quinta-feira, 29 de março de 2012

A TELEOLOGIA DO HOMEM


Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém! Romanos 11:36

No princípio, Deus criou Adão e Eva e os colocou no Jardim do Éden e disse: “muito bom”. Toda a criação estava em perfeita harmonia com Ele e cumprindo os propósitos que havia estabelecido. (Gênesis 1:31).

A palavra teleologia é a junção de telos (acabado, completo, perfeito) - do grego téleios(adjetivo) (propósito, objetivo, meta) mais logos (tratado, discurso, estudo), doutrina acerca das causas finais que pretende explicar os seres pelo fim a que aparentemente estão destinados, isto é, do propósito, objetivo ou finalidade.


A questão de sentido, propósito e significado da vida é antiga, vem lá do Éden, porém, creio que hoje em dia, muitas pessoas ao viverem na intensa busca por satisfazer seus mais profundos anseios, desconhecem o propósito para o qual foram criadas sob o ponto de vista de Deus, ou até mesmo, que todas as coisas criadas tenham um determinado propósito. Isso é a clara afirmação de que não compreendem nada a respeito do caráter de Deus.


Diferentemente de todas as coisas criadas, Adão e Eva podiam se relacionar com Deus que os criou a sua imagem e semelhança. Ao cair da tarde, Deus descia e passeava pelo Jardim do Éden com o homem e a mulher, que lhe dedicavam adoração num relacionamento de alegria, prazer e intimidade (Gênesis 3:8).


No entanto, toda essa harmonia foi quebrada quando Satanás plantou em suas mentes a semente da rebeldia contra Deus e seu propósito divino. Uma desorientação tomou conta de suas vidas e na tentativa de esconderem sua vergonha fundaram a “religião folha da figueira”. Rapidamente aprenderam a culpar a outros pelas consequências do seu próprio erro. Buscando de alguma forma eliminar o profundo sentimento de culpa, saíram pelo mundo por vezes querendo fazer algo para Deus, em outras o rejeitando.


O que foi de fato essa tragédia que afetou a humanidade e que tem reflexos profundos sobre nossas vidas hoje? A resposta é: o ser humano perdeu o propósito da vida; esqueceu quem ele é, não sabe de onde vem e nem para onde vai. Esqueceu o propósito da existência, e na busca por uma resolução dessa crise busca respostas em qualquer um que lhes ofereça esperança.


A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me
verei perante a face de Deus? Sl 42:2
 Essa é a condição que nosso mundo vive hoje. Consequentemente, a vida é cheia de confusão e por isso as religiões se multiplicaram em todo o mundo. Mas a “folha da figueira” só trata com a condição externa do homem e o deixa com a confusão no seu interior. Apesar disso, tentamos viver fazendo mil coisas e usando ao máximo do entretenimento para não dar tempo de enxergarmos nossa realidade.

Quem pode nos fazer entender porque estamos aqui, e qual o propósito da vida? Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído? Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém! Romanos 11:33-36.


Segundo as Escrituras, fomos criados por Deus para um relacionamento de amor, de adoração a Deus e desfrutá-lo para sempre. Agostinho cunhou uma das frases mais conhecidas sobre a maior necessidade do ser humano - “Fizeste-nos para Ti, e nosso coração permanece inquieto enquanto não repousa em Ti”. (Santo Agostinho, Confissões, Livro I).


Esse é o eco da voz que clama pelo motivo para o qual nascemos: para adorar e glorificar a Trindade Santa para sempre, acima de todas as criaturas. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai. Filipenses 2:9-11.


É isso que tem acontecido nas igrejas evangélicas de nossos dias? É isso que cada um de nós faz todos os dias? Infelizmente, o que é chamado de adoração, em muitas igrejas, pode ser tudo, menos o que reflete a comunhão, intimidade e liberdade da presença de Deus. É assim que funciona a religião “folha de figueira”, da satisfação pessoal, do interesse, do exibicionismo e da cultura do prazer.


O que é adorar a Deus? João descreve no capítulo 9 do seu Evangelho, que quando o cego de nascença curado por Jesus, reconheceu e creu no Filho de Deus, se prostrou e adorou. A adoração é fruto primeiramente do reconhecimento de quem Deus diz ser, que se segue pelo desejo de intimidade, com alegria e prazer, mesmo em momentos de sofrimento.


Celebrar ao Senhor é adorá-lo sem reservas, certo do seu amor incondicional e do propósito para o qual vivemos. Se não soubermos por que estamos aqui e nem para o que fomos criados, tudo o mais não terá sentido real, pois por mais tempo que vivamos ou por maior emoção que tenhamos em algum momento de louvor, isso não será suficiente.


Em nenhuma cultura no mundo se achou algum povo que não cultuasse algo. Por excelência o homem é um adorador, ele adora porque essa é a maior necessidade do seu ser - de se prostrar e reverenciar. É o homem que tem sede de Deus, porém se ele não desfrutar da adoração ao Deus Todo Poderoso, buscará outra coisa para adorar.


Deus busca adoradores que o adorem em espírito e em verdade. É impressionante pensarmos num Deus soberano, que não precisa de nada, que é completo em si mesmo, pois Ele é o criador de todas as coisas, mas que mesmo assim procura adoradores. Nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais; de um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação; para buscarem a Deus se, porventura, tateando, o possam achar, bem que não está longe de cada um de nós; pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração. Atos 17:25-28.


Foi Deus que buscou Adão e Eva após terem pecado assim como é Deus que nos busca hoje. Ele se interessa por cada um de nós e deseja que vivamos no propósito para o qual nos criou. De longe se me deixou ver o SENHOR, dizendo: Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí. Jeremias 31:3. Podemos acreditar que existem pessoas sinceras que desejam descobrir qual é o propósito da vida, mas sem a revelação divina, em essência acaba buscando saciar o seu vazio de Deus em coisas ou pessoas, como no trabalho, no conhecimento, no entretenimento ou no prazer sexual. Esse é o reflexo do homem após a queda.


A. W. Tozer disse que “Adoração é a razão plena para a existência do homem. Nascemos para adorar, e para adorar, nascemos de novo.” Somente o homem regenerado tem condições de adorá-lo de forma aceitável por Deus. Embora tenha sido criado para refletir a glória de Deus, agora ele reflete sua própria pecaminosidade e se não nascer de novo nunca encontrará significado para sua vida.


Você crê que Deus é Espírito e que a adoração é algo espiritual? Porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado. 1 Coríntios 3:17. Quando uma pessoa é vivificada pelo Espírito de Deus, através da obra de Jesus Cristo de morte e ressurreição, ela é tornada uma nova criatura e templo do Espírito Santo. Jesus disse que os que adoram devem fazê-lo em espírito e em verdade.


É adoração em espírito e em verdade e não da maneira que achamos melhor que Deus quer e recebe. Uma pessoa ou um grupo pode demonstrar devoção, humildade e profunda emoção e ainda assim não experimentar verdadeira adoração. A verdadeira adoração está baseada num relacionamento de intimidade com Deus, que se manifesta no espírito por meio da verdade de Deus em Jesus Cristo.


Só há uma maneira de adorar a Deus: é através de Jesus Cristo. Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome. Hebreus 13:15. Pensar que podemos adorar a Deus da forma que desejamos, que tudo é válido, desde que seja com sinceridade, tem sido uma das estratégias do diabo para causar o desvio do foco que é Jesus Cristo. A. W. Tozer disse: “É possível passar por uma experiência religiosa sem Deus e até rejeitando o Deus da Bíblia”.


Deus anseia pelo relacionamento conosco. O SENHOR, teu Deus, está no meio de ti, poderoso para salvar-te; ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo. Sofonias 3:17. A nossa dificuldade está em crermos que somos tão queridos e preciosos para Deus quanto Ele diz que somos.


Wayne Jacobsen, autor do livro “Deus me Ama”, diz o seguinte: “A mensagem de Jesus não foi: Aproxime-se de Deus ou você arderá no inferno, e sim: O Reino de Deus se aproximou de você e você pode participar dele. Você tem um Pai que o ama mais do que qualquer pessoa o amou ou o amará e agora pode descobrir o que significa ter uma relação diária com Ele. Se escolher não participar, seus pecados o destruirão”.


Que possamos em meio a tantos barulhos, tantas coisas para fazer, chegar ao entendimento que nosso espírito, alma e corpo têm sede de Deus e enquanto nossa prioridade não for o relacionamento com Ele, o prostrar-se em adoração, o prazer e a beleza da intimidade com nosso Pai, estaremos distantes do propósito para o qual fomos criados. Pois em ti está o manancial da vida; na tua luz, vemos a luz. Salmos 36:9.


Oração: “Senhor, eu te adoro, te adorarei eternamente, quero te adorar na beleza da tua santidade, no prazer da tua intimidade, pois para isso nasci, para isso o Senhor me criou!”


Solo Deo Glória

Nenhum comentário:

Postar um comentário