O evangelho de
João não se inicia pelo nascimento do nosso Senhor neste mundo, mas sim, pela
Sua existência antes do princípio de tudo que tem um princípio. O livro de
Gênesis revela-nos a história do mundo no tempo; João revela-nos a história do
Verbo, ou seja, da Palavra que existia na Eternidade, antes de o mundo ser
feito. Aqui o apóstolo João nos apresenta a glória da Pessoa de Cristo antes que
o mundo existisse. O Senhor Jesus é a própria Palavra de Deus, Ele é a
verdadeira expressão de Deus, é uma expressão que fala de sua pré-existência
eterna.
O Verbo estava
com Deus.
Ele
está com Deus e Ele é o próprio Deus, isto significa que o Verbo é uma
pessoa. Nos é dito que Ele era Deus: Deus na Sua existência eterna, na
Sua natureza divina, na Sua Pessoa distinta. Ele é a Palavra de Deus, a
expressão exata do seu Ser e do Seu poder. Ele, que é o resplendor da
glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra
do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à
direita da Majestade, nas alturas. Hebreus 1:3.
É por
Ele que Deus opera e Se revela. Ele é também o Filho de Deus, e quem O viu
também viu o Pai. Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco,
e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o
Pai? João 14:9. Tudo o que sabemos sobre Deus é através do
conhecimento de Cristo Jesus. O nosso Senhor Jesus, O Filho de Deus é a
plenitude da divindade. Porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a
plenitude da Divindade. Também, nele, estais aperfeiçoados. Ele é o cabeça de
todo principado e potestade. Colossenses 2:9-10. Toda a plenitude da divindade está em
Cristo. Ele é a plenitude de Deus. Tudo o que se possa pensar de Deus está em
Cristo. Ele é a imagem do Deus invisível.
Embora
nascido neste mundo por operação de Deus, pelo Espírito Santo, a Sua entrada
misteriosa em carne pura e sem mácula, formada pelo poder do Altíssimo no ventre
da virgem, é o início de uma trajetória que se seguiria em morte, ressureição e
glorificação. Evidentemente, grande é o mistério da piedade: Aquele que
foi manifestado na carne foi justificado em espírito, contemplado por anjos,
pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na glória. 1 Timóteo
3:16.
Ele é
Filho de Deus, mas isto tem lugar no tempo, quando a Criação já é a cena da
manifestação dos caminhos e dos desígnios de Deus. Mas o nome de Filho é também
o nome que exprime a relação própria da Sua gloriosa Pessoa com o Pai, antes que
o mundo existisse. Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me
confiaste para fazer; e, agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória
que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo. João 17:4-5.
O Pai
glorificado na terra pelo Filho e o Filho glorificado com o Pai em Cima, no Céu.
Em
seguida temos: Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem
ele, nada do que foi feito se fez. João 1:3. Toda a criação foi feita por Ele.
Foi na Pessoa do Filho que Deus atuou quando criou todas as coisas quer nos céus
quer na terra, visíveis e invisíveis, pelo Seu poder.
Tudo o
que é poderoso e elevado é obra da Sua mão; tudo foi criado por Ele e para Ele.
Pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as
visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer
potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Colossenses 1:16.
Este
versículo diz que todas as coisas foram criadas nele porque Ele é o arquiteto.
Ele projetou e criou todas as coisas. Ele é o construtor, o engenheiro, o
proprietário e o herdeiro de todas as coisas.
E o verbo se
fez carne.
Aqui temos a relação do Verbo com o homem
quanto à Sua identificação. Ele foi Aquele que nos resgatou, que Se fez
homem, um de nós quanto à natureza humana para realizar a nossa redenção.
E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e
vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai. João
1:14. A manifestação do Verbo em carne
neste mundo, na Pessoa de Jesus Cristo, consumou o propósito de Deus revelado
pelos profetas. Filipe encontrou a Natanael e disse-lhe: Achamos aquele de
quem Moisés escreveu na lei, e a quem se referiram os profetas: Jesus, o
Nazareno, filho de José. João 1:45.
Em
Jesus, o Verbo feito carne vivendo entre nós, estava cheio de graça e de
verdade, e desta plenitude todos nós recebemos. Porque todos nós temos
recebido da sua plenitude e graça sobre graça. João 1:16.
Graça
sobre graça, é um favor imerecido de Deus em abundância, fruto do Seu amor por
nós, graças estas que são acumuladas umas sobre as outras. A verdade brilha, e a
graça nos é dada.
O Verbo se fez
carne, e habitou entre nós na plenitude da graça e da verdade. A verdadeira
relação de todas as coisas com Deus nos foi revelada. A presença de Cristo neste
mundo nos revela tudo. O que Deus é e o que somos. A verdade em Cristo mostrou a
nossa miserabilidade e a graça nos revelou a bondade de Deus.
O Verbo
de Deus tornou-se carne, o Filho encarnado. O mistério de Deus torna-se
conhecido, o véu é retirado porque Cristo o nosso Senhor é o mistério de Deus.
Que mistério é este? Cristo em vós. O mistério que estivera oculto dos
séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos seus santos; aos quais
Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os
gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória. Colossenses 1:26-27.
Para que
Ele se tornasse homem, teve que esvaziar a Si mesmo. Ele não se esvaziou de Sua
divindade; Ele esvaziou-se de toda a glória, com a finalidade de assumir a forma
de servo, tornando-se em semelhança de homem. E reconhecido em figura humana,
Ele, além disso, humilhou-se a Si mesmo, tornando-se obediente até à morte e
morte de cruz. Pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como
usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma
de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana,
a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.
Filipenses 2:6-7-8.
Já vimos
a maneira como o Senhor Jesus Cristo foi concebido e, ao longo do curso da Sua
vida aqui na terra, encontramos exemplos e mais exemplos da mesma imaculada
pureza. Passou quarenta dias no deserto, sendo tentado pelo diabo, mas nada em
Sua natureza respondeu às vis sugestões do tentador. Podia tocar os leprosos sem
ser contaminado. Podia tocar o esquife de um defunto sem contrair o fedor da
morte. Podia passar incólume pela atmosfera mais contaminada. Era, quanto à Sua
humanidade, como um raio de sol que vinha da fonte de luz, o qual pode passar,
sem ser atingido, pelo ambiente de maior contaminação. Foi perfeitamente único
em natureza, caráter e constituição. Porque não temos sumo sacerdote que
não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as
coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Hebreus
4:15
Nós
tínhamos necessidade não somente de um Cristo encarnado, mas de um Cristo
crucificado e ressuscitado. Na verdade, Ele se fez carne para ser crucificado,
mas é por Sua morte e ressurreição que a Sua encarnação veio a ser eficaz para
nós. Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte,
certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição, sabendo isto:
que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja
destruído, e não sirvamos o pecado como escravos. Romanos
6:5-6.
A graça
infinita de Deus é manifestada no fato maravilhoso que pecadores, culpados e
dignos do inferno, possam ser chamados amigos do Filho de Deus. Já não vos
chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos
chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer.
João 15:15.
A
preeminência do Filho não podia ser de outra maneira. Ele é Cabeça sobre todas
as coisas. Não existe nada neste universo que não lhe pertença. Toda família nos
céus e na terra deve alinhar-se sob a poderosa mão do nosso Senhor Jesus Cristo
e confessá-Lo como Senhor. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e
lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre
todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que
Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai. Filipenses
2:9-10-11.
A Sua redenção foi
completa, final e eterna. Nele fomos redimidos e selados por uma salvação
eterna. Não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu
próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido
eterna redenção. Hebreus 9:12.Solo Deo Glória |
O propósito deste blog na sua forma completa é capacitar seus leitores a entenderem a Bíblia. Apresenta instrução básica eficiente do ponto de vista bíblico. Procura remover todas as falsas pressuposições racionalistas, moralistas, antropocêntricas e idólatras que já infectaram,e, na medida desta infecção, cegaram todo homem e toda cultura deste mundo a partir da queda de Adão.
quinta-feira, 1 de março de 2012
CRISTO, O LOGOS ETERNO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito bom, bem informativo e explicativo.
ResponderExcluir