sábado, 30 de junho de 2012

NENHUM SINAL SE LHE DARÁ

Então alguns dos escribas e dos fariseus, tomando a palavra, disseram: Mestre,
queremos ver da tua parte algum sinal. Mas ele lhes respondeu: Uma geração má e adúltera pede um sinal; e nenhum sinal se lhe dará, senão o do profeta Jonas; pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim estará
o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra. Mateus 12:38-40.
Os escribas e os fariseus que acabavam de acusar o Senhor de expulsar os demônios pelo poder de Belzebu, príncipe dos demônios pedem-Lhe um sinal da Sua parte, ou seja, um milagre que pudesse convencê-los que Ele era o Cristo. Pediram a Jesus que os levasse a crer que Ele era o Cristo, quando toda a Sua vida e os milagres de bondade que Ele operava a cada passo assim proclamavam de forma incontestável! Essa geração má e adúltera poderia ainda ser convencida por meio de um sinal?
Por isso o Senhor lhes responde: Nenhum sinal vos será dado, senão o do profeta Jonas. Que tipo maravilhoso foi dado na pessoa de Jonas dos sofrimentos de Cristo cerca de 900 anos antes da Sua vinda! Jonas foi rejeitado, lançado ao mar e engolido pelo grande peixe, passando três dias e três noites no ventre do peixe, tipificando sua morte e, depois, lançado para fora do grande peixe, tipificando a sua ressureição. Em Lucas, o Senhor é ainda mais explícito: Depois de ter dito que não seria dado a essa geração má outro sinal senão o de Jonas, Jesus acrescenta: Porquanto, assim como Jonas foi sinal para os ninivitas, também o Filho do homem o será para esta geração. Lucas 11:30. Jonas, morto e ressuscitado em figura, era não apenas um pregador, mas também um sinal para os Ninivitas. Com efeito, não se trata, nesta passagem, da pregação, mas da pessoa de Jonas. E, o Senhor acrescenta: Os homens de Nínive se levantarão no juízo com esta geração, e a condenarão; porque se arrependeram com a pregação de Jonas; e eis aqui quem é maior do que Jonas. Lucas 11:32. De fato, os Ninivitas tinham se arrependido sem nenhum sinal especial, enquanto que os Judeus pediam um sinal! A simples pregação de Jonas os tinha levado ao arrependimento! Uma simples pregação, ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida, foi suficiente para produzir um profundo arrependimento nos Ninivitas. Esta cidade, cuja maldade tinha subido até Deus, pois se prostrava perante os seus ídolos, arrependeu-se. O profeta tinha de aprender esta verdade elementar: O amor universal de Deus. Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos. Efésios 4:6.
O nosso Deus dirige e governa todas as coisas. A Sua providência vela por tudo; a Sua bondade infinita está em toda a parte. O amor de Deus para com todas as Suas criaturas é universal. E como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. João 3: 15-16-17.
Tal é o tipo de Jonas no Novo Testamento: Jonas rejeitado e lançado ao mar, morto e ressuscitado; Cristo rejeitado e levantado numa cruz, morto e ressuscitado! Assim, o Senhor é apresentado hoje para a salvação de todos os homens. Então, deu-se o milagre dos séculos: Deus foi manifestado em carne. O Deus eterno, criador dos céus e da terra, veio ao mundo: o Santo que nasceu da virgem, habitou entre nós, cheio de graça e de verdade. Pois que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação. 2 Coríntios 5:19.
Com estes fatos maravilhosos, ocupa-se o Deus Trino. Depois de o Filho ter dito no conselho de paz: ...eis aqui venho para fazer, ó Deus, a Tua vontade, Deus preparou-Lhe um corpo, e o Espírito Santo gerou Jesus no ventre de Maria. E no princípio da vida pública do nosso Senhor Jesus, vemos a primeira manifestação do Deus Trino: o Filho, na Sua humilhação na terra, Deus Pai, falando do céu e reconhecendo que Jesus é o Seu Filho e Deus o Espírito Santo, descendo em forma corpórea sobre o Filho. O Senhor Jesus se apresentou voluntariamente para fazer a vontade de Deus e glorificar o Seu nome. Ofereceu-Se imaculado a Deus. Deus Pai foi glorificado no Filho naquela cruz. Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer. João 17:4.Jesus foi a manifestação ao homem de tudo aquilo que era celeste, do próprio Deus no homem, existindo como Deus no Céu e em toda a parte. Como Filho do homem, devia ser crucificado e, desse modo, levado deste mundo onde tinha vivido como a manifestação do próprio Deus e de Seu amor em todos os seus caminhos. E somente assim a porta dos Céus podia ser aberta, e somente assim um traço de união com o Céu era estabelecido para os homens. O Senhor Jesus veio do Céu a fim de ser o meio indispensável, certo e seguro para que outros pudessem participar desta união. Era preciso que o Filho do homem fosse levantado, como a serpente o tinha sido no deserto, para que a maldição que pesava sobre o povo fosse retirada. E Eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a Mim. João 12:32O homem, tal como é aqui na terra encontrava-se incapaz de receber a bênção do Alto. Por isso tinha de ser remido. O pecado devia ser expiado, retirado e tratado de acordo com a verdade do seu estado. Assim, Cristo tomou o lugar do homem em graça. Era preciso que o Filho do homem fosse levantado, fosse rejeitado na terra pelo homem, cumprindo assim a expiação perante o Deus de justiça. Então Jesus, depois de ter tomado o vinagre, disse: está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito. João 19:30.O Senhor Jesus veio com pleno conhecimento do que era o Céu e a glória divina. E para que o homem dela pudesse participar, era preciso que o Filho do homem passasse pelo vale da sombra da morte e nos levasse junto com Ele a este vale. Poderá haver maior prova do amor de Deus para com os perdidos? A verdade e a justiça infalíveis de Deus poderiam brilhar com mais intensidade do que quando Ele pôs todo o castigo do pecado sobre Jesus? Àquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. 2 Coríntios 5:21.Cristo levantado da terra atraiu a Si todos os homens a fim de que todo aquele que Nele crê tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o Seu Filho ao mundo não para condenar o mundo, mas para o mundo fosse salvo por Ele.
A salvação não é uma resposta de Deus a algo existente no homem; é inteiramente e completamente uma ação vinda de Deus. Ele foi movido por Seu amor, graça, misericórdia e compaixão. O nosso Deus e Pai, em Sua rica graça e soberana misericórdia, apaga as nossas transgressões, cancela a nossa culpa, justifica-nos perfeitamente, nos faz morrer em Cristo e enche os nossos corações de gozo. Isto é graça reinando em justiça para a vida eterna em Jesus Cristo nosso Senhor, é Deus, em Seu admirável amor, proporcionando justiça para o pobre culpado pecador, merecedor do inferno. Contudo, o supremo propósito de Deus na redenção do homem é a preeminência de Seu Filho, o nosso Senhor Jesus Cristo. Podia Deus deixar esta gloriosa Pessoa no sepulcro? Antes O ressuscitou de entre os mortos e Lhe deu um lugar à Sua destra como justo galardão. O Senhor sai do sepulcro e traz o Céu até nós. E para particparmos desse Céu, é preciso nascer de novo. Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. João 3:3. Os mais assombrosos milagres e sinais podem ocorrer diante de nossos olhos e não afetar o coração. Produzem um efeito transitório, um bem-estar passageiro, a não ser que a consciência seja levada à luz da presença divina e o coração exposto à ação imediata da verdade pelo poder do Espírito de Deus. Uma fé profunda em milagres não significa salvação. Tem de haver nova vida, uma nova natureza, mas os milagres e sinais não podem comunicar esta realidade. A nova vida é comunicada pela semente incorruptível do evangelho de Deus, gravada no coração pelo poder do Espírito Santo. Não é uma fé intelectual baseada em milagres, mas uma fé de coração no Filho de Deus. O dom de Deus é a vida eterna por Cristo Jesus, nosso Senhor. Glorioso manancial! Majestoso é o nosso Senhor Jesus Cristo. No dia do Juízo, os Ninivitas condenarão esta geração pela sua incredulidade, porque eles se arrependeram com a pregação de Jonas; e um maior do que Jonas ali estava. A rainha do sul, de igual modo, testifica contra a maldade desta geração perversa. O seu coração, atraído pela fama da sabedoria de Salomão, foi levado a ele dos confins da terra; e ali estava um maior do que Salomão!
Nos últimos dias, as nações, pelo Evangelho eterno, terão que dobrar os joelhos diante Daquele que fez o céus e a terra e adorá-Lo. O anjo que há de anunciá-lo dirá em alta voz: E vi outro anjo voando pelo meio do céu, e tinha um evangelho eterno para proclamar aos que habitam sobre a terra e a toda nação, e tribo, e língua, e povo, dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas. Apocalipse 14:6-7.

Solo Deo Glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário