sábado, 23 de junho de 2012

O DEDO DE DEUS II

O Evangelho segundo São João contém 8 milagres, dos quais 7 são realizados antes da ressurreição de Cristo, e o outro logo após. Estes milagres têm como objetivo principal revelar a pessoa do Senhor Jesus Cristo. Na verdade, fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome. João 20: 30 e 31.
Os três primeiros milagres nos mostram de que maneira somos salvos, e são assim revelados: o primeiro, que é a transformação da água em vinho, revela a Palavra de Deus agindo. Então ela falou aos serventes: Fazei tudo o que Ele vos disser. João 2:5. O segundo é a que se apoia na Palavra. Vai, disse-lhe Jesus; teu filho vive. O homem creu na palavra de Jesus e partiu. João 4:50. E o terceiro é a graça em ação. Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, perguntou-lhe: Queres ser curado? João 5:6.
O milagre que divide os três primeiros dos três últimos, antes da ressurreição de Cristo, que é a multiplicação dos pães, fala de nós como instrumentos, isto é, Cristo que manifesta, através de nós, o que Ele é. Está aí um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas isto que é para tanta gente? João 6:9. Assim, temos paz, revelada no milagre em que Jesus anda sobre as águas. Mas Jesus lhe disse: Sou Eu. Não temais. João 6:20. Temos luz, quando Ele cura um cego de nascença. Ele retrucou: Se é pecador, não sei; uma coisa sei: eu era cego e agora vejo. João 9:25. E vida, quando Jesus ressuscita Lázaro. E, tendo dito isto, clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora! João 11:43.
Com estas considerações, vamos fazer uma pequena abordagem do segundo milagre, que corresponde à cura do filho do oficial. Respondeu Jesus: Vai, o teu filho vive. O homem creu na palavra de Jesus e partiu. A fé e a obediência são amarradas no mesmo feixe. Aquele que obedece a Deus,crê em Deus; e aquele que crê em Deus obedece a Deus. Charles H. Spurgeon. Vai... O homem creu e partiu. A fé apoiada na Palavra de Deus tem como resultado o descanso. Ele partiu não para ver se o filho estava vivo. Baseado no texto, este homem só se encontrou com seus servos no outro dia, quando partia para sua residência. Enquanto ele estava a caminho, sairam-lhe ao encontro os seus servos, e anunciaram que seu filho vivia. Perguntando ele a que hora seu filho se achara melhor, disseram: Ontem, à sétima hora a febre o deixou. Então o pai entendeu ser esta exatamente a hora em que Jesus lhe disse: Teu filho vive. De modo que creu ele e toda a sua casa. João 4:51 a 53.
Este homem viu o que não podia ver. A fé vê o invisível, acredita no inacreditável e recebe o impossível. Dr. Samuel Zewmer. Temos a definição de fé conforme Hebreus 11:1, Ora, a fé é a substância das coisas que se esperam, a evidência das coisas que não se vêem. Diz que a fé é a substância, ou seja, o arrimo ou fundamento sobre o qual firmamos nossos pés. Mas apoio de que? Das coisas ausentes, as quais se encontram tão longe de estar sob os nossos pés, que excedem infinitamente o poder de nossa compreensão. O homem creu e partiu sem ver, seu fundamento de fé foi a palavra de Jesus, quando este disse: Vai... Quem não crê, não experimenta; quem não experimenta, não pode saber. Anselmo. Esta é a fé da evidência, que é a demonstração das coisas não visualizadas. Porque todo que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. 1 João 5:4. É pela fé que sobrepujamos todos os obstáculos da presente vida, todas as suas dores e misérias; é pela fé que descobrimos um lugar quieto em meio às tormentas e tumultos. O apóstolo Paulo fala da operosidade da fé. Pelo que também damos sem cessar graças a Deus, porque, havendo recebido de nós a palavra da pregação, de Deus a recebestes, não como palavra de homens, mas segundo é, na verdade, como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que credes. 1 Tessalonicenses 2:13. Podemos ilustrar este fato da operosidade da fé a partir da experiência de Maria, quando o anjo veio ao seu encontro trazendo o recado de Deus. Conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus. Lucas 1:31. Maria ficou um pouco perturbada, mas, ao receber a palavra de Deus, a sua disposição foi: cumpra-se em mim. Disse, então, Maria: Eu sou a serva do Senhor. Cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela. Lucas 1:38. Assim foi gerado, pela Palavra de Deus, Jesus, no ventre de Maria. A semente de Deus é a sua Palavra, quando esta cai em boa terra o resultado é a sua frutificação. A Palavra que gera fé, e a fé que se apoia na Palavra. O primeiro milagre, da transformação da água em vinho, foi caracterizado pela Palavra; o segundo milagre, que é a cura do filho de um oficial, foi a fé apoiada na Palavra de Jesus. Somos regenerados pela Palavra de Deus quando a ouvimos e cremos como está escrito em João 5:24: Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. O nosso coração pode repousar seguro, visto que o nosso Deus não pode mentir. Eis aqui, seguramente, um dos princípios de fé, a saber: que não devemos dar sequer um passo, a menos que a Palavra de Deus nos indique o caminho, e alumie adiante de nós como uma lâmpada. Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra, e luz para o meu caminho. Salmos 119:105.
Cristo é o verdadeiro alvo da fé. Nele nosso Pai celestial é reconciliado conosco e nele todas as promessas de salvação estão seladas e ratificadas.
A nossa confiança não se apoia nas obras, nem na dignidade do próprio ser humano, mas tão somente no favor divino. Visto que a graça de Deus se encontra fundamentada somente em Cristo, Ele é o único a quem nossa fé deve contemplar. Olhando firmemente para Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual pelo gozo que lhe estava proposto suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. Hebreus 12:2.
A verdadeira natureza da fé consiste em ter Jesus sempre diante dos olhos. A fé não se deixa governar pelas aparências. Coloca-se sobre a elevada rocha da Palavra eterna de Deus, e com toda a calma e certeza dessa elevada posição, alimenta-se da imutável Palavra daquele que não pode mentir. A fé encontra divinas certezas e eternas realidades no meio de uma cena onde a razão e o sentimento nada podem encontrar. Por este motivo sofro também coisas, mas não me envergonho; porque sei em quem tenho crido, e estou certo que Ele é poderoso para guardar o meu tesouro até aquele dia. 2 Timóteo 1:12.


Solo Deo Glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário