"Nada façais
por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros
superiores a si mesmo." Filipenses 2:3.
Os
seres humanos, violentados no jardim do Éden por um sentimento de grandeza,
ficaram intoxicados por um profundo anseio de projeção. A raça adâmica, daí em
diante, tornou-se fascinada por um lugar de destaque no pódio. Somos uma espécie
caçadora de troféus, que não se contenta com o segundo lugar.O gênero do pecado é um modelo
de excelência à cata de notoriedade. Na medicina pode-se perceber a virulência
de uma enfermidade pela temperatura do corpo. Quanto mais alta for a febre, mais
aguda é a infecção. Do mesmo modo, a grande excitação emocional
em busca de reconhecimento próprio revela a gravidade espiritual de qualquer
sujeito. Se você quiser diagnosticar a seriedade do pecado em sua vida ou de
outra pessoa qualquer, observe o nível de rebeldia e a nota de destaque que
fervilha no seu íntimo ou dessa outra pessoa. Sei que, do ponto de vista do pecado,
ninguém é mais pecador do que outro, assim como nenhum cadáver é mais morto do
que qualquer outro defunto. Contudo, um cadáver em putrefação é bem mais
repugnante do que um corpo ainda quente.O agravamento do pecado pode ser mais
percebido nos rompantes da auto-estima. Quanto mais necessidade de consideração
alguém exibe, mais se pode considerar grave o quadro da teomania. Toda pessoa
que necessita de lambidela ou requer alguma forma de palanque para ostentar seus
méritos está profundamente inchada de si mesmo.A carência emocional sempre se volta para as
táticas de manipulação. Muitas vezes os lobos se convertem em cordeiros e os
sujeitos mais arrogantes se transformam em vultos aparentemente humildes. Não é
raro encontrar um povo avarento disfarçado em trajes de mendigo e gente soberba
com cara de piedosa. Mas a questão é mais profunda. Todos nós
precisamos, à luz da palavra de Deus, analisar as verdadeiras intenções do nosso
coração. Há muitos atos corretos movidos por atitudes suspeitas. Sendo assim,
precisamos urgentemente da graça de Deus para examinar o nosso interior. Porque, se nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos
julgados. 1 Coríntios 11:31. Sei que muita coisa espiritual
tem na sua base um carnegão hediondo, que só o Espírito Santo pode revelar e
remover.Veja o
ponto que o apóstolo Paulo está martelando no texto que serve de alicerce para o
nosso estudo. Qual é a motivação do meu e do seu desempenho? O que está por trás
da minha e da sua conduta? Qual é a verdadeira intenção do meu e do seu papel na
edificação da igreja?Ele usa duas palavras: partidarismo e
vanglória. Aqui vemos a marca de um câncer comunitário. A igreja de Jesus Cristo
é um só corpo, e só a paz de Cristo pode arbitrar a unidade desse corpo.
"Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso
coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos."
Colossenses 3:15. Cristo não tem uma multidão de corpos.
Ele tem apenas um corpo, a sua igreja. O partidarismo é o sinal de uma concorrência
sintomática de criancice. Na intensidade da competição há sempre um desejo maior
de preferência que denota a birra da imaturidade e da falta de visão do que é a
unidade espiritual. Paulo mostra a presença desse jogo sujo no seio da igreja de
Corinto, denunciando as contendas de um povo egocêntrico e deformado.
"Refiro-me ao fato de cada
um de vós dizer: Eu sou de Paulo, e eu, de Apolo, e eu, de Cefas, e eu, de
Cristo." 1 Coríntios 1:12. Esse sectarismo é visto pelo
apóstolo como uma desfiguração do corpo de Cristo, e ele faz uma pergunta
instigante: Acaso,
Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vós ou fostes,
porventura, batizados em nome de Paulo? 1 Coríntios
1:13.Todas as vezes que nos rebelamos contra o
princípio do amor, caímos na via dolorosa do desconcerto. Não estamos falando de
uniformidade nem de unanimidade, mas de coesão. Sto. Agostinho foi genial quando
disse: Nas coisas essenciais – unidade; nas coisas não essenciais – liberdade;
em todas as coisas – caridade, ou amor. D L Moody afirmou certa ocasião: Há duas
maneiras de união intrínseca da matéria: o congelamento e a fusão. Os cristãos,
contudo, precisam ser unidos em amor fraternal. A prostituta, mãe da criança que
foi levada a Salomão, para julgar sobre a maternidade, não permitiu que o bebê
fosse despedaçado. O amor não favorece as desavenças e divisões mesquinhas que
as mentes estreitas, lamentavelmente, promovem.O facciosismo não é característica dos
filhos de Deus. Tiago foi muito enfático quando sustentou: "Se, pelo contrário, tendes
em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis
disso, nem mintais contra a verdade. Esta não é a sabedoria que desce lá do
alto; antes, é terrena, animal e demoníaca." Tiago
3:14-15.Está claro que o espírito contencioso é um
estímulo do inferno. Por outro lado, a apreensão com a medalha de ouro é uma
forte excitação à vanglória. Atrás do partidarismo encontra-se o vírus da
proeminência e sob o pálio da supremacia vibra a vanglória.A serpente envenenou a espécie
humana com o desejo de ser o primeiro. Vivemos lutando com o instinto de
privilégio, por isso a medalha de ouro exerce um fascínio para o raquitismo de
nossa alma. Queremos o primeiro lugar. "Jesus
reparando como os convidados escolhiam os primeiros lugares, propôs-lhes uma
parábola:" Lucas 14:7. Temos uma obsessão pelos lugares de
destaque e sofremos com a medalha de prata. Mas no Reino de Deus a medalha de ouro
pertence apenas ao Senhor. Ele é o primeiro e o
último. Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos:
Eu sou o primeiro e eu sou o último, e além de mim não há Deus. Isaías
44:6. Jesus Cristo é o único Senhor que ocupa o lugar de
honra. Ele é o detentor da medalha de ouro, por isso, toda glória seja dada a
ele.A medalha
de prata pertence aos outros. O apóstolo disse: considerando cada um os outros
superiores a si mesmo. O cristianismo resumiu os mandamentos de Moisés a dois:
amar a Deus, em primeiro lugar, acima de tudo e de todos e, o segundo ou novo
mandamento, amar o outro como Jesus nos amou. O meu próximo é o detentor do
segundo lugar, e, conseqüentemente, da medalha de prata. "Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal,
preferindo-vos em honra uns aos outros." Romanos 12:10.
Então, o que sobra para nós é a medalha de
bronze. Aqui estão as normas da premiação: primeiro, a glória de Deus. "Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra
coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus. 1 Coríntios
10:31. Sabemos, através de Jesus, que o Reino de Deus é
preferencial. "Buscai, pois, em primeiro
lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão
acrescentadas. Mateus 6:33.Logo depois vem a honra aos outros.
"Tratai todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o
rei." 1 Pedro 2:17. O protocolo da diplomacia divina privilegia os
outros com as deferências especiais do amor que edifica. Aquele que ama trata
com distinta consideração todos os homens e principalmente os irmãos.
Em terceiro,
surge a nossa alegria de poder viver glorificando ao nosso Senhor e servindo
aqueles, por quem o Senhor morreu e que nós, por sua causa, também amamos. Na
lista da estimação nós ocupamos a terceira colocação. Nas Olimpíadas de Atenas do
ano passado, o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima deixou o mundo admirado,
com o seu fair-play, diante do transtorno causado por um irlandês pirado, que
conseguiu detê-lo por alguns instantes. Cordeiro, nome sugestivo, que vinha
dominando a prova com vantagem, ficou na terceira posição, com a medalha de
bronze, mas entrou no estádio como o vencedor. A sua modéstia foi ressaltada
mundialmente como o grande troféu dos jogos olímpicos de 2004.A gramática faz a flexão das
pessoas do discurso em três categorias. A primeira pessoa é a que fala,
representada pelo pronome pessoal eu, no singular, e nós, no plural. A pessoa,
com quem se fala, tu ou vós, é a segunda pessoa ou o receptor; enquanto a
terceira pessoa, de quem se fala, além do número exibe também o gênero, ele,
ela, eles, elas.A ordem gramatical aqui é muito
autocentrada, já que o "eu" encabeça a lista e o individual vem antes do
coletivo. Ainda mais, essa ordenação não é nada elegante, uma vez que "ele" vem
na frente "dela". Talvez devamos sugerir uma nova arrumação
dos pronomes de acordo com a avaliação na estrutura celestial. Do ponto de vista
da relação com Deus, me parece que Tu, apesar de ser a pessoa com quem se fala,
é a primeira na composição. E por sua vez, também não tem plural. Mesmo sabendo
que Deus é trino, sua trindade é triuna. Não há três deuses na revelação
bíblica. Tu, pois, representa a medalha de ouro da unidade
divina.Os outros são o coletivo da segunda pessoa, nessa nova disposição.
A igreja é formada de muitos membros e a unidade do corpo, produzida pelo
Espírito Santo, é baseada na estima que nós temos uns pelos outros. Para Paulo
há dois pontos importantes na manutenção da unidade. "Esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito
no vínculo da paz; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da
perfeição." Efésios 4:3 e Colossenses 3:14.Não há unidade sem paz e amor.
Não há paz sem humildade e não há amor sem mansidão. Ninguém pode ser dono da
verdade, mas todos podem, mediante a graça, se colocarem à disposição do
Espírito para serem sempre parte da resposta dos problemas e nunca parte dos
problemas. O novo eu, isto é, a
vida de Cristo dirigindo a minha existência é a terceira pessoa desse modelo
descongestionado da arrogância sufocante. A medalha de bronze não é um prêmio de
consolação, mas o maior galardão de uma vida
crucificada.
Solo Deo Glória. |
O propósito deste blog na sua forma completa é capacitar seus leitores a entenderem a Bíblia. Apresenta instrução básica eficiente do ponto de vista bíblico. Procura remover todas as falsas pressuposições racionalistas, moralistas, antropocêntricas e idólatras que já infectaram,e, na medida desta infecção, cegaram todo homem e toda cultura deste mundo a partir da queda de Adão.
sábado, 30 de junho de 2012
A MEDALHA DE BRONZE
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