sábado, 23 de junho de 2012

ABUNDANTES EM CRISTO

Sede misericordiosos, como também é misericordioso vosso Pai. Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados; dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:36-38.
O nosso Senhor menciona quatro espécies de medidas que marcam aqueles que seguem o Cordeiro, e que os governam no relacionamento com os demais: uma boa medida, uma medida recalcada, sacudida e transbordante. A boa medida tipifica a nossa entrada na vida eterna, o início da nossa caminhada com Deus. O nosso Senhor usou a semente e a terra, elementos naturais, para revelar o que deve acontecer em nosso interior, em nosso espírito. Podemos ver isto na parábola do semeador: Eis que o semeador saiu a semear...o que foi semeado em boa terra...e dá fruto, Mateus 13:8: O processo da frutificação se dá no momento em que a semente cai na terra e morre. O fruto é o resultado da morte da semente.
O fruto na vida daquele que foi salvo é Cristo. Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento. Mateus 3:8. O que é arrependimento? Arrependimento não é remorso; remorso está relacionado a um sentimento de algo que se fez, e, que não deveria de ter sido feito. O arrependimento está relacionado ao que nós somos. A palavra grega para arrependimento é metanoia que significa mudança de mente ou de vida. O arrependimento se dá pela revelação do estado de pecaminosidade em que o homem se encontra, e levando-o a ter nojo de si mesmo.
A boa medida mostra que a nossa entrada na vida cristã é pela graça, que começa pela morte. Insensato! O que semeias não nasce, se primeiro não morrer. I Coríntios 15:36 Pela graça fomos inseridos em Cristo, e Nele nos tornamos aceitos e agradáveis diante de Deus, manifestando o bom perfume de Cristo. Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento. Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem. II Coríntios 2:14-15.
A boa medida nos fala da nossa morte, da morte do velho homem. A medida recalcada ou cheia nos fala da vida de ressurreição, da que recebemos após a morte, morte de cruz. . A boa medida fala do fim de nós mesmo; a medida cheia nos fala do poder da ressurreição. Se Cristo não fosse ressuscitado não haveria cristianismo. Se hoje temos a palavra viva é porque Cristo ressuscitou. A ressurreição trouxe vida para dentro daquele que foi salvo. Deus não nos deu apenas o perdão dos nossos pecados, Ele nos deu o Seu Filho. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória. Colossenses 3:4.
O nosso Senhor Jesus não é apenas nosso salvador. É como se fosse alguém de fora, tirando-nos de um afogamento, sim, Ele nos tira dali, Ele é o nosso salvador, mas Ele é mais do que isto. Ele está em nós, Ele não está apenas ao nosso lado, Ele está em nós. Ele é a nossa própria vida, Ele está em nós para manifestar o que Ele é. Então, qual é a boa nova do evangelho? A boa nova do evangelho é uma Pessoa, é Cristo. O evangelho é Cristo em nós. Charles Trumbull, o autor do livro A vida Vitoriosa, descobriu que a nossa vitória está em Cristo. Não precisamos recorrer ao poder de Cristo para nos ajudar a viver, mas precisamos deixar que o próprio Cristo viva em nós. Não é Cristo que nós dá poder para sermos mansos, pacientes, amorosos, mas Cristo manifesta tudo isto em nós. Nós não vencemos com a ajuda de Cristo, não vencemos através Dele, antes, Ele vence através de nós. Pela fé, nos oferecemos ao Senhor e deixamos que Ele viva a sua própria vida através de nós. O segredo da vida cristã é Cristo em nós. Nunca tente viver a vida cristã; essa tentativa só trará angústias e cansaço. Sair de cena e deixar que Cristo viva em toda a Sua plenitude é o segredo do cristão. E, se tentarmos imitar a Cristo, descobriremos que estamos nos distanciando cada vez mais Dele. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. João 7:38.
A medida recalcada revela que a vida cristã só é possível pelo poder da ressurreição, e a medida sacudida nos mostra o caminho da cruz. O propósito de Deus é que sejamos semelhantes a Seu Filho. Sabemos que Cristo vive em nós. Na cruz obtivemos o pleno perdão de nós mesmos, pois fomos alcançados pó Ele naquela cruz. Na ressurreição fomos feitos seus filhos. Contudo, Deus não pára aqui, Ele quer trabalhar em cada um de seus filhos, com o propósito de fazê-los parecidos com Seu Filho Jesus Cristo. E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito. II Coríntios 3:18.
Como será isso feito? O Espírito Santo vai utilizar a vida de Cristo e fazer que ela cresça. O Espírito Santo vai nos conduzir pelo caminho da cruz e remover todas as coisas que realmente interferem no caminho do Senhor Jesus. O Espírito Santo vai nos transformar de glória em glória, segundo a imagem do Filho amado de Deus. Essa obra não é nossa, é de Deus. Nós não fazemos nada e não podemos fazer nada. Se tentarmos ajudar, nós vamos fazer uma grande confusão.O que significa ser transformado à imagem do Filho de Deus? Por que Deus não nos tira da terra logo após sermos salvos? Por que Ele nos deixa ficar aqui na terra e passar por vários problemas? Por que Ele nos deixa neste mundo horrível, passando por todas estas aflições e tribulações? É porque este mundo é uma grande escola, onde há todo tipo de instrumento: alguns podem ser situações outros podem ser pessoas. O nosso Pai celestial vai reunir tudo isto para nos quebrar, nos desconstruir, esmagar a força natural da nossa alma. O vaso de alabastro precisa ser quebrado para o perfume exalar. O perfume tipifica o nosso espírito regenerado, habitação de Deus. O vaso representa nossa alma, que está cheia de todo tipo de impurezas; por isso, a nossa alma precisa ser restaurada. O vaso precisa ser quebrado para o perfume exalar. Estando ele em Betânia, reclinado à mesa, em casa de Simão, o leproso, veio uma mulher trazendo um vaso de alabastro com preciosíssimo perfume de nardo puro; e, quebrando o alabastro, derramou o bálsamo sobre a cabeça de Jesus. Marcus 14:3.
A medida recalcada é a preparação para uma vida abundante representada pela medida transbordante. Todo aquele que foi salvo precisa ver no seu íntimo, ou no seu espírito, a riqueza contida em Cristo. O apóstolo Paulo, quando orou pelos crentes de Éfeso, orou a Deus pedindo espírito de sabedoria e revelação. Por isso, também eu, tendo ouvido da fé que há entre vós no Senhor Jesus e o amor para com todos os santos, não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações, para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos. Efesios 1:15-18.
A sua oração foi para que os olhos do coração fossem iluminados para o conhecimento da riqueza da glória da sua herança nos santos. Que riqueza da glória é esta? Cristo. Quando recebemos Cristo em nossos corações, tudo o mais não é senão um desenvolvimento do que Ele é, da glória que os desígnios de Deus ligaram à Sua Pessoa. Os conhecimentos, os pretendidos conhecimentos fora de Cristo não fazem senão afastar-nos Dele. Os filhos de Deus devem, pois, andar com simplicidade nos caminhos do Senhor. Tal como eles O receberam, os seus progressos devem realizar-se no conhecimento de Cristo, verdadeiro centro e plenitude de todas as coisas. Para que o coração deles seja confortado e vinculado juntamente em amor, e eles tenham toda a riqueza da forte convicção do entendimento, para compreenderem plenamente o mistério de Deus, Cristo, em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos.. Colossenses 2:2-8.
Aqui o apóstolo Paulo orou pelos crentes de Colossos para que eles compreendessem a profundidade do mistério de Deus, Cristo. Precisamos ser cuidadosos, pois, neste assunto Satanás tem buscado toda oportunidade para desviar os homens da suficiência da Pessoa de Cristo. Uma das sutilezas do Diabo é atacar a Pessoa de Cristo. Pois o diabo sabe que, se atacar os filhos de Deus neste ponto, atacará o âmago de todos os outros. Se formos levados a duvidar da suficiência da Pessoa de Cristo, todo o nosso ser sofrerá profundas perdas. Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar. I Pedro 5:8.
Aquele que está em Cristo, o Crucificado, aprende a conhecer o que é estar crucificado com Ele, e Nele estar verdadeiramente morto para o pecado. Aquele que está em Cristo, o Ressurreto e Glorificado, torna-se, da mesma forma, participante de Sua vida de ressurreição e de glória com a qual Ele agora está coroado no céu. Indizíveis são as bênçãos que fluem para a alma por causa da união com Cristo em Sua vida glorificada. Esta é uma vida de perfeita vitória e perfeito descanso. À medida em que o nascido de novo, por estar em Cristo o Glorificado, busca saber e experimentar o que a sua união com Cristo no trono significa, ele, então, desfruta das riquezas contidas na Pessoa do nosso Senhor Jesus Cristo. Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos. Efésios 1:17-18.
A boa medida nos fala da nossa entrada na vida eterna e a medida recalcada nos fala da vida após morte, vida de ressurreição. A sacudida nos revela o caminho da cruz, o caminho do quebrantamento. A medida abundante nos mostra as riquezas contidas na Pessoa de Cristo, sua suficiência, e sua beleza. Ele é o nosso Plutocrata. Amém.

Solo Deo Glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário