sábado, 23 de junho de 2012

DEUS ESQUECEU

Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão. Filipenses 3:13.
Uma coisa é uma expressão muito significativa usada na Bíblia com relação à vida cristã. Uma coisa te falta, disse Jesus a um jovem rico que confiava na sua própria riqueza. E Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me. Marcos 10:21.
Uma coisa é necessária, disse Jesus à ansiosa Marta, quando esta repreendia sua irmã. Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa. Lucas 10:41,42a.
Uma coisa sei, exclamou o cego de nascença quando lhe foi restituída a visão. Ele retrucou: Se é pecador, não sei; uma coisa sei: eu era cego e agora vejo. João 9:25.
Uma coisa pedi, foi o desejo de comunhão que o salmista expressou nestas palavras: Uma coisa peço ao Senhor, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do Senhor e meditar no seu templo.Salmo 27:4.
Muitos de nós temos uma forte tendência de ficarmos olhando pelo retrovisor da vida, isto é, olhando para trás, tentando encontrar uma explicação para aquilo que fizemos ou deixamos de fazer. Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus. Lucas 9:62. Esquecer não significa deixar de lembrar, nenhuma pesssoa em sua sã consciência pode esquecer o que fez no passado. Até gostaríamos de poder apagar certas recordações desagradáveis. Mas o que podemos fazer é considerar que, aquilo que nos aconteceu deve ser visto do ponto de vista de Deus. José foi um exemplo disto, vendido por seus próprios irmãos para o Egito. Anos depois, quando os encontrou, José disse: Não temais; acaso estou eu em lugar de Deus? Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida. Gênesis 50:19 e 20. Apesar de todo o sofrimento que José passou, não guardou qualquer ressentimento contra eles. Pois ele sabia que Deus tinha um plano para sua vida. Não podemos alterar ou modificar o que se passou, mas podemos alterar o seu significado. Romanos 8:28 diz: Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Muitos de nós vivemos atormentados pelo sentimento de culpa, lembrando daquilo que Deus já esqueceu. Como Ele próprio disse: Pois, para com as suas iniqüidades, usarei de misericórdia e dos seus pecados jamais me lembrarei. Hebreus 8:12.
Assim, esquecer as "coisas" que para trás ficam, não sugere uma proeza impossível de exercícios mentais e psicológicos, através dos quais tentamos apagar os pecados e os erros do passado. Significa simplesmente considerarmos, no nosso coração, o que diz a Palavra de Deus. E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. 2 Coríntios 5:17. E, assim, o convite a seguir é este: prosseguirmos para o alvo. Prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3:14.
O nascido de novo deve entregar-se totalmente à corrida cristã. Imagine um atleta correndo e ao mesmo tempo olhando para trás. A concentração constitui um grande segredo de uma mente íntegra, diz a Palavra de Deus em Tiago 1:8: Homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos. Muitos cristãos se sentem abalados pelas coisas que têm a lamentar no passado. Eu prossigo: os gregos usavam esta expressão para descrever um caçador que perseguia ansiosamente a sua presa. Não que eu o tenho já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquis-tado por Cristo Jesus. Filipenses 3:12.
A nossa mentalidade é muito parecida com a dos israelitas quando saíram do Egito, (figura de um mundo opressivo), para a terra de Canaã, (figura da vida cristã), e no caminho pelo deserto, (tipifica tratamento), olharam para trás, preferindo a fartura do Egito a serem guiados por Deus para um lugar seguro. Lembramo-nos dos peixes que, no Egito, comíamos de graça; dos pepinos, dos melões, dos alhos silvestres, das cebolas e dos alhos. Números 11:5. A Palavra de Deus nos exorta a considerarmos que estamos aqui de passagem, e que a nossa verdadeira pátria está nos céus. Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo. Filipenses 3:20.
É possível, sim! Prosseguir para o alvo. Cristo venceu e, Nele somos mais do que vencedores. Ele é a nossa força, Ele é a nossa vida, Nele estamos assentados nos lugares celestiais, Nele temos a plenitude de sua graça. Louvado seja Deus que, em Cristo, tudo consumou e, assim, prossegui-mos olhando sempre para o alvo. Amém.

Solo Deo Glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário