quarta-feira, 14 de março de 2012

ATRAVESSANDO FRONTEIRAS

Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra. Atos 1:8
.

Quando o assunto é saber e fazer a vontade de Deus, os cristãos encontram muitas dificuldades. As razões são inúmeras mas, o cerne da questão é o sempre o mesmo: deixar de ter a Palavra de Deus como guia de fé e prática. É cada vez mais escasso o número de cristãos que buscam a orientação da Bíblia com o objetivo de descobrir a vontade de Deus para suas vidas. Porém, ela continua sendo a única fonte segura para conhecermos a Deus e Sua maneira usual de trabalhar e agir.

O livro de Atos é uma magnífica descrição do modo como Deus age para levar o seu povo a cumprir os seus desígnios. Nele está registrada a história da expansão do evangelho desde Jerusalém - o centro religioso dos judeus - até Roma, o centro político e geográfico do mundo antigo. Este livro escrito pelo médico Lucas, tem sido chamado desde o segundo século de: Atos dos Apóstolos. No entanto, se prestarmos atenção em todos os acontecimentos, ele deveria ser chamado de “Atos do Espírito Santo” ou “Atos do Cristo Ressurreto”.

Se por um lado, o livro de Atos relata a vontade expressa de Deus e seu agir, por outro, Ele registra as dificuldades dos discípulos de Jesus em discernirem a Sua vontade. No livro de Atos, vamos encontrar um “grupo” de preconceituosos que não conseguiam enxergar nada que estivesse fora do seu círculo racial. Apesar de Jesus, em todo o seu ministério, ter demonstrado que a graça não se limitava ao povo judeu, os discípulos ainda viam o mundo a partir das lentes “bairristas” do judaísmo.

O Senhor Jesus sempre dizia e demonstrava com suas ações que, o amor de Deus não se limitava a um único povo. Porém, a lição não havia penetrado em suas consciências. Nem mesmo a ordem do Senhor Jesus: Ide portanto, fazei discípulos de todas as nações, Mateus 28:18, reiterada pelas suas últimas palavras: Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, Atos1:8, não conseguiram motivá-los a avançar com o evangelho aos quatro círculos concêntricos – Jerusalém, Judéia, Samaria e confins da terra.

O Espírito Santo foi dado, tanto para capacitar os apóstolos a levarem o Evangelho por todo o mundo e para todos os povos, como também, a sua descida no dia de Pentecostes demonstrou que, o Espírito não era somente para eles. A concessão da capacidade sobrenatural aos cristãos para falarem em línguas tinha como objetivo, a evangelização de todos os povos.

Com o poder do Espírito Santo ainda vibrando através de seus testemunhos, os apóstolos não hesitaram em cruzar rapidamente o primeiro dos quatro limites mencionados por Jesus. Eles evangelizaram Jerusalém sem problemas. Os críticos logo se queixaram: Enchestes Jerusalém de vossa doutrina. Atos 5:28. O comentário era que, em Jerusalém se multiplicava o número dos discípulos, Atos 6:7. Porém, permaneceram somente ali.

Deus lançou mão de medidas extremas para impedir que a salvação - em Seu Filho - dada à humanidade, acabasse como propriedade exclusiva de um único povo – os judeus. A solução divina foi muito simples, embora penosa. Ele dispersou os cristãos mediante uma perseguição. Os inimigos que atacaram os seguidores de Jesus jamais sonharam estar cumprindo a vontade de Deus: Levantou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém; e todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e Samaria. Atos 8:1.

Porém, nem mesmo a perseguição conseguiu desalojar os apóstolos de Jerusalém. “Entrementes, os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra.” Filipe, não o apóstolo Filipe, mas um dos sete diáconos que aparecem no capítulo 6, foi quem abriu o caminho para o segundo ciclo de evangelização conforme Atos 8:4-8, Filipe, descendo `a cidade de Samaria, anunciava-lhes a Cristo... houve grande alegria naquela cidade. Somente depois que Felipe, um “leigo”, abriu as portas para o povo samaritano é que, Pedro e João foram enviados pelos demais apóstolos, para aquela cidade vizinha.

Enquanto isso, o mesmo leigo corajoso chamado Felipe, avançava como um soldado em batalha, a serviço do Espírito Santo, em uma nova missão transcultural. Ele, diante da ordem do Espírito Santo, obedeceu e foi pelo caminho do deserto, onde encontrou um etíope que assentado no seu carro vinha lendo o profeta Isaías . Era um eunuco, alto oficial de Candace rainha dos etíopes, e sua dúvida estava no versículo 7 de Isaías 53. Como cordeiro foi levado ao matadouro; e , como ovelha, muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a sua boca, Atos 8:32. O eunuco pediu explicação a Felipe, o qual começando por esta passagem da Escritura, anunciou-lhe a Jesus, Atos 8:35. O etíope aceitou a Palavra e pediu para ser batizado naquele mesmo dia. O evangelho estava chegando até a Etiópia.

Em Atos 9:32 e 11:18 vemos os apóstolos seguindo as pisadas de Felipe. Pedro foi ensinado pelo Senhor através de uma visão a estar livre dos seus preconceitos anti-gentilicos. Pregou para Cornélio e viu a manifestação do Espírito Santo descendo sobre os gentios.

Em seguida o evangelho também chegou em Antioquia, local onde os seguidores de Jesus foram pela primeira vez chamados de cristãos.. Alguns deles, porém, que eram de Chipre e de Cirene e que foram até Antioquia, falavam também aos gregos, anunciando-lhes o evangelho do Senhor Jesus.” Lemos então: “A mão do Senhor estava com eles, e muitos, crendo, se converteram ao Senhor. Atos 11:21.

Diante da imobilização dos apóstolos e do envio de outro “leigo” – Barnabé - para a pregação do evangelho em Antioquia, o missionário e escritor Don Richardson, ironicamente escreve: “Porque um delegado para Antioquia? Será que Pedro, João e o resto deles estariam sofrendo de uma enfermidade humana muito comum, chamada ‘febre de quartel-general ?”’

O próprio Don Richardson apresenta algumas possíveis hipóteses. Será que eles desejavam permanecer juntos, desfrutando da comunhão dos irmãos? Será que precisavam permanecer em Jerusalém para garantir que a cidade Santa fosse o centro da nova fé, assim como era do judaísmo? Seria porque eles teriam se casado e suas esposas não queriam acompanhá-los em suas longas viagens? Ou era o medo de perderem suas posições de autoridade caso se aventurassem em algum trabalho missionário?

Assim, os apóstolos permaneceram em Jerusalém ano após ano, em lugar de avançar pelo poder concedido a eles por Deus, em missões transculturais. Quem poderia qualificar-se para realizar o que os apóstolos, escolhidos pessoalmente por Jesus e cheios do Espírito, estavam em grande parte deixando de fazer?

Aquele que poderia ser o último aos olhos da igreja primitiva a assumir este posto, foi quem Jesus comissionou. Saulo, Saulo... por que me persegues? Atos 9:4-6. De perseguidor Saulo se torna perseguido e tornar-se-ia o grande missionário e a figura preeminente da igreja durante aquele período. Sobre Paulo, o próprio Jesus ao incumbir Ananias de uma missão, proferiu as seguintes palavras: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel; pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome. Atos 9:15

Juntamente com Barnabé, Paulo organizou a igreja em Antioquia. Uma igreja sem as amarras das estruturas judaizantes. Dá-se então, a formação da Eclésia. A Igreja de Antioquia é a primeira com visão missionária - segundo a orientação do Espírito Santo. Disse o Espírito Santo: Separai-me agora a Barnabé e a Saulo para a obra a que tenho chamado. Então, jejuando e orando impondo sobre eles as mãos, o despediram. Atos 13:2-3. Eles foram enviados para o mundo gentio.

Paulo e Barnabé declararam mais tarde, corajosamente. Eis aí que nos volvemos para os gentios, porque o Senhor assim no-lo determinou: Eu te constituí para luz dos gentios, a fim de que sejas para salvação até aos confins da terra. Atos 13:46-47. A divisão tinha sido feita. O cristianismo e o judaísmo eram agora religiões separadas.

A lição do imperativo transcultural e universal não foi algo fácil de ser aprendido. E ainda hoje continua difícil para nós. Quando se trata de saber onde, e como Deus quer nos ver cooperando com ele, nosso melhor exemplo é Jesus. Jesus quebrou todas as barreiras que separavam a eternidade do tempo, a divindade da humanidade, a santidade do pecado. E na cruz destruiu todas as barreiras geográficas, raciais, econômicas, sociais e culturais quando atraiu para si mesmo toda a humanidade para ser liberta do pecado. “E eu, quando for levantado da terra, atrairei todo a mim mesmo. Isto dizia, significando de que gênero de morte estava para morrer”. João 12:31-32.

Durante a sua vida, Jesus cumpriu cabalmente, todas as tarefas que Deus lhe deu. Jamais deixou de realizar a vontade do Pai. Mas Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também... Em verdade, em verdade vos digo que o Filho de si mesmo nada pode fazer, senão o que vir o Pai fazer; porque tudo quanto ele faz, o Filho faz igualmente. Porque o Pai ama ao Filho, e mostra-lhe tudo o que ele mesmo faz; e maiores obras do que estas lhe mostrará, para que vos maravilheis. João 5:17,19,20.

O Pai trabalha e Jesus se dispôs a trabalhar com o Pai. Jesus diz que nada faz por sua própria iniciativa, mas faz apenas aquilo que o Pai está fazendo. Pelo fato de existir um relacionamento de amor entre os dois, o Pai sempre mostra tudo o que Ele mesmo está fazendo. Este é o segredo para fazermos sempre a vontade de Deus: perceber onde Deus está agindo e juntar-se a Ele.

Ainda há muitas fronteiras para serem atravessadas pela Igreja. Mas, assim como Cristo atravessou todas as fronteiras para nos resgatar e nos dar a sua vida, nós também agora podemos atravessar todo tipo de fronteiras para fazê-Lo conhecido. Esta é a nossa missão: conhecer a Cristo crucificado, e torná-lo conhecido por todo lugar, por meio da graça. para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra e toda língua confesse que jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. Filipenses 2:10,11.


 

Solo Deo Glória


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário