sábado, 23 de junho de 2012

O DEDO DE DEUS I

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. João 1:1.
O evangelho segundo São João contém 8 milagres, dos quais 7 são realizados antes da ressurreição de Cristo, e o outro logo após. Estes milagres têm como objetivo principal revelar a pessoa do Senhor Jesus Cristo. Na verdade, fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome. João 20: 30 e 31.
Os três primeiros milagres nos mostram de que maneira somos salvos, e são assim revelados: o primeiro, que é a transformação da água em vinho, revela a Palavra de Deus agindo: Então, ela falou aos serventes: Fazei tudo o que Ele vos disser. João 2:5. O segundo é a que se apoia na Palavra: Vai, disse-lhe Jesus; teu filho vive. O homem creu na palavra de Jesus e partiu. João 4:50. E o terceiro é a graça em ação: Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, perguntou-lhe: Queres ser curado? João 5:6.
O milagre que divide os três primeiros dos três últimos, antes da ressurreição de Cristo, que é a multiplicação dos pães, fala de nós como instrumentos, isto é, Cristo que manifesta, através de nós, o que Ele é: Está aí um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas isto que é para tanta gente? João 6:9.
Assim, temos paz, revelada no milagre em que Jesus anda sobre as águas: Mas Jesus lhe disse: Sou Eu. Não temais! João 6:20. Temos luz, quando Ele cura um cego de nascença: Ele retrucou: Se é pecador, não sei; uma coisa sei: eu era cego e agora vejo. João 9:25. E vida, quando Jesus ressuscita Lázaro: E, tendo dito isto, clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora! João 11:43.
Com estas considerações, vamos fazer uma pequena abordagem do primeiro milagre, que corresponde à transformação da água em vinho. Em primeiro lugar, a definição de milagre é o dedo de Deus, conforme Êxodo 8:19a: Então, disseram os magos a Faraó: Isto é o dedo de Deus. O que significa isto? É o momento em que Deus, pela sua Palavra, se manifesta a nós, e foi exatamente isto que aconteceu. Água simboliza a Palavra de Deus: Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. João 7:38. Vinho tipifica a graça: Ninguém põe vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho romperá os odres; e tanto se perde o vinho como os odres. Mas põe-se vinho novo em odres novos. Marcos 2:22. E as talhas de pedra representam o coração do homem. Dar-lhes-ei um só coração, espírito novo porei dentro deles; tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei coração de carne. Ezequiel 11:19.
O milagre se torna possível quando os recursos humanos se esgotam, isto é, não há mais nada a fazer, total impossibilidade: eles não têm mais vinho.
Não é diferente quando falamos da regeneração do homem. Deus nos leva ao fim de nós mesmos, para que o milagre da regeneração seja realizado. Enchei d´água as talhas. Consciente de que nada pode fazer por si mesmo, o homem se rende a Deus, ouve a sua Palavra e a Palavra se manifesta no homem, traduzida na revelação da pessoa do Senhor Jesus Cristo, efetuando, assim, a troca de vida. Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha Palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. João 5:24.
O mundo foi criado pela Palavra de Deus, e por esta Palavra ele também é sustentado. Nicholas of Cusa afirmou: O intelecto sabe que não Te conhece pois sabe que não podes ser conhecido, a não ser que o inescrutável pudesse ser conhecido, e o invisível visto, e o inacessível atingido. Disse Deus: Haja luz; e houve luz. Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela Palavra do seu poder. Gênesis 1:3 e Hebreus 1:3 a. De igual modo, o homem é regenerado pela Palavra de Deus. Pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a Palavra de Deus, a qual vive e é permanente. 1 Pedro 1:23.
O Senhor Jesus se dirigiu aos decepcionados discípulos, que tinham passado a noite pescando e "nada apanharam", e perguntou: Filhos, tendes aí alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não. João 21:5. Ah! se nós soubéssemos dizer sempre, diante de Deus: não, nada tenho a não ser pecado, não estaríamos com tantas dificuldades ou tentando explicar os fracassos, quando nos propomos mudanças e não conseguimos. E eles a encheram totalmente. Quando nada temos a oferecer a Deus, a não ser um coração vazio, o resultado não vai ser outro a não ser a manifestação da sua glória. Manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele. João 2:11b.
A transformação da água em vinho serviu de pretexto para o Senhor Jesus apontar para o maior milagre que a humanidade pode experimentar: o milagre da regeneração. Ainda não é chegada a minha hora. João 2:4b. Jesus está se referindo ao momento de sua crucificação, pois um pouco adiante, Ele diz: É chegada a hora de ser glorificado o Filho do homem. João 12:23. Também disse: E Eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo. João 12:32. Está aqui o caminho aberto para todo aquele que, por um ato de fé, aceitar a sua inclusão no corpo do Senhor Jesus, usufruindo assim, da morte e ressurreição de forma compartilhada. Nada podemos fazer por nós mesmos, a não ser nos apropriarmos do fato que o sacrifício do Senhor Jesus Cristo foi suficiente. O coração crente confessa aquilo que Deus declara, sem maior necessidade de provas. Buscar provas é admitir dúvidas, e obter provas significa tornar supérflua a fé. Todo aquele que possui o dom da fé reconhecerá a sabedoria das ousadas palavras proferidas por um dos pais da igreja primitiva: Creio que Cristo morreu por mim porque é algo inacreditável; creio que Ele ressuscitou dos mortos porque é impossível. A.W. Tozer. Como está escrito: Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé do filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim. Gálatas2: 19 e 20.

Solo Deo Glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário