade vamos falar
somente para os de dentro, e conseqüentemente, exercer sua influência cada vez
menor no mundo.
Porém conhecer e entender o processo histórico não é
suficiente, precisamos saber o que fazer. Isto implica voltarmos para as
Escrituras e ver como foi o padrão estabelecido por Deus. Necessitamos voltar às
origens, mesmo porque, as nossas circunstâncias se parecem muito com o período
da Igreja Primitiva.
Na perspectiva missional é preciso ter os olhos voltados para
as Escrituras e para a realidade. O livro de Atos mostra um padrão do ser e
fazer. Nele encontramos lições redentoras, transformadoras e inspiradoras para
andarmos na contra-mão da História.
Foi Lucas quem escreveu Lucas e Atos. No início era um livro
só. Somente depois de 150 anos foram separados. Porém, o livro de Lucas e Atos
precisam ser lidos juntos. Eles se complementam. Eles têm a mesma lógica, a
mesma proposta. Foram escritos a partir do ano 80 d.C. A questão é: porque
depois de 50 anos após a morte de Jesus, Lucas decide documentar e registrar a
história de Jesus Cristo?
Depois de 50 anos da morte de Jesus, havia uma profunda
frustração messiânica. Muitos passaram a julgar que Jesus fora um Messias que
não dera certo. As idealizações e expectativas de muitos cristãos tinham caído
por terra. O fato que agravou ainda mais foi a perseguição contra os judeus no
ano 70 da era Cristã. Isso provocou mais dúvidas se Jesus realmente era digno de
ser seguido.
A proposta de Jesus Cristo ia na contramão das expectativas do
messianismo. Ele é pacifista. Acreditava-se que Israel era a nação eleita para
ser luz das nações. O Messias veio e não fez nada para mudar a realidade. Havia
uma frustração apocalíptica. Muitos questionavam se valia à pena manter a crença
ou não na seita de Jesus Cristo. O que Jesus ensinou é viável? Vemos ainda
muitas pessoas questionando se o que Jesus veio trazer funciona mesmo. Se o
cristianismo realmente é verdadeiro e relevante!
Lucas inicia o livro de Atos endereçada para o mesmo destinário
do seu primeiro livro. Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que
Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar. Atos 1:1. Quanto a este
ninguém sabe explicar muito bem. O "que Jesus começou a fazer e a ensinar".
O que Lucas quer dizer com isso? No seu Evangelho, ele conta a história de
Jesus desde a sua encarnação até sua trágica morte. Contudo, Lucas quer
reafirmar a Teófilo que Jesus continua fazendo e ensinando no mundo. Agora, não
como o Jesus encarnado, mas como o Jesus ressurreto.
A palavra-chave para a compreensão da importância do livro de
Atos é a palavra "começou". Aquele Jesus amoroso, gentil, incomparável, o
qual se preocupava com os perdidos, com os pobres,com as crianças, segundo Lucas
ainda continuava fazendo e ensinando. Ele reafirmou para Teófilo que por meio de
sua ressurreição Ele veio viver em seus discípulos promovendo transformação.
Lucas demonstra que Jesus é o grande Protagonista. Tanto em
Lucas como em Atos Jesus está vivo na sua Igreja, o seu Corpo na terra. Em Jesus
a religião acaba, porque Deus deixa de ser buscado lá longe. Ele é derramado em
nós. Vivemos em Cristo. "Porque eu vivo, vós também vivereis. Naquele dia,
vós conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós em mim, e eu, em vós... Se alguém
me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e
faremos nele morada". João 14:19-23. Uma experiência profunda com Jesus, que
está vivo, nos capacita a sermos utilizados como seus instrumentos.
Isto pode ser ilustrado pela vida do apóstolo Paulo. Paulo é um
dos principais instrumentos do Senhor Jesus no livro de Atos. Mas se quisermos
entender o que realmente estava acontecendo na vida e no ministério de Paulo, é
preciso ler o que se encontra em Romanos 15:18-19. "Eu não arrisco falar de
qualquer coisa, exceto o que Cristo operou através de mim para conquistar os
gentios à obediência, por palavra e por ação, pelo poder de sinais e prodígios,
pelo poder do Espírito Santo". Paulo está dizendo: "Cristo trabalha através
de mim por palavra e ação". Ou seja, Jesus está falando e agindo através da
minha vida.
"Tudo posso naquele que me fortalece". Filipenses 4:13.
Observe que Paulo, não fala: "Tudo posso junto com Aquele", mas, "naquele". Esta
é a experiência de quem viu em Jesus um Salvador perfeito e Senhor suficiente. E
por outro lado, reconheceu a sua miserável condição de pecador e incapacidade de
conduzir a sua própria vida. Este é o primeiro passo para pertencer ao time do
Senhor Jesus. Esta experiência de redenção, restauração e mudança de rumo,
chama-se Novo Nascimento.
Muitos não tem experimentado o impacto transformador do
Cristianismo simplesmente porque nunca nasceram de novo. Acostumaram com o
conjunto de crenças, usos e costumes , mas o coração não foi invadido pelo
Espírito Santo. Não aprenderam na prática um dos fundamentais ensinamentos de
Jesus: "Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus... quem
não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus". João
3:3-5. O resultado é que continuam andando no caminho errado, seguindo o fluxo
natural de uma vida dominada pelo pecado, pelo ego e por Satanás.
Cristianismo significa mudança de paternidade, de valores e de
atitudes. Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua
semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus. I João
3:9. Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de
Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca. I João 5:18.
Pessoas regeneradas são moralmente distintas do mundo vivem em um processo de
santificação contínuo. Atos e atitudes santos.
Quando isto acontece o movimento é totalmente contrário ao
padrão humano. Ao invés que querer subir, será descer. Ao invés de estar no topo
da pirâmide, o desejo é estar na base. Ao invés ser servido, servir. Foi isto
que escandalizou os religiosos e continua a nos escandalizar. Jesus andou na
contramão em todos os sentidos porque estava focado na cruz, ou seja uma vida de
renúncia. Sua vida e toda a trajetória tinha um alvo a cruz. A cruz não é
somente para pecadores. Pois Jesus não tinha pecado. A cruz é uma prova para
pessoas obedientes. "Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a
fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem
vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que agora, tenho na carne, vivo pela
fé no Filho de Deus , que amou e a si mesmo se entregou por mim." Gálatas
2:19-20. Se queremos ser instrumentos nas mãos de Deus, além do novo nascimento
necessitamos fazer uma opção por andar na contra-mao do mundo, ou seja, uma
decisão voluntaria para uma vida de renúncia de nos mesmos.
No novo nascimento passamos a ter a Trindade morando dentro de
nós. Mas ter um relacionamento vivo, dinâmico e renovador com a Trindade
trata-se de uma decisão de assumir constantemente a nossa condição de estar
crucificado com Jesus Cristo. Temos, porém, este tesouro em vaso de barro,
para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós. Em tudo somos
atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados;
perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos; levando
sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em
nosso corpo. Porque nós, que vivemos, somos sempre entregues à morte por causa
de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne
mortal". II Coríntios 4:7-12. O apóstolo Paulo demonstra que a fonte do
poder para vivermos e cumprirmos a missão vem somente de Deus.
A Igreja precisa perceber que Cristo continua a realizar o seu
trabalho com o propósito de promover a Glória de Deus. Deus é quem está em
missão; a Igreja é chamada para juntar-se à Deus em seu trabalho no mundo. A
igreja não é um fim em si mesma. A Primeira Missão da Igreja é morrer para ela
mesma para que a Glória de Deus seja manifesta.! Ela precisa perder a sua
glória. Deus não deixa que ninguém usurpe a sua glória. As nossas tentativas
sempre serão frustradas como já tem sido.
Ao analisar o texto de Atos 1:1-3, o pregador John Piper aponta
três coisas que os crentes necessitam para poder andar na contramão da história.
Primeiro os crentes precisam ser direcionados pelo Espirito Santo. "Após ter
dado orientações, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera." Atos
1:1-2. A segunda coisa é que eles precisam de convicção de que Ele está vivo e
triunfante sobre a morte. Versículo 3: "Para eles, ele se mostrou vivo depois
da sua paixão por muitas provas, aparecendo-lhes durante quarenta dias..." .
A última coisa mencionada no versículo 3 é a de que eles precisam de mais
instrução sobre o reino de Deus. Você vê isso no final do versículo 3: "...
Aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando do reino de Deus".
Diante da tão grande revelação que temos recebido, estamos
andando na contramão da história ou estamos fazendo de nossas igrejas "resorts"
espirituais de proteção e satisfação!!! O paradigma missional é marcado pelo
princípio da cruz. É definido por uma vida de obediência e renúncia para fazer
não a nossa vontade mas a vontade do Senhor da missão. A nossa tendência natural
é a inércia, o comodismo, e "venha a nós". O princípio da cruz, corta a raíz do
nosso eu e faz dele mil pedaços para movidos pelo Espírito de Cristo cheguemos
até as pessoas que Cristo quer abençoar, salvar e restaurar. Tal como Cristo
andou na contramão para nos salvar, Ele nos envia. "Disse Jesus: Assim como o
Pai me enviou, eu também vos envio". João 20:21.
Solo Deo Glória.
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O propósito deste blog na sua forma completa é capacitar seus leitores a entenderem a Bíblia. Apresenta instrução básica eficiente do ponto de vista bíblico. Procura remover todas as falsas pressuposições racionalistas, moralistas, antropocêntricas e idólatras que já infectaram,e, na medida desta infecção, cegaram todo homem e toda cultura deste mundo a partir da queda de Adão.
segunda-feira, 18 de junho de 2012
A IGREJA NA CONTRAMÃO DA HISTÓRIA
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