sábado, 30 de junho de 2012

A BONDADE DE DEUS

De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz. Filipenses 2:5-8.
Quando lemos nas Escrituras o texto acima, onde o Apóstolo Paulo, por inspiração divina nos exorta à perseverança, ao exercício do amor fraternal, que nos leva a entender e praticar a humildade e, conseqüentemente crescer em santidade, a exemplo de Cristo, precisamos meditar sobre isso. Vemos aí, alguns sinais do caráter de Deus e do Reino Celestial.
"Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo vos amou e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave." Efésios 5:1-2. Ser imitadores é a expressão exata do que deve ser a nossa busca incansável. E, andar em amor e se entregar é o premio que conquistamos pela obediência.
Em outra ocasião, dirigindo-se aos romanos, Paulo faz o seguinte apelo: "Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional". Romanos 12:1. E no verso 2 ele continua: "E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."
Porém, não há como experimentar a perfeita vontade de Deus, sem a convicção de que é a Sua bondade que habita em nossos corações, a qual nos foi imputada pelo fato de ter Deus nos amado primeiro. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16. Quanto a Deus amar o mundo, fica patente a Sua bondade, mas quanto ao homem crer...
Deus chamou um povo para que expressasse Seu caráter. Um povo santo, separado e como diz as Escrituras: "Vedes aqui que vos tenho ensinado estatutos e juízos, como me mandou o senhor, meu deus, para que assim façais no meio da terra a qual ides a herdar. Guardai-os, pois, e fazei-os, porque esta será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos que ouvirão todos estes estatutos e dirão: Só este grande povo é gente sábia e inteligente." Deuteronômio 4:5-6. O mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus significa sermos dependentes de Deus, tornar-nos servos, sermos humildes e obedientes até a morte.
O que levou o Filho unigênito do Pai à morte de cruz? Aquele que respondeu que foi o pecado – acertou, mas, antes disso, o que realmente o levou a morrer na cruz, foi a Sua obediência, fruto de submissão e amor.
Em todo relacionamento, onde há o desejo de perpetuação, se faz necessária a manifestação da boa vontade, da renuncia e submissão. O modelo de relacionamento mais concreto e funcional que conhecemos é o existente entre Deus Pai – Deus Filho – Deus Espírito Santo. A dança relacional existente dentro da trindade é algo maravilhoso e expressivo do caráter amoroso de Deus.
Em um mundo cheio de brilhos falsos, onde o "parecer ser", o " ter" e o "prazer imediato" fazem parte da cultura pós-moderna os sinais do Reino de Deus aparecem como um bálsamo no meio de uma geração árida e sedenta de vínculos fortes.
Pense na fala de Jesus no meio desta geração tão atribulada! Um amigo te pede carona e você diz que não tem tempo. Jesus diria: Se alguém te pede para andar uma milha ande duas! Se alguém é teu inimigo, Jesus diz: Ore por ele! Jesus é o Bálsamo de Gileade no meio de Sua Igreja! Sua bondade vai ser expressa por meio da Igreja, do seu povo.
Em quais áreas de sua vida têm aparecido sinais do caráter e/ou do Reino de Deus? No seu casamento? No seu trabalho? Na sua família? No seu relacionamento com amigos? Em todas ou em nenhuma? Se Cristo está crescendo em você e você diminuindo, é fato que Deus está te usando para a realização dos Seus propósitos eternos. Pense: O que você tem feito com sua vida, os seus alvos, as suas intenções e as suas afeições, tudo tem a ver com os interesses do nosso Pai e de Seu reino?
"Nada façais por contenda ou vanglória, mas por humildade; cada uma considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros." Filipenses 2:3-4. Como no primeiro texto vemos sinais claros do Reino: Nada de orgulho, mas humildade e a superioridade do bem estar do outro em detrimento do seu!
A vontade de Deus é que a bondade Dele seja expressa em nossas vidas, por meio do conhecimento da pessoa de Cristo, o qual é totalmente submisso à vontade do Pai.
Submissão - outro traço do Reino, significa: a entrega dos direitos, que devemos baixar a guarda e colocar todos os nossos "direitos" nas mãos do outro. "sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo." Efésios 5:21.
Lembrando sempre que se alguém está tentando a pratica de boas obras fora da pessoa de Cristo, está no caminho totalmente errado e em nada glorifica o Pai. "Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai." Filipenses 2:9-11.
Se, temos a convicção de que Cristo é a nossa vida, e que estamos mortos para o pecado, também podemos afirmar que não temos mais vontade e nem bondade, pois, é a vontade de Deus e Sua bondade que devem se manifestar em nossas vidas através de nossas ações. "Pois é pela graça que sois salvos, por meio da fé-e isto não vem de vós, é dom de Deus – não das obras, para que ninguém se glorie. Pois, somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas." Efésios 2:8-10.
Como embaixadores do Reino de Deus, somos responsáveis por expressar e fazer conhecidos os traços valiosos do caráter do nosso Rei. Isso acontece de forma graciosa por intermédio da presença do Espirito Santo em nós. Ele derrama Seu amor incondicional em nossos corações e esse se manifesta em nossas vidas por meio de ações amorosas com o próximo.
Deus encerrou a todos debaixo da desobediência e todos carecem de salvação. E esse é o único e real motivo que faz com que Deus mantenha o Seu povo nesse mundo: Para que a vida de Cristo se manifeste e almas sejam ganhas para o Seu Reino. "Pois Deus é o que opera em vós, tanto o querer quanto o efetuar, segundo a Sua boa vontade, fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas, para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus, inculpáveis no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo." Filipenses 2:13-15.
E como já foi dito: não temos nenhum outro motivo para viver, a não ser para a glória de Deus. Então, assim como Jesus intercedeu em favor de seus discípulos dizendo: Pai, não peço que os tires do mundo, mas que os livre do mal, também nós, apesar de estarmos no mundo, em obediência, não devemos andar segundo o conselho do ímpio, mas antes agir "destruindo os conselhos e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo entendimento à obediência de Cristo..." II Coríntios 10:5.

Solo Deo Glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário