domingo, 25 de março de 2012

DAS TENDAS DE QUEDAR ÁS CORTINAS DE SALOMÃO

Então formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra, e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente. Gn.2:7.


Adão significa “argila vermelha”. Deus utilizou o barro para formar o corpo do homem. E, soprou o fôlego da vida, ou vidas, nas narinas do que havia concebido e moldado com argila, e o homem se tornou alma vivente. Assim sendo, o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus.

Dentre todos os seres criados, o homem foi o único ser criado à imagem e semelhança de Deus. Nem mesmo os anjos foram criados dessa maneira. O homem foi formado de tal modo que, sem Deus ele é vazio, irrealizado e incompleto. Como disse Santo Agostinho: Criastes-nos para Ti e o nosso coração vive inquieto, enquanto não repousar em Ti.

Deus deu a este homem criado à Sua imagem e semelhança o domínio sobre as aves do céu, sobre os animais da terra e sobre os peixes do mar, de modo que ele pudesse governar toda a terra. Enfim, o homem foi criado perfeito. Um ser completo: com um corpo para se relacionar com o meio, um espírito para se comunicar com Deus e uma alma que lhe dá a consciência de si mesmo.

Assim que Deus criou o homem, Ele o colocou no jardim do Éden. Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. Gênesis 2:15. Éden significa “prazer”. Isto significa que Deus criou o homem para que ele desfrutasse de todas as coisas e guardasse o jardim.

Alguém pode estar se perguntando, guardar do que? Do inimigo de nossas almas. A primeira catástrofe no universo ocorreu lá no céu, quando o Anjo de luz, que hoje é Satanás se rebelou: Como caíste do céu, ó estrela da manha, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações. Isaías 14:12. :

Assim, agora vemos a sua presença lá no jardim do Éden, injetando o veneno da rebeldia no coração de Adão: Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o Senhor Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Gênesis 3:1. Todos nós já sabemos qual foi o resultado desta conversa. O homem caiu.

A nossa história começou em Adão. A sua história é a nossa história. A sua rebeldia foi nossa rebeldia. Todos nós provamos desse veneno que foi injetado no coração de Adão. A história da humanidade é uma história de rebeldia.

Mas, por que Deus não destruiu Satanás, antes dele chegar ao jardim do Éden? O fato é que Satanás é uma criatura e Deus é o criador. Agora, pense nesta cena: Mike Tayson estrangulando uma criança de 2 meses . Que vantagem ou que glória ele teria? Penso que ele não receberia nenhum aplauso por isso.

Deus poderia destruí-lo? Com certeza. Ele é absoluto. Mas, Deus como um ser absoluto, ao destruir uma “criatura”, estaria tratando a criatura em profunda desvantagem. Neste caso, o propósito de Deus é que a igreja, formada por “novas criaturas”, seja o instrumento Dele para derrotar a Satanás: E o Deus da paz em breve esmagará debaixo dos vossos pés a Satanás. Romanos 16:20. Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Mateus 16:18.

Aquele
ser completo e perfeito se rebelou, e por isso, o homem se tornou, em principio, inadequado aos propósitos de Deus. O caminho que o homem precisa tomar para retornar a casa paterna está aquém de suas possibilidades. O homem não possui nenhum recurso para tamanho empreendimento.

Entretanto, louvamos ao Senhor porque Ele não veio nos mostrar um caminho. Ele é o Caminho. Ele trouxe o céu até nós, das tendas de Quedar às cortinas de Salomão. Esta história é real: conta-se que um jovem conheceu uma moça e a amou profundamente. Ela era cega e morava numa aldeia onde todos eram cegos. A condição para que ele se casasse era se tornar cego também. E, por amor, ele aceitou as condições e arrancou os seus olhos e se casou.
Quedar”, significa trevas. Jesus também nos amou profundamente. Mas, diferentemente do jovem que se tornou cego para se casar com a sua amada, Ele tomou a nossa cegueira sobre Si, para nos dar a Visão: De novo lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas, pelo contrário terá a luz da vida. João 8:12.

Nunca houve nada que revelasse o verdadeiro estado do coração do homem para com Deus, como a vinda de Cristo. Deus aproximou-Se do homem na Pessoa de Seu Filho, e o homem pode dizer: “Este é o herdeiro”. Mas, todavia disse: Vinde, matemo-Lo. Mateus 21:38. Os habitantes de Quedar não podem ver e não têm condições de lá sair.

Há na Índia, um pássaro chamado: “o pássaro da febre-cerebral”. Nos dias e noites terrivelmente quentes, na proporção em que sobe o termômetro, sobem com ele suas notas agudas. Ele canta: “Febre-cerebral, febre-cerebral, febre-cerebral”. As notas agudas desse canto, ouvidas repetidamente, podem levar o ouvinte à loucura.

Somos herdeiros de uma natureza doente e adoecedora como este pássaro. Esse é o estado de cada pessoa que nasce neste planeta terra. Ninguém escapa de ter vindo para este mundo com uma natureza espiritual em densas trevas. E, além disto, residem em Quedar, sem forças para sair de lá.

O mundo é orquestrado pelos “pássaros de febre-cerebral”, que têm como maestro Satanás. Os que estão em “Quedar” vivem e “cantam” como os pássaros de febre-cerebral. Quem vai curá-los? Ele veio pleno de graça: Quem és tu, ó monte grande? Diante de Zorobabel, serás uma campina; porque ele trará a primeira pedra com aclamações: Graça, graça a ela. Zacarias 4:7.

Charles Spurgeon, falando da graça, exclama: Que abismo é este da graça de Deus? Quem pode medir a sua extensão? Quem pode atingir a sua profundidade? Como todos os demais atributos divinos, a sua graça é infinita. Graça infinita que atrai pecadores miseráveis e infelizes. Quanto mais formos para nós próprios, tanto menos seremos próprios para Deus. Eckhart.

 Graça que atrai pecadores que vivem no império das trevas, para dentro do “Reino do Filho do Seu amor”. De “Quedar” para dentro do palácio, porque lá estão as cortinas de Salomão. Por intermédio de Adão a raça humana foi viver em Quedar, isto é, nas trevas. As Escrituras também ensinam que por intermédio de Cristo veio a graça para agraciar a muitos e levá-los para dentro do Seu reino.

A palavra de Deus revela que o propósito de Deus em salvar o homem é para louvor de Sua própria glória: Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado. Efésios 1:6. Somos gratos a Deus porque Ele nos fez agradáveis a Si mesmo, em Cristo. Nada havia no homem que o tornasse aceitável diante de Deus.

Todas as vezes que tentamos ser aceitos pelos nossos méritos, negamos a graça de Deus. E, todas as vezes que somos assaltados pelo medo de não sermos amados, postos de lado, superados, ignorados ou perseguidos é porque ainda não percebemos o significado da cruz; ainda não entendemos o sacrifício do nosso Senhor Jesus Cristo.

O que faz o cristianismo ser diferente de todas as religiões é a graça. Entende-se por religião todo o esforço centrado no homem para ser aceito por Deus. Em seu romance Sangue sábio, Flannery O’Connor diz de seu personagem, Hazel Motes, que “havia nele uma profunda, escura e silenciosa convicção de que o caminho para evitar Jesus era evitar todo pecado”.

A proposta é que, se o homem pudesse viver irrepreensivelmente, observando exemplarmente todos os preceitos e trilhando o caminho da honestidade, poderia reivindicar o seu “direito” de entrar no céu. Portanto, não precisaria de um Salvador, não precisaria da graça. Ele seria o seu próprio Salvador. É isto que significa evitar Jesus.

Quanta gente vive de forma regrada, numa tentativa inútil de influenciar e controlar Deus, a fim de “deixá-Lo” em uma posição de devedor. Assim, apesar de toda a “piedade” e de toda meticulosidade ética, essas pessoas estão, na verdade, se rebelando contra a graça de Deus. Estão sutilmente evitando a cruz de Cristo.

O homem sem a graça de Deus é como alguém que está com muita sede. Ele pode estar realizando qualquer coisa, mas faça ele o que fizer, esteja com quem estiver, sejam quais forem as suas aspirações, pensamentos ou ações, se não beber água a sede não o deixará. Assim é o homem sem a graça de Deus, esteja ele onde estiver, realizando ou pensando nas “coisas” profundas de Deus, o vazio o perseguirá por toda parte.

Sulamita diz: Meu bronzeado é forte, mas sou bonita, Ó filhas de Jerusalém, Como as tendas de Kedar, Como as cortinas de Salomão. Não me fiquem olhando por estar escura; Foi o sol que me queimou. Os filhos de minha mãe se iraram comigo. E me fizeram cuidar das vinhas. No entanto, não cuidei da minha vinha. Cantares 1:5-6. Todos nós sabemos que o relacionamento de Sulamita e Salomão tipifica o relacionamento entre Cristo e o cristão. Quando ela diz, sou morena, porém formosa significa: “eu sei que sou indigna”, mas aceita pela graça.

Diz Sulamita: “Eu sou morena”, ou seja, ‘sim, eu sei que nasci no pecado’. Isto significa que devemos lembrar sempre da nossa origem para não sermos pegos no orgulho espiritual. “Porém formosa”, disse ela: ‘Sim, eu sei de onde eu vim, mas sei que fui aceita pelo meu Amado’. Sulamita tipifica o cristão, portanto, a sua fala deve ser a nossa fala. Amém.

Solo Deo Glória

4 comentários:

  1. Nossa tirei várias dúvidas de palavras e aprendi que o homem sem a Deus é como um Homem cansado de tanto trabalhar que não acha paz e descanso digno para descansar e nem água para cessar a sua constatante cede ❤ Deus abençoe vcs ❤

    ResponderExcluir
  2. Que ficamos negros e cegos pelo pecado, mas aceito por DEus peka graça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. negros aqui nao é preconceito mas sim a falta de luz de Deus em nós

      Excluir