Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho
Jesus Cristo nosso Senhor. I Coríntios 1:9.
De acordo com o original grego, ekkesia significa "aqueles que
foram chamados para fora" e foram reunidos em torno do nosso Senhor. Deus chamou
homens de entre todas as nações, tribos, línguas e povos, ajuntou-os em Cristo
para glorificar o Seu nome. A palavra comunhão significa "participação em
comum". Então, Deus chamou homens de todas as nações para participarem da
comunhão do Pai, Filho e Espírito Santo. A Igreja, portanto, é uma comunhão
viva, fundamentada na comunhão do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Na
divindade há uma comunhão perfeita, o Pai compartilha tudo com o Filho, e o
Filho compartilha tudo com o Pai, e tudo é compartilhado com o Espírito Santo.
A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito
Santo seja com todos vós. II Coríntios 13:13.
O coração de Deus é amor; é Deus quem inicia o plano para
nos redimir. O amor expresso é graça, e dentro da graça está o amor. A razão
pela qual a graça do Senhor Jesus é mencionada em primeiro plano no versículo se
deve ao fato da redenção ser realizada por Cristo. É Deus quem ama, e este amor
segundo revelado por Cristo torna-se graça. O Espírito Santo nos comunica aquilo
que Cristo realizou. O Espírito Santo de si mesmo nada tem para dar, Ele
simplesmente nos comunica o que Cristo fez. A glória e o gozo da comunhão na
divindade é algo que está além da nossa compreensão. Mas graças a Deus por causa
do Seu grande amor, Ele estendeu essa comunhão através de Seu Filho para a
humanidade. Este desejo de formar uma família, para este fim está revelado
nestas palavras do apóstolo João: O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos,
para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com
seu Filho Jesus Cristo. I João 1:3.
Porém, temos que nos lembrar, que a comunhão entre o Pai e
o Filho no Espírito era algo do qual nenhuma pessoa, depois da queda tinha o
direito de participar. Por isso, não podemos reivindicar ou exigir para sermos
aceitos nessa comunhão, pois somos totalmente desqualificados e completamente
indignos. Entretanto, o Pai agradou-se em estender essa comunhão ao homem caído.
Fomos chamados a compartilhar da comunhão do Filho de Deus, o nosso Senhor Jesus
Cristo. Mas como essa comunhão pode se tornar uma realidade? Pelo amor de
Deus. Deus Pai desceu até nós, na Pessoa de Seu Filho. O preço para Deus foi
muito alto, custou a morte de Seu Filho. O plano exigiu que Deus Filho tomasse
um corpo "preparado" para este fim, "em semelhança da carne do pecado, pelo
pecado", para que, por esse meio, Ele pudesse realizar tal intento. Com um corpo
humano, viveu a Sua vida de perfeita obediência e comunhão com o Seu Pai. E,
pela sua morte nos reconciliou com Deus. Mas Deus prova o seu amor para
conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo muito
mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da
ira. Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de
seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua
vida.
"Ainda pecadores", descrevem aqueles que são por natureza e por
inclinação desobedientes. "Inimigos" significam aqueles que odeiam a Deus.
Assim, foi pelo homem sem ajuda e sem esperança, que Cristo morreu. A morte de
Jesus pôs o homem numa nova situação, em uma nova posição diante de Deus; numa
palavra, a morte de Jesus restabeleceu o relacionamento do homem com Deus. Não
só separados da comunhão, mas inimigos de Deus. Era necessário restabelecer
aquilo que foi perdido no jardim do Éden. O nosso Senhor Jesus se tornou homem;
e como homem se humilhou, até a morte e morte de cruz. Ele morreu na cruz a
nossa morte. O que era impossível para o homem, Deus o tornou possível. O que o
homem não podia realizar Deus realizou. O que o homem não podia fazer Deus fez.
Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados.
O chamado de Deus a essa comunhão se tornou possível, porque
Ele se deu a Si mesmo por nós; e por meio da vida de Cristo implantada no
nascido de novo, este pode responder à esse chamado. A resposta à esse chamado
tem seu início na cruz, conforme o nosso Senhor disse: Entrai pela porta
estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e
muitos são os que entram por ela. Mateus 7:13. O nosso Senhor usou duas
figuras para explicar este fato: Porta e caminho.
Pela "porta" se dá o início da jornada cristã. Por ela, se
entra e se sai de um ambiente para outro. A riqueza destas duas figuras é muito
grande, a porta tipifica a nossa morte, a morte do velho homem. Não é possível
"caminhar" ou ter-se comunhão sem primeiro morrer para o pecado. A
porta antecede o caminho. A porta representa a nossa justificação e o caminho
tipifica o nosso andar com Deus. Não se vive à vida cristã, sem a vida cristã
para viver.
O propósito do nosso andar com Deus em Cristo é conhecê-Lo. À
medida que caminhamos com Deus, aprendemos a reavaliarmos como criaturas caídas,
não fortes e auto-suficientes como supúnhamos ser, mas fracas e totalmente
dependentes. À medida que caminhamos com Deus em Cristo, descobriremos que Ele é
a nossa suficiência – o nosso tudo – a nossa porção. Podemos expressar como
Habacuque expressou diante da ruína econômica ou outra privação qualquer:
Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que
decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que
as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu
me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação. O SENHOR Deus é a
minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as
minhas alturas. Habacuque 3:17-19.
Não poderia ser diferente para aquele que anda com Deus, pois
conhecendo-O se satisfará por completo, não precisando nem desejando coisa
alguma além disso – O Senhor é a porção da minha herança e do meu
cálice... No seu diário, Frank Laubach expressou assim, o seu sentimento da
presença de Deus: A descoberta mais importante de toda a minha vida é que uma
pessoa pode pegar uma cabana pequena e rude e transformá-la em um palácio,
simplesmente inundando-a com a presença de Deus. Em 1695, Madame Guyon, foi
aprisionada em Vinccennes, na França. Seu único crime era o de amar a Deus.
Todavia, por causa da sua vida em Cristo, a prisão lhe pareceu um palácio.
Ela comentou: As pedras de minha prisão se assemelhavam a rubis a meus olhos e
eu as estimava mais do que todos os aparatos brilhantes de um mundo de
vaidades.
Por que Deus nos chamou para andarmos com Ele? Porque Deus é um
Deus de propósito. E o propósito de Deus é que seus filhos sejam semelhantes ao
seu Filho, o nosso Senhor Jesus Cristo. Ora, o Senhor é Espírito; e onde está
o Espírito do Senhor, aí há liberdade. Mas todos nós, com rosto descoberto,
refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em
glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. II Coríntios 3:17-18.
Inicialmente fomos justificados pela fé em Cristo Jesus, isto
é, passamos pela "porta", o nosso velho homem foi crucificado; depois,
santificação e finalmente glorificação. De glória em glória estamos sendo
transformados à imagem de Cristo. É dessa forma que crescemos. Não desejamos
nos transformar em eruditos da Bíblia, não desejamos apenas que o Senhor
responda nossas orações, desejamos ser transformados à imagem do nosso Senhor de
glória em glória.Christian Chen. Os filhos de Deus não precisam se isolar
para ter comunhão com Deus. Eles são os templos do Espírito Santo. E
contemplando o Senhor, contemplando a glória do Senhor, por isso, são
transformados à Sua imagem. Esse é o "caminho". Após a salvação, o espírito
daquele que foi redimido nunca mais estará só; o Espírito Santo habita para
sempre no espírito dos que são de Cristo.
No momento da salvação se estabelece uma união entre o Espírito
Santo e o espírito do cristão. "Andai no Espírito" significa que o Espírito
Santo é a esfera do andar do cristão. Os salvos em Cristo caminham segundo a
orientação do Espírito Santo, caminham após o Espírito Santo, desejam estar
constantemente em Sua presença. Os cristãos devem caminhar segundo a comunhão
com seu Senhor e andam segundo a Sua orientação. Regozijamo-nos com o fato de
não precisarmos ser eternos bebês; mas com o fato de que podemos prosseguir na
expectativa de alcançar o alvo que foi posto diante de nós: Antes crescei na
graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a
glória, assim agora, como no dia da eternidade. II Pedro 3:18. Nenhum pai
ficaria satisfeito com o crescimento de seu filho se, dia a dia, ano após ano,
ele permanecesse o mesmo bebê frágil dos primeiros meses de sua vida.
Deus nos chamou para Sua própria glória. Nós fomos chamados por
Deus, não somente para termos os nossos pecados perdoados, ou simplesmente nos
levar para o céu; Ele nos chamou para participarmos da Sua própria glória. Ele
nos chamou de acordo com uma necessidade, Ele nos chama de acordo com uma
necessidade. Ele nos chama de acordo com Sua glória. Nas Escrituras, a glória é
algo indescritível, por outro lado, glória é sinônimo do próprio Cristo. Ele nos
chamou de acordo com o que Ele mesmo é, para que possamos ser semelhantes a Ele.
Portanto, o Seu chamamento é um grande chamamento, uma soberana vocação.
Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é
que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão
diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em
Cristo Jesus. Filipenses 3:13-14.
Que premiação é esta? O nosso chamamento é para refletirmos a
imagem de Seu Filho. Esse é o supremo "galardão". Nosso prêmio é para
participarmos de Sua glória. Deus, em Sua grande misericórdia, nos trouxe à vida
por meio da ressurreição de nosso Senhor Jesus, e por esta mesma vida nos
conduzirá até o Seu propósito final. Amém.
Solo Deo Glória.
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O propósito deste blog na sua forma completa é capacitar seus leitores a entenderem a Bíblia. Apresenta instrução básica eficiente do ponto de vista bíblico. Procura remover todas as falsas pressuposições racionalistas, moralistas, antropocêntricas e idólatras que já infectaram,e, na medida desta infecção, cegaram todo homem e toda cultura deste mundo a partir da queda de Adão.
domingo, 24 de junho de 2012
CHAMADOS À COMUNHÃO
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