sábado, 23 de junho de 2012

O QUE É REALMENTE NASCER DO ALTO?

Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer do alto, não pode ver o reino de Deus. João 3:3
Novo nascimento ou nascer do alto é uma obra exclusiva da graça e misericórdia de Deus, em favor de um povo caído e corrompido pelo pecado. As Escrituras dizem que todos os homens nascem em pecado desde a madre. Desviam-se os ímpios desde a sua concepção; nascem e já se desencaminham, proferindo mentiras. Salmos 58:3. O veredicto de Deus para toda raça humana é: pois todos pecaram e carecem da glória de Deus. Romanos 3:23.
A queda de Adão constituiu a queda de toda uma raça. Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram. Romanos 5:12. Somente a ação de um Deus santo e gracioso pode resgatar um pecador desgraçado, maldito, depravado e perverso por natureza, e transformá-lo em alguém que ame o Senhor de forma livre e espontânea.
Muitas pessoas confundem o que é conhecer verdadeiramente ao Senhor com o fato de frequentar uma igreja, seguir normas e preceitos, e desenvolver boa qualidade moral. Tais pessoas tornam-se religiosas, tentam agradar a Deus por meio de seus esforços, ou seja, a força motivadora de seus corações está no seu próprio desempenho. Alegram-se por aquilo que conseguem realizar. Quando não conseguem obedecer a Deus, sentem-se culpados e precisam rapidamente achar um meio de pagar o preço do seu pecado. Tais pessoas não foram realmente enxertadas pelo Espírito Santo de Deus. Justamente por isso, a Palavra de Deus exorta: O qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica. 2ª Coríntios 3:6. A letra, sem a operação do espírito, é somente religião.
Todo processo da religião parte daquilo que o próprio homem faz, no sentido de desempenho, para buscar, ele, se reconciliar novamente com Deus! A palavra Religião vem do latim re-ligare e significa ligar novamente à fonte, à vida.
A religião é a busca do homem em religar-se novamente com Deus, com base em seus méritos, ou seja, um propósito totalmente inútil e contrário ao que o verdadeiro Evangelho propõe. O Evangelho significa Deus vindo ao encontro do homem falido e caído para, então, religá-lo com Ele mesmo, por meio de Sua graça, manifestada na pessoa de Jesus Cristo. Dr. Martyn Lloyd Jones diz que tudo é pela graça na vida cristã, do início ao fim.
O apóstolo Paulo nos afirma em Romanos 1:16: Eu não me envergonho do evangelho, pois ele é o poder de Deus para salvar todos os que crêem, primeiro os judeus e também os não-judeus. O evangelho não é algo que diz o que se deve fazer para se salvar, pelo contrário, ele relata como Deus providenciou o único método de salvação e a maneira de aplicá-lo. O evangelho nos mostra como Deus aceita o homem caído: somente por meio da fé, do começo ao fim.
Poder é uma tradução da palavra grega dunamis. A palavra dinamite origina-se de dunamis, porém dinamite não é uma palavra forte o bastante para expressar o que Paulo estava dizendo nesse versículo. Inerente ao evangelho está o poder de um Deus onipotente. Esse poder, por si mesmo, é suficiente para salvar o mais vil pecador e transformá-lo em um santo.
John F. MacArthur Jr. diz que a mensagem do evangelho é o veiculo através do qual o poder transformador de Deus invade uma alma e realiza o novo nascimento. O evangelho não é uma nova ideia, ou uma nova filosofia de vida, muito menos uma decisão tomada pelo próprio homem como que partindo dele mesmo para seguir a Cristo. Pelo contrário, evangelho é pura ação Divina.
O evangelho não é um conjunto de regras impositivas, dizendo o que se deve ou não fazer. Nem tampouco é um livro de auto-ajuda ensinando que se deve confiar em si mesmo. Pelo contrário, o evangelho diz: negue-se a si mesmo; e ainda declara: tudo já foi feito.
A principal “ofensa” da cruz para a humanidade é que ela tira o homem do centro. Não aceita desse homem qualquer movimento. Pelo contrário, retira dele todo o esforço e mérito. Essa é a razão por tanto ódio pela Cruz. Isto acontece devido a uma educação condicionada no desempenho: se você for bom aluno, bom filho, bom funcionário, bom marido, boa esposa, --- então, terá recompensas. O homem acaba por transferir esse desempenho também para Deus, tentando religar-se com Ele por meio de suas próprias obras.
Porém, todo movimento do evangelho de Cristo é baseado no amor e na graça. Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. A salvação não é o resultado de esforços conquistados, por isso, ninguém pode se orgulhar de tê-la. Efésios 2:8-9.
Nascer do alto significa não mais se apoiar em atos de justiça, mas receber a justiça de Deus em Cristo Jesus. Não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna. Tito 3:5-7.
A palavra evangelho significa boas novas, boa notícia, alegres novas. O anjo, ao trazer o anúncio do nascimento de Jesus, traz incutida a palavra evangelho, como está escrito em Lucas 2:10-11: O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
O anúncio do evangelho é o anúncio da morte e ressurreição de Cristo. E também o anúncio da morte e ressurreição do homem juntamente com Cristo. Não existe novo nascimento sem a morte do pecador, assim como não existe vida sem a morte do grão de trigo. Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto. João 12:24. Sem a morte do pecador com Cristo não existe nova vida. Por isso, Cristo, ao ser levantado na Cruz do calvário, atraiu toda a humanidade a si mesmo, como ele próprio diz: E eu, quando for levantado da terra atrairei todos a mim mesmo. João 12:32. Paulo explica essa atração de forma clara e coerente em Gálatas 2:19-20: Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim. Paulo, em Efésios, também testifica a obra redentora de Cristo: juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus. Efésios 2:6.
Deus pai estava em Cristo reconciliando consigo mesmo todos os pecadores por meio de seu amor que excede todo entendimento. Por isso que sua palavra diz em 2ª Coríntios 5:18-19: Ora tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo mesmo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. Sem a revelação do Divino Espírito, o homem jamais poderá entender essa atração de cordas humanas e laços de amor de Deus pelo homem caído.
Nascer do alto significa, realmente, descobrir a verdadeira condição de pecador perdido diante de Deus e receber, por graça e revelação do bendito Espírito Santo de Deus, a obra consumada pelo Seu filho na cruz do calvário. Nascer do alto significa não mais se apoiar em seu próprio entendimento, mas confiar no Senhor de todo o coração, esperando dEle e nEle esse milagre em sua vida.
Evangelho não é para ser entendido, mas para ser recebido e crido sem a busca de qualquer evidência. O profeta Isaías usa uma sequência lógica em seu livro. Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, o meu servo a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que sou eu mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. Isaías 43:10.
Que o bendito Espírito Santo possa abrir os olhos do nosso entendimento para reconhecermos tão grandiosa obra feita gratuitamente pela sua graça em favor de um povo perdido e sem merecimento algum, para que assim toda glória, honra e poder sejam dadas somente para Aquele que é digno de receber. Amém!

Solo Deo Glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário